Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Dúvidas e Dicas

Antes de mais nada, é preciso ler com atenção os editais. Se isso não resolver, você pode tentar entrar em contato com a organização do concurso (sempre buscamos divulgar um meio de contato). Além disso, um bom lugar para encontrar outros interessados em concursos literários, no qual sempre tem alguém disposto a tirar uma dúvida, é a comunidade Concursos Literários do Orkut, que atualmente está mais ativa neste grupo do Facebook.

Caso esteja procurando por meios mais baratos para realizar o envio de suas obras pelos Correios, acesse as Dicas de Postagem.


Também seguem abaixo algumas Dúvidas Frequentes e algumas dicas preciosas em relação aos concursos literários, seus regulamentos e suas premiações:


1. Pseudônimo:

Em regra, os concursos solicitam a assinatura dos textos com pseudônimo para evitar que os jurados identifiquem o autor antes de finalizarem a seleção dos vencedores. Portanto, é necessário criar um pseudônimo diferente do seu nome ou nome artístico. Além disso, recomenda-se a utilização de pseudônimos diferentes em cada concurso - para evitar uma possível identificação com o passar do tempo.

Dica: se você utiliza um nome artístico, coloque-o na ficha de identificação, junto com o nome completo - principalmente se estiver prevista a publicação dos selecionados e você preferir que sua obra seja assinada com o nome artístico.


2. Sistema de Envelopes:

Alguns concursos solicitam o envio de um envelope com os textos e, dentro deste, outro envelope com a ficha de identificação (nome, endereço, etc). Tal solicitação também trata-se de uma maneira de evitar a identificação dos candidatos pelos jurados antes de ser feita a seleção dos vencedores. Sendo assim, sempre que forem solicitados dois envelopes, apenas dentro do menor é que deve conter qualquer dado sobre o autor dos textos.

Dica: recomenda-se colocar o pseudônimo (quando for assim solicitado) ou o nome do concurso no espaço destinado ao remetente do envelope maior. No endereço do remetente, pode-se colocar o endereço próprio (mais garantido, para o caso de devolução da remessa) ou algum endereço fictício.


3. Currículo Literário ou Mini-biografia:

Trata-se de um texto pequeno, com até 10 linhas, de preferência em 3ª pessoa, contando um pouco sobre as conquistas do autor no meio literário: concursos, publicações, etc.

Exemplo: Autor nasceu em Cidade, no ano de 2000, e escreve contos e poesias desde 2001. É autor do livro Título e foi selecionado nos concursos Prêmio (2002), Festival (2003) e Concurso (2004).


4. Envio com AR:

O AR é o serviço de Aviso de Recebimento oferecido pelos Correios. Com este serviço, você envia uma correspondência, a pessoa que receber sua remessa assina o AR e este é enviado de volta para o seu endereço. Para que o serviço seja efetivo, exige-se que você coloque o seu endereço real ao preencher o AR.


5. Direito Autoral x Direito de Publicação

Os direitos de publicação, cópia e reprodução referem-se à propriedade patrimonial e podem ser negociados ou cedidos. Alguns concursos exigem que você ceda os direitos de publicação para inscrever-se - e isto acontece para que você, caso seja o vencedor, não os impeça de publicar a obra (o que seria um desastre para o concurso, uma vez que a finalidade é revelar e divulgar talentos). Algumas editoras também exigem a exclusividade de publicação e, nesse caso, o autor fica impedido de publicar de maneira independente ou com outra editora pelo prazo definido no contrato assinado entre as partes.
No entanto, apesar de ceder ou negociar estes direitos, permanecem resguardados os Direitos Autorais. Estes, referem-se ao patrimônio intelectual e, em qualquer hipótese, pertencem a quem criou a obra. Até mesmo com o falecimento do autor, este permanece como titular dos Direitos Autorais; Os direitos de publicação é que são passados para a família e, de acordo com a legislação brasileira atual, levam setenta anos para caírem em Domínio Público - estágio em que podem ser reproduzidas, para qualquer fim, sem qualquer ônus para os que o fizerem.

