Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Projeto - Bicicloteca


A  “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente, existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países, para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros,  as  quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.  A Bicicloteca do  Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo, com capacidade para 150 kg de livros,  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.

O projeto Bicicloteca do Movimento Estadual da População em Situação de Rua visa recuperar moradores de rua através da inclusão social pela leitura e pelo trabalho de inserção e assessoria jurídica e social - que é parte do trabalho desenvolvido pelo Movimento criado por Robson Mendonça.

A ideia de criar uma Bicicloteca do IMV nasceu da necessidade do Movimento Estadual de População em Situação de Rua de levar livros para os moradores de rua através de um veículo leve, que poderia entrar em praças e locais de difícil acesso, que não necessitaria de um condutor com habilitação, que não gerasse custos com combustíveis e tivesse capacidade para levar a maior quantidade de livros possível. O programa vai monitorar as doações e  realizar o cadastramento das pessoas, desta forma, será possível conhecer o paradeiro de pessoas que estão desaparecidas e abandonadas na cidade, respeitando o direito de cada indivíduo.

A  Secretaria do Verde e Meio Ambiente apóia  o projeto de forma Institucional e a Biblioteca Mário de Andrade apóia  através da doação de livros. O IMV é uma ONG que trabalha com projetos de reflexão de meios de transportes alternativos mais sustentáveis - envolvendo cultura, trabalho, saúde, ecologia,  inclusão social e acessibilidade.

Quem quiser doar livros para a biblioteca itinerante pode deixá-los nos pontos de doação do projeto. Ou enviá-los pelos correios:

Movimento Estadual da População em Situação de Rua
Rua José Bonifácio, 398 Lj. 01
Cep: 01003-000 – Centro – São Paulo – SP

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)