29 de janeiro de 2014

28 de janeiro de 2014

Adiado - Granta: Os Melhores Jovens Escritores de Língua Portuguesa

Conforme comunicado no site da editora, o concurso foi adiado.


Organização:
Editora Tinta da China - Revista Granta

Contato e Dúvidas:
granta@tintadachina.pt

Regulamento:
http://www.tintadachina.pt/granta/

24 de janeiro de 2014

Resultado - 2º Concurso de Contos Azeroth

Resultado:
http://www.azeroth.com.br/


Organização:
Site World of Azeroth

Contato e Dúvidas:
concurso@azeroth.com.br

Regulamento:
http://www.azeroth.com.br/concurso/2-concurso-de-contos

20.02.2014 - I Concurso Literário Sarau da Onça (Salvador - BA)

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrição por e-mail
c) Voltado a residentes em Salvador

Premiação:
I) Publicação em coletânea (5 exemplares)

Prazo: 20 de Fevereiro de 2014


Organização:
Coletivo Sarau da Onça

Contato - Mais informações e Dúvidas:
saraudaonca@hotmail.com

Regulamento:
http://saraudaonca.wordpress.com/2014/01/11/i-festival-de-arte-cultura-e-concurso-literario-sarau-da-onca/

Resultado - Prêmio Nacional de Crônicas "Rubem Braga"

23 de janeiro de 2014

20.03.2014 - I Concurso de Resenhas do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal

Informações:
a) Concurso de Resenhas
b) Inscrição por e-mail

Premiação:
I) 12 Kobos (leitor digital)

Prazo: 20 de Março de 2014


Organização:
Sindicato dos Escritores - DF

Contato - Mais informações e Dúvidas:
sindescritoresdf@gmail.com

Regulamento:
http://www.paginadosconcursos.com.br/

16 de janeiro de 2014

Concursos Literários no Diário Popular (Rio Grande - RS)

Segurança para criar no mundo da literatura
Prêmios e bolsas de criação literária ajudam na árdua tarefa de viver de literatura no Brasil

por Leon Sanguiné


Enquanto o fator know-how, que leva em conta o reconhecimento de um autor junto ao grande público, seguir sendo de suma importância na decisão de uma editora em publicar ou não o livro de algum escritor, seguirá sendo árduo viver só de literatura no Brasil. Porém, os prêmios e concursos literários espalhados pelo país são boa saída para quem almeja produzir literatura em formato físico e tornar isto rentável. A abertura das inscrições, que vão até o dia 11 de abril, para o Concurso Nacional João-de-Barro de literatura infanto e juvenil, reacende a discussão e coloca este tipo de oportunidade em evidência.

A história é a mesma há décadas: o escritor lê e estuda muitíssimo durante a vida inteira para sempre melhorar sua escrita. Enfim, sente-se pronto para publicar. A partir daí somam-se mais alguns meses até que a obra fique pronta e finalmente chegue o momento de enviar para as editoras, angariando um espaço. Entra nos sites e recebe mensagens pouquíssimo convidativas avisando que a análise dos textos demora, que não é possível entregar o material na portaria, apenas pelos correios (ou nem assim, no caso da Companhia das Letras), que os originais recusados serão ceifados (destruídos é a palavra utilizada) e, finalmente, que será levado em conta o know-how do autor.


Não dá para escrever de barriga vazia

A partir daí as coisas ficam complicadas. Como ser reconhecido se não há a oportunidade de publicar por grandes editoras? E como estas, com anos lucrativos nas costas, poderiam apostar no escuro, publicando um escritor que ainda não tem grande público consumidor de suas letras?

Essa insegurança, que permeia a carreira daqueles que pretendem viver da escrita no Brasil, atrapalha inclusive a própria produção literária. Entram aí os prêmios e concursos literários, que acontecem durante todo o ano pelo país por iniciativa privada, como é o caso do Prêmio Sesc de Literatura, ou pública, como o João-de-Barro. Angélica Freitas, poeta pelotense, teve um projeto aprovado no programa Petrobras Cultural e pôde se dedicar por um ano ao seu segundo livro de poemas, o aclamado Um útero é do tamanho de um punho (Cosac Naify, 2013) e engrossa o coro. “Prêmios e bolsas são importantes porque é quase impossível viver de literatura no Brasil. Além de reconhecer um autor ou uma obra, um prêmio em dinheiro ou uma bolsa de criação literária garante a segurança necessária para escrever”, afirma.

Angélica cita ainda a falta de criação por aqui de residências artísticas. “São casas onde o escritor ou a escritora vai a determinado lugar e tem moradia e uma ajuda de custo para escrever”, diz.


22 anos e muitas premiações

Um dos grandes exemplos da importância dos prêmios e concursos é a escritora Luisa Geisler. Natural de Canoas, atualmente com 22 anos, ela ganhou o Sesc de Literatura aos 19, em 2010, na categoria Conto. A premiação consistia em publicação e distribuição de livro pela gigante Record. Assim, Luisa lançou, em 2011, Contos de mentira, que mais tarde seria finalista do Prêmio Jabuti, um dos mais respeitados do país.

No ano seguinte a gaúcha repetiu a dose, mas em outra categoria. Venceu o Sesc com o romance Quiçá, que mais tarde seria finalista do Prêmio Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, do Jabuti (novamente) e do Prêmio São Paulo de Literatura. Ainda em 2012, Luisa foi colocada na seleção da revista britânica Granta dos melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos.


Oportunidade na literatura infanto e juvenil

O caminho traçado por Luisa é árduo. Dificílimo. Mas recompensa, como se vê pelos resultados. Os autores de literatura infanto e juvenil que queiram seguir este viés têm no Concurso Nacional João-de-Barro um de seus maiores aliados. Regulamentado pela prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura, o prêmio tem inscrições abertas desde novembro do ano passado até 11 de abril de 2014 e contemplará obras em duas categorias: texto literário e livro ilustrado (com projeto gráfico completo). Os vencedores receberão R$ 50 mil cada.

Outro parceiro é o Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM, criada pelo grupo homônimo em 1977. O concurso é promovido nos nove países onde a SM atua - Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha - e visa descobrir novos autores e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. Além de R$ 30 mil como adiantamento de direitos autorais, o vencedor tem seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, das Edições SM. O prazo de inscrição para a sua 10ª edição vai até o dia 31 de janeiro.

Para se inscrever no Prêmio João-de-Barro, acesse o edital do concurso ou mande e-mail para joaodebarro@pbh.gov.br. Os interessados em participar do Barco a Vapor devem acessar o site.

15 de janeiro de 2014

31.03.2014 - I Jogos Florais de Los Angeles (EUA)

Regulamento:
http://www.falandodetrova.com.br/2014losangeles

* Inscrição pela internet

Os concursos de trovas são divulgados por nosso parceiro e grande referência no gênero, o site "Falando de Trovas". Portanto, optamos por colocar aqui apenas o link para o regulamento.

Artigo sobre narrativas brasileiras no Século XXI aponta a relevância dos concursos literários

Dica do autor-leitor João Paulo Hergesel:

A doutora Helena Bonito Couto Pereira, docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, disse o seguinte a respeito dos concursos literários: "Os concursos trazem repercussão positiva, acompanhada de vantagens midiáticas e financeiras, o que é bom para os escritores, os leitores, o mercado editorial e, sem dúvida, mantém viva e presente nossa literatura. Há diversos indícios do impacto das premiações sobre temas e formas adotados na produção ficcional subsequente aos anúncios dos finalistas e vencedores."


Fonte:

15.03.2014 - Prémio Nacional de Literatura “Lions de Portugal”

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos / Novelas
b) Aberto a autores de qualquer nacionalidade, desde que a obra seja escrita em português

Premiação:
I) Publicação da obra

Prazo: 15 de Março de 2014


Organização:
Lions Clubs Portugal

Contato e Dúvidas:
secretaria.dm115@lionsclubes.pt

Regulamento:
http://www.lionsclubes.pt/dm115/images/stories/reg-lit.pdf

14 de janeiro de 2014

31.05.2014 - Concurso de Trovas de Taubaté

Regulamento:
http://www.falandodetrova.com.br/taubate2014

Os concursos de trovas são divulgados por nosso parceiro e grande referência no gênero, o site "Falando de Trovas". Portanto, optamos por colocar aqui apenas o link para o regulamento.

Poesia do deslocamento: produção lírica contemporânea nas janelas do transporte coletivo

A autora-leitora Teresa Azambuya elaborou um artigo sobre o concurso Poemas no Ônibus e no Trem, organizado anualmente pela Prefeitura de Porto Alegre, destacando a influência deste sobre a produção poética. Seguem abaixo o resumo e um link para o artigo.


RESUMO: O estudo que se apresenta pretende observar a realização do Concurso “Poemas no Ônibus e no Trem”, da cidade de Porto Alegre, além de analisar a produção poética que passa a existir a partir desse certame. Para tanto, este trabalho será constituído de duas partes: na primeira, será feito um estudo sobre o funcionamento do “Concurso Poemas no Ônibus e no Trem de Porto Alegre”, especialmente a 19ª edição, cujo livro foi lançado no ano de 2011. Observar-se-ão os procedimentos formais de realização do concurso, bem como os critérios de avaliação do material inscrito. Na segunda parte, um conjunto de poemas daquela edição será analisado individualmente, à luz dos conceitos sobre poesia abordados por autores como Hugo Friedrich, Octavio Paz, Alfredo Bosi, dentre outros.


Fonte:
http://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/40925/pdf_10

10 de janeiro de 2014

06.07.2014 - Prémio Bang! (Portugal)

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos / Romances
b) Literatura fantástica
c) Inscrição pelo site

Premiação:
I) Prêmio em dinheiro
II) Publicação da obra

Prazo: 06 de Julho de 2014


Organização:
Revista Bang

Contato e Dúvidas:
http://revistabang.com/a-revista/contactos/


Regulamento:
http://revistabang.com/regulamento-premio-bang-2014/

9 de janeiro de 2014

Casa das Rosas, em São Paulo, abre vagas para Curso Livre de Preparação do Escritor

PublishNews - 09/01/2014 - Redação

Entre os dias 27 e 31 de janeiro estarão abertas as inscrições para o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) de 2014. Os candidatos deverão preencher formulário na recepção da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo/SP) e anexar uma pequena amostra de seu trabalho em prosa ou poesia. O resultado será divulgado na segunda quinzena de fevereiro. Serão oferecidas 30 vagas e haverá lista de espera para 10 candidatos. O CLIPE é composto por oito módulos mensais, com seis encontros de 2h cada, às quintas-feiras e sábados. Ao longo do curso, os alunos são estimulados a produzir textos criativos que serão analisados coletivamente. As inscrições e o curso são gratuitos.

8 de janeiro de 2014

31.03.2014 - XXVIII Jogos Florais Internacionais de Ribeirão Preto

Regulamento:
http://www.falandodetrova.com.br/ribeiraopreto2014

Os concursos de trovas são divulgados por nosso parceiro e grande referência no gênero, o site "Falando de Trovas". Portanto, optamos por colocar aqui apenas o link para o regulamento.

6 de janeiro de 2014

Reconhecimento

Robson Rosário
08/12/13

Olá! Só gostaria de agradecê-los pelo trabalho no blog (eu também faço parte do grupo no facebook). Há 5 anos que participo de concursos literários (de romances e contos), nos últimos dois anos, através do blog, tenho participado de mais de 6 concursos por ano e, finalmente, acabei de vencer em primeiro lugar o concurso de contos Paulo Leminski - Toledo/Unioeste 2013. Não poderia deixar de agradecê-los. Muito obrigado pelo trabalho e cuidado de vocês.

15.03.2014 - LV Jogos Florais de Nova Friburgo

Regulamento:
http://www.falandodetrova.com.br/friburgo2014

Os concursos de trovas são divulgados por nosso parceiro e grande referência no gênero, o site "Falando de Trova". Portanto, optamos por colocar aqui apenas o link para o regulamento.

5 de janeiro de 2014

07.02.2014 - Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura

Informações:
a) Concurso de Contos (nacional), Crônicas e Poesias (regional)

Premiação:
I) Prêmios em dinheiro

Prazo: 07 de Fevereiro de 2014


Organização:
Prefeitura de Cabo Frio

Contato - Mais informações e Dúvidas:
premioteixeiraesousa@gmail.com

Regulamento:
https://drive.google.com/file/teixeiraesouza2014

20.01.2014 - IV Jogos Florais de Caxias do Sul

Regulamento:
http://www.falandodetrova.com.br/caxias2014

Os concursos de trovas são divulgados por nosso parceiro e grande referência no gênero, o site "Falando de Trovas". Portanto, optamos por colocar aqui apenas o link para o regulamento.

Resultado - Concurso Literário Internacional Prada

4 de janeiro de 2014

Diários Culturais: Para tirar aquele texto da gaveta

por Diego Rebouças

Você leva jeito para a literatura, mas não sabe o que fazer com aquele texto esquecido na gaveta ou no pen drive? Que tal apostar nos concursos de literatura que lançam livros, expõem os textos e dão até prêmios em dinheiro?

Se você não sabe onde procurar, o “Concursos Literários” concentra notícias editais e concursos que acontecem no Brasil e até em outros países. O blog é criação do escritor Rodrigo Domit, que já na época do Orkut fazia parte de uma comunidade onde eram partilhadas informações entre gente interessada em ver seus textos publicados e premiados.

A ideia de criar o blog surgiu quando Rodrigo percebeu que, em uma ponta, havia muito mais editais do que ele imaginava e muitos organizadores de concursos não conseguiam divulgar seus projetos. Do lado oposto, os interessados em participar não sabiam como fazer ou onde procurar.

Com apenas dois anos de vida, o “Concursos Literários” venceu o prêmio Top Blog na categoria “literatura profissional”. O projeto, que atinge picos de até 10 mil visualizações em um único dia, conta com uma equipe de colaboradores invejável. De Roraima, passando pelo Tocantins, até o Paraná, são 15. Todos ajudam a organizar as informações e ainda cuidam do blog e do twitter do projeto.

Gostou da ideia? Passa lá.



Diego é roteirista, autor do livro “Travessia” e escreve aos sábados no “Factoides”, do site da Folha de São Paulo.


Fonte:

3 de janeiro de 2014

20.02.2014 - Concursos da AlenCriativos (Portugal)

Informações:
a) Concursos de Contos
b) Voltados a portugueses (residentes em Portugal ou no exterior)
c) Inscrição por e-mail

Premiação:
I) Conferir regulamentos

Prazo: 20 de Fevereiro de 2014


Organização:
AlenCriativos

Contato - Mais informações e Dúvidas:
alencriativos@hotmail.com

Regulamento:
Adulto - https://drive.google.com/regulamento-adulto
Jovens - https://drive.google.com/regulamento-jovens

2 de janeiro de 2014

15.04.2014 - Concurso de Trovas da UBT-Maranguape

Informações:
a) Concurso de Trovas
b) Inscrição por e-mail

Prazo: 15 de Abril de 2014


Organização:
UBT-Maranguape

Contato - Mais informações e Dúvidas:
ubt.mpe@gmail.com

Regulamento:
https://docs.google.com/ubt-maranguape