Dica: para resguardar-se nos casos envolvendo os direitos autorais, incluindo possíveis plágios, é recomendável que você faça o registro de suas obras no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional. Para saber mais sobre o registro, acesse o seguinte endereço: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28


6. Atrasos nos Resultados

Salvo raras exceções, os concursos costumam ter um ou outro atraso na divulgação dos resultados - seja por conta do grande número de inscritos, seja pela dificuldade de reunir uma banca respeitável de jurados, ou até mesmo por conta de dificuldades políticas, quando organizados por prefeituras, etc.

Dica: quando isto acontecer, recomenda-se entrar em contato com a organização e ter paciência; Obviamente que tudo tem um limite, e, caso este seja ultrapassado, entre em contato conosco para publicarmos uma cobrança / reclamação.


7. Assessoria de Imprensa

Para atrair mais atenção para a sua obra e mais repercussão para as premiações literárias, envie sugestões de pauta para os jornais e rádios da sua região. Quando sua obra for agraciada com uma premiação, prepare um release com informações breves sobre o concurso e com sua biografia literária resumida.
  • É imprescindível que você inclua fontes confiáveis, para que os repórteres possam confirmar a veracidade das informações enviadas;
  • A sugestão de pauta deve ter um título curto e objetivo, ressaltando a premiação e chamando atenção para o resto do texto;
  • Lembre-se que o material precisa ser considerado de interesse público para que seja veiculado; Não pense naquilo que você gostaria de ver publicado, mas sim no que pode ser interessante para o público daquele meio de comunicação;
  • Se possível, inclua também uma foto da cerimônia de premiação;
  • É recomendável anexar também o texto premiado e, caso envie para um site ou jornal, sua autorização para publicá-lo.
Procure os contatos dos órgãos de imprensa (jornais, rádios, sites, televisões) da sua cidade e envie o material aos cuidados da redação. Se possível, entre em contato para confirmar o recebimento da sugestão.

Não se decepcione se não obtiver retorno. Lembre-se que, a cada tentativa, seu currículo literário estará mais recheado de premiações.

Além disso, se você quiser colaborar para que os concursos literários - de maneira geral - recebam mais atenção da mídia, entre em contato com os órgãos de imprensa da sua região para sugerir a redação de matérias sobre o tema. Se quiser, pode encaminhar o conteúdo publicado aqui:


8. Concursos Literários no seu Blogspot

Há uma ferramenta de layout do blogspot que permite que você mantenha-se atualizado e que também informe aos seus leitores sobre as últimas novidades de Concursos Literários. Para adicionar esta ferramenta no seu espaço, basta seguir as seguintes instruções:

  • Acesse o painel "Layout" (é o local onde você escolhe as configurações de cabeçalho, formatação de postagens);
  • Escolha o local mais apropriado (barra da direita, da esquerda, topo, fundo) e clique em "Adicionar um Gadget";
  • Na lista de ferramentas, selecione a intitulada "Feed";
  • Digite o endereço deste blog: http://concursos-literarios.blogspot.com e configure a quantidade de postagens que deseja exibir.

Pronto, agora você pode manter-se bem informado e ainda vai ter mais um atrativo para os leitores do seu blog!

Se quiser saber sobre outras formas de compartilhar os editais e resultados de Concursos Literários, acesse:


9. Concursos Literários no seu E-mail

O blog Concursos Literários oferece o cadastro em uma ferramenta que envia e-mails diários com todas as novidades do blog (apenas um e-mail nos dias em que são publicadas novas postagens).

Caso você deseje receber em seu e-mail as novidades em relação a concursos literários, prêmios literários, e sites e revistas com seleção permanente de obras literárias ou acadêmicas, cadastre-se abaixo:

O serviço é oferecido pelo follow.it, e seu e-mail não corre o risco de cair na mão de spammers
Você receberá um e-mail de confirmação, lembre-se de abri-lo para ativar o cadastro!

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)