Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

31.12.2011 - 38ª Seleção Anual do Prêmio FNLIJ

Informações:
a) Concurso de Literatura Infanto-Juvenil
b) Para livros publicados no ano de 2011
c) 18 categorias distintas

Prazo: 31 de Dezembro de 2011


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-fnlij


Regulamento:
Art. 1º - O Prêm io FNLIJ, criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, seção brasileira do I nt ernational Board on Books for Young People - IBBY teve a sua primeira versão em 1975, com a instituição do Prêmio O Melhor para a Criança, concedido ao melhor livro infantil publicado em língua portuguesa, no Brasil, no ano anterior. A premiação conta, atualmente, com 18 categorias: Criança; Imagem; Informativo; Jovem; Literatura em Língua Portuguesa; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Reconto; Teatro; Teórico; Tradução/adaptação (criança/jovem/informativo/reconto); Escritor Revelação; Ilustrador Revelação.

No processo de Seleção Anual do Prêmio FNLIJ para a escolha das melhores obras publicadas, os livros recebidos pela FNLIJ são lidos e avaliados, em diferentes etapas, por especialistas de todas as regiões do Brasil - os leitores-votantes.

Art. 2º - A Seleção Anual do Prêmio FNLIJ tem como objetivos:

(i) identificar e dar publicidade aos melhores títulos editados para crianças e jovens;
(ii) estimular o trabalho de escritores, ilustradores, tradutores, editores que se dedicam à literatura infantil e juvenil, assim como aos livros informativos para o segmento infantil e juvenil;
(iii) incrementar e promover a produção de livros de qualidade para crianças e jovens no Brasil;
(iv) promover a leitura literária junto à população em geral e, em particular, para educadores, considerando-a como base para a formação cultural de crianças e jovens;
(v) subsidiar a ação de pesquisadores, escritores, pais, editores, autores e especialistas em literatura para crianças e jovens, divulgando e disponibilizando informação sobre leitura e literatura infantil e juvenil;
(vi) criar uma base referencial de qualidade, permanentemente atualizada, sobre literatura infantil e juvenil e leitura;
(vii) subsidiar a formação de professores, por meio do uso das informações disponibilizadas na Internet e pesquisa na Biblioteca da FNLIJ;
(viii) subsidiar políticas culturais e educacionais de compra de acervos e programas de leitura em todos os níveis de governo ou fora deles

INSCRIÇÕES

Art. 3º - A participação na 3 8 ª Seleção Anual do Prêm io FNLIJ, que culmina nos Prêmios FNLIJ 2012 para os melhores livros, está aberta a todos os profissionais do livro e editoras que tenham títulos em língua portuguesa, no Brasil, publicados em 1ª edição/copyright no ano de 2011.
§ 1º - A inscrição é gratuita e será feita mediante o envio de 05 (cinco) exemplares de cada livro publicado, de 1º de janeiro até 30 de dezembro de 2011, para o endereço:

FNLIJ - FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL
Rua da Imprensa nº 16, salas 1212 a 1215
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20030-120

§ 2º - Os livros deverão ser enviados ao longo do ano, tão logo sejam publicados, a fim de evitar o acúmulo de títulos a serem analisados.
§ 3º - Não serão consideradas inscritas as obras que chegarem à FNLIJ com menos de 05 (cinco) exemplares;
§ 4º - Embora não seja obrigatório o envio de 01(um) exemplar para cada leitorvotante (divulgador potencial da produção nacional), a FNLIJ orienta os editores sobre a importância dessa colaboração. Sendo assim, a FNLIJ informa aos editores, pelo e-mail premio@fnlij.org.br, o nome e o endereço dos leitores-votantes da FNLIJ, para que os inscritos possam encaminhar diretamente a eles seus títulos;
§ 5º - Os autores nacionais e os editores de livros de escritores e/ou ilustradores brasileiros que queiram participar da seleção para o catálogo de livros nacionais que a FNLIJ organiza todos os anos para a Feir a de Bolonha, devem encaminhar seus 05 (cinco) exemplares produção 2011 - até o dia 30 de set em bro de 2011. Caso o livro já tenha sido enviado para a Seleção Anual do Prêmio FNLIJ não há necessidade de nova remessa.
§ 6º - Funcionários da FNLIJ, assim como os membros do júri e/ou seus parentes em primeiro e segundo graus, não poderão participar com livros de sua autoria da Seleção Anual do Prêmio FNLIJ.
§ 7º - A apresentação da inscrição implica a aceitação incondicional de todas as disposições do presente regulamento. Os títulos inscritos são inseridos no Jornal Notícias e na Biblioteca FNLIJ disponível no site www.fnlij.org.br

Art. 4º - As inscrições que não atenderem ao disposto Regulamento serão
automaticamente desclassificadas.
Parágrafo único As dúvidas sobre a inscrição poderão ser dirimidas por meio do e-mail premio@fnlij.org.br ou pelo telefone (21) 2262-9130.

