Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Resultado - II Prémio Literário Aldónio Gomes (Portugal)

Paula Teixeira de Queiroz venceu a segunda edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, atribuído pela Universidade de Aveiro (UA), com o livro "A Bruxa de Grade", anunciou hoje aquela universidade.
Advogada de profissão, Paula Teixeira de Queiroz já publicou duas coletâneas de contos, em 2010 e 2012, e verá o seu terceiro trabalho publicado pela própria Universidade de Aveiro.

"A Bruxa de Grade" é uma narrativa de 200 páginas divididas em 54 capítulos, com uma personagem principal que vive bem e não precisa de trabalhar. Mas, ao longo do desenvolvimento da narrativa, o leitor vai-se apercebendo que a realidade não é bem essa?

O galardão foi criado pela UA, através do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), em outubro de 2011, como homenagem a Aldónio Gomes, pedagogo, estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, que doou o seu espólio à Universidade de Aveiro.

O Prémio Literário Aldónio Gomes pretende também estimular a criação literária e a revelação de novos autores, destinando-se este ano a galardoar um inédito de autor português, ou de país de língua oficial portuguesa, nas categorias de novela ou de conto.

De acordo com António Manuel Ferreira, professor no DLC, "A Bruxa de Grade" é um livro "estruturado como uma narrativa policial", ou não fosse a autora admiradora de Agatha Christie, o que se reflete na facilidade com que se lê o livro, uma vez que se trata de um "narrativa de grande destreza e ritmo compulsivo".

Paula Teixeira de Queiroz nasceu em Arcos de Valdevez e vive em Lisboa. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, é advogada de profissão.

Concluiu o curso de Tradução pelo Instituto Superior de Línguas e Administração - Lisboa e trabalhou com a Associação Portuguesa de Imprensa (Apimprensa), em Assuntos Europeus, representando os editores de jornais e revistas em Bruxelas junto da European Magazine Media Association (EMMA) e da European Newspaper Publishers Association (ENPA).

Em 2010, publicou a sua primeira obra, "Contos do Destino e do Desatino", na editora Opera Omnia, e em 2012, "Contos de Amor e Desamor", na editora Animedições.


Fonte:

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)