23 de abril de 2013

30.06.2013 - 7º Festival de Sonetos da AJL

Informações:
a) Concurso de Sonetos
b) Inscrição por e-mail

Premiação:
I) 1º: R$ 1.000,00 / 2º: R$ 800,00 / 3º: R$ 500,00

Prazo: 30 de Junho de 2013


Fonte:
E-mail enviado pela organização


Organização:
Academia Jacarehyense de Letras

Contato e Dúvidas:
contato@ajletras.com.br


Regulamento:
I - INSCRIÇÃO:

1.Poderão participar poetas de todo o país e de países de Língua Portuguesa, exceto os membros da Academia Jacarehyense de Letras.

2. PRAZO DAS INCRIÇÕES: 13 de Abril de 2013 a 30 de Junho de 2013.

3.Cada autor poderá concorrer com até três sonetos de sua autoria, em Língua Portuguesa.

4.As obras deverão ser enviadas para o e-mail: sonetoajl@hotmail.com

5.Necessariamente, deverão ser enviados em dois arquivos sendo um para a ficha de inscrição (anexo I) devidamente preenchido e o segundo contendo somente o soneto com o título, (sem o nome do autor) apenas com pseudônimo.

6.Poderão participar os sonetos inéditos e serão considerados para esta finalidade, os que não houverem sido publicados por meio impresso.

7.O autor será responsável pela veracidade das informações prestadas, inclusive sobre a autoria da obra. A Academia Jacarehyense de Letras não se responsabiliza por declarações falsas, e reserva a si o direito de denunciar plágios.

Avenida 09 de Julho, nº 215 – Jacareí/São Paulo
Conj. Biblioteca Municipal de Jacareí
Cep.: 12327-682
ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

II - COMISSÃO JULGADORA:

1.Os sonetos serão julgados por professores universitários e poetas, escolhidos a critério da AJL. A classificação será irrevogável e irrecorrível.

2.Serão priorizados os sonetos que se enquadrem: ortografia, gramática, criatividade, métrica, rimas e entonação poética, não necessariamente nessa ordem.

3.Serão desclassificados os trabalhos que contiverem a identificação indevida do autor, preenchimento errôneo da ficha de inscrição ou o não atendimento a qualquer item do regulamento.

III – PREMIAÇÃO:

1.Os três primeiros colocados serão premiados da seguinte forma:
1º Lugar R$ 1.000,00 mais o Troféu Chave de Ouro;
2º Lugar R$ 800,00 mais o Troféu Chave de Prata;
3º Lugar R$ 500,00 mais o Troféu Chave de Bronze.

2.Haverá dez Menções Honrosas, que serão premiadas com medalhas.

3.Serão selecionados os cinquenta melhores sonetos para edição (gratuita) da coletânea do 7º FESTIVAL DE SONETOS “CHAVE DE OURO” - 2011 da Academia Jacarehyense de Letras. Cada autor selecionado para participar da coletânea receberá um volume desse livro; os demais concorrentes poderão adquirir o livro.

4.A data e o local da premiação serão anunciados posteriormente no site www.ajletras.com.br

5.Toda e qualquer informação suplementar será divulgada pelo site: www.ajletras.com.br

Avenida 09 de Julho, nº 215 – Jacareí/São Paulo
Conj. Biblioteca Municipal de Jacareí
Cep.: 12327-682
ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS

FICHA DE INSCRIÇÃO - (para ser enviada como ANEXO-I em folha separada)
Nome:
Nascimento:
CPF:
País:
Endereço:
E-mail:
Telefones:
Breve currículo:
Nome do(s) Soneto(s):
Data:
Avenida 09 de Julho, nº 215 – Jacareí/São Paulo
Conj. Biblioteca Municipal de Jacareí
Cep.: 12327-682

30.06.2013 - Concurso Literário "Ainda há poesia"

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrição por e-mail

Premiação:
I) 3 livros: Drummond, Gullar e Vinicius

Prazo: 30 de Julho de 2013


Fonte:
http://aindapoesia.blog.uol.com.br/arch2013-04-01_2013-04-30.html#2013_04-13_23_43_20-176188551-0


Organização:
Blog Ainda há poesia

Contato e Dúvidas:
aindapoesia@uol.com.br


Regulamento:
O blog aindapoesia.blog.uol.com.br
na forma da lei, tal e qual et ceteras
promove seu 1º concurso de poesias:
no máximo sete versos
ou em quantos silêncios couber teu poema.

E o prêmio ? - Mero pretexto para escrever:
Drummond, Gullar e Vinícius, três livros ao vencedor.

Basta enviar o poema, identificando o autor, para o email
aindapoesia@uol.com.br

Inscrições até 30 de julho de 2013.
Resultado em agosto no blog
aindapoesia.blog.uol.com.br.