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLI J

Art. 5º - Na primeira fase da Seleção Anual do Prêmio FNLIJ serão escolhidos os livros Altamente Recomendáveis, que recebem o Selo Altamente Recomendável FNLIJ.
Fazem parte dos Altamente Recomendáveis os títulos que compõem a lista final para a escolha dos vencedores ao Prêmio FNLIJ.

Art. 6º Na segunda fase da Seleção Anual do Prêm io FNLIJ serão escolhidos os melhores livros de cada categoria que receberão o Prêm io FNLIJ. Na terceira fase serão escolhidos os livros para o Acervo Básico. Fazem parte do Acervo Básico aqueles livros que embora não tenham sido considerados Altamente Recomendáveis podem, na opinião da FNLIJ, fazer parte de uma biblioteca com o aval desta instituição, sob o título Acervo Básico.

JULGAMENTO DAS OBRAS

Art. 7º - O grupo de leitores-votantes do Prêm io FNLIJ é constituído por especialistas em Literatura Infantil e Juvenil selecionados pela FNLIJ.
§ 1º - O trabalho de leitura crítica dos leitores-votantes de várias regiões do país ratifica o caráter nacional das avaliações, visando refletir a variedade de interpretações resultantes de leitura dos livros, baseada na experiência teórica e prática de todos, o que agrega maior valor à Seleção Anual do Prêmio FNLIJ;
§ 2º - Quanto aos critérios de avaliação, o leitor-votante se compromete a analisar e observar cada livro quanto à qualidade, baseando-se nas seguintes considerações: a originalidade do texto, a originalidade da ilustração, o uso artístico e competente da língua e do traço, a qualidade das traduções, considerando o conceito de objeto-livro, que inclui o projeto editorial e gráfico;
§ 3º - O grupo de leitores-votantes poderá decidir não conferir prêmio à determinada categoria, desde que considere que nenhum dos títulos inscritos apresenta a qualidade necessária para ser premiado ou cumpre os requisitos determinados no presente regulamento;
§ 4º - As decisões do grupo de leitores-votantes serão definitivas, não cabendo contra tais decisões quaisquer recursos, reclamações ou impugnações.

HORS CONCOURS

Art. 8º - A fim de estimular novos autores, em 1992, a FNLIJ instituiu o Hors Concours para cada prêmio. Ele ocorre quando o mais votado na categoria já ganhou igual ou acima de três vezes o Prêmio FNLIJ como escritor e/ou como ilustrador.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO E ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO PRÊMIO FNLIJ

Art. 9º - A comunicação dos livros Altamente Recomendáveis e dos incluídos no Acervo Básico será feita diretamente às editoras. A FNLIJ não divulga a lista dos livros Altamente Recomendáveis e o Acervo Básico.

Art. 10º - Posteriormente, de acordo com o calendário da FNLIJ, serão enviados certificados dos Alt am ent e Re com endá veis aos editores, escritores, ilustradores e tradutores contemplados com a referida menção.

Art. 11º - O resultado do Prêmio FNLIJ será divulgado no site www.fnlij.org.br

Art. 12º - A solenidade de entrega dos certificados do Prêm io FNLIJ será marcada em ocasião oportuna e sua data e local serão comunicados a todos os editores participantes da Seleção Anual do Prêmio FNLIJ, com a devida antecedência.

Art. 13º - Solicita-se aos responsáveis pela publicação do título e/ou pela sua autoria, dentro de suas disponibilidades, enviarem representantes de suas editoras, bem como apoiarem a vinda dos autores vencedores para comparecerem à solenidade de entrega dos certificados do Prêmio FNLIJ.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 14º - Os livros encaminhados para a inscrição no Pr êm io FNLIJ não serão devolvidos e passarão a fazer parte do acervo da Biblioteca FNLIJ. As informações cadastrais de cada livro recebido são inseridas no site http://biblioteca.fnlij.org.br:81/pergamum/biblioteca/

Art. 15º - Os casos omissos serão resolvidos pela FNLIJ.


Organização:
premio@fnlij.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)