Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Resultado - Granta - Os melhores jovens escritores brasileiros

Revista Granta anuncia os 20 melhores escritores brasileiros durante Flip

A revista de literatura Granta anunciou na tarde desta quinta-feira (5), em Paraty, os 20 melhores jovens autores brasileiros. Essa é a primeira vez que a revista de língua inglesa, uma das mais respeitadas do mundo, divulga uma lista com autores do Brasil. Aqui, a Granta é publicada pelo selo Alfaguara, que pertence à editora Objetiva.

Os vinte escritores são Cristhiano Aguiar, Javier Arancibia, Vanessa Barbara, Carol Bensimon, Miguel Del Castillo, João Paulo Cuenca, Laura Erber, Emilio Fraia, Julián Fuks, Daniel Galera, Luisa Geisler, Vinicius Jatobá, Michel Laub, Ricardo Lísias, Chico Mattoso, Antônio Prata, Carola Saavedra, Tatiana Salem Levy, Leandro Sarmatz e Antônio Xerxenesky.

O evento para divulgar os nomes, realizado na Casa da Cultura da cidade fluminense, contou com a presença do editor da Granta inglesa, John Freeman, Roberto Feith, diretor-geral da editora Objetiva, e Marcelo Ferroni, editor de Granta em português e do selo Alfaguara. “Trata-se de uma coletânea vibrante, diversa e moderna,” disse Feith. “[A lista] indica nomes que irão construir o mapa da literatura brasileira”. A primeira livraria a vender a Granta com textos dos autores nacionais será a Livraria da Vila em Paraty para depois serem distribuídas a outras livrarias do Brasil.

Para chegar aos 20 nomes, os sete jurados – Beatriz Bracher, Benjamim Moser, Cristovão Tezza, Italo Moriconi, Manuel da Costa Pinto, Marcelo Ferroni e Samuel Titan Jr – avaliaram 247 textos inéditos. Os autores que concorreram precisavam ter, obrigatoriamente, menos de 40 anos e já contarem com textos previamente publicados por alguma editora. “Tudo foi decido por votação e consenso. Houve algumas discussões acaloradas, mas tudo foi resolvido tranquilamente”, falou o jurado Marcelo Ferroni.

Desde 1983, a cada dez anos, Granta publica um número intitulado “Os Melhores Jovens Escritores Britânicos”. Cada edição da Granta reúne textos inéditos de ficção e não ficção de nomes como Julian Barnes, Mario Vargas Llosa, Milan Kundera, Gabriel García Márquez e Joyce Carol Oates.


Fonte:
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2012/07/05/revista-granta-anuncia-os-20-melhores-escritores-brasileiros-durante-flip.htm
Postado por Zulmar Lopes na Comunidade Concursos Literários

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)