30.05.2013 - I Concurso Josefin de Literatura

Informações:
a) Concurso de Cartas e Contos
b) Voltado para mulheres com 14 anos ou mais

Premiação:
I) Fotos dos prêmios aqui

Prazo: 30 de Maio de 2013


Fonte:
Enviado por e-mail pela organizadora


Organização:
Blog Josefin

Contato e Dúvidas:
littlejosefin@gmail.com


Regulamento:
Sobre o projeto

O blog Josefin foi criado por uma menina que sonha demais e adora escrever - apesar de não ter muita paciência para manter um blog - ou seja, será um blog com enormes postagens semanais, provavelmente. Eu procurava na internet por concursos literários e só encontrava coisas para adultos, em que deveria se escrever com maturidade e achei isso, bem.. sem graça. Então porque não criar um concurso para mentes mais jovens e exóticas como a minha? Daí nasceu o Josefin. Inspirado em uma canção, feito para quem não vive sem sua dose diária de magia, um incentivo a mais para pegar o papel, a caneta e deixar a imaginação viajar.

Qual é o endereço para o envio das cartas?
R: Concurso Josefin
Rua Vinicius, 86, Cacuia
Nova Iguaçu - RJ
26082-057

Como devo formatar o texto?
R: As cartas deverão OBRIGATORIAMENTE ser escritas a mão, a caneta pode ser da cor que desejar e o envelope também. Podem ser adicionados desenhos, fábulas, a carta deve ser bem chamativa e alegre! Os contos devem ser enviados em arquivo .doc, feitos no Word, espaçamento 1,5 , fonte Times New Roman tamanho 12, sendo o título em fonte Harrington tamanho 16 ou Poor Richard tamanho 14, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida (opcional enviar também uma foto de rosto bem nítida) para o littlejosefin@gmail.com

Quem pode participar?
R: Meninas brasileiras a partir de 14 anos, residentes do território nacional.

Qual é o prazo para inscrever meus contos/cartas?
R: Os contos devem ser enviados de 20 de abril de 2013 a 30 de maio de 2013. A divulgação das
vencedoras será dia 15 de junho de 2013.

E se minha carta não chegar a tempo?
R: As cartas com o carimbo dos Correios postadas até o dia 30 de maio serão
avaliadas, não se preocupem ;)

Sobre os prêmios

R: Haverá uma vencedora em cada categoria. O primeiro lugar da categoria Melhor Conto receberá um pequeno baú cheio de surpresas, e o primeiro lugar na categoria Carta Mais Criativa receberá um colar Carta de Amor (C&A). Todos os textos do 1° ao 5° colocado serão postados no Josefin e blogs amigos. O prazo para a entrega dos prêmios é de 10 a 20 dias após a divulgação das vencedoras.

Sou homem e quero participar

Se você for do sexo masculino e quiser participar do concurso seja para presentear uma namorada ou amiga ou para ficar com os prêmios, pode se inscrever SE uma amiga ceder o nome para representá-lo no concurso. Se o projeto der certo, a Josefin fará um concurso com prêmios para vocês também.

22 de abril de 2013

29.05.2013 - 3º Concurso de Microcontos de Humor

Informações:
a) Concurso de Microcontos de humor
b) Inscrição por e-mail

Premiação:
I) 1º: R$ 800, 2º: R$ 500 e 3º: R$ 300

Prazo: 29 de Maio de 2013


Fonte:
Assessoria de imprensa


Organização:
40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Contato e Dúvidas:
piracicabacultura@gmail.com


Regulamento:
Em tempos de Twitter e linguagem cada vez mais compacta, o 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba incentiva a produção de textos com até 140 caracteres por meio do 3º Concurso de Microcontos de Humor. As inscrições por e-mail são aceitas até 29 de maio. Os 100 melhores trabalhos serão reunidos em antologia e os três primeiros colocados recebem R$ 800, R$ 500 e R$ 300.

Regulamento e ficha de inscrição podem ser acessados no site do Salão de Humor (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br) e da Biblioteca Pública Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (biblioteca.piracicaba.sp.gov.br), realizadora do concurso com o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac).

Sem restrição de idade, o concurso com tema livre requer criatividade e bom humor dos concorrentes. É aceito um trabalho por pessoa, com limite de 140 caracteres incluindo título, pontuação e espaçamento. Obras preconceituosas, pornográficas ou que sejam consideradas ofensivas pela comissão julgadora serão desclassificadas.

O envio do microconto de humor deve ser feito para o e-mail microcontos@piracicaba.sp.gov.br. Os vencedores serão conhecidos em 5 de julho e a premiação acontece em 24 de agosto, mesma data em que será aberto o 40º Salão Internacional de Humor.

Além da publicação da antologia com os 100 melhores trabalhos, os microcontos vencedores serão expostos num painel no 40º Salão Internacional de Humor, no Engenho Central. A Semac irá divulgá-los no site oficial do Salão, no blog da Biblioteca Municipal, no blog do programa radiofônico Educativa nas Letras e no twitter do Microcontos de Humor.

Em 2012, a campineira Clarice Sampaio Villac conquistou o primeiro lugar com “Off-Line”: “Vaidoso, vivia nas redes sociais./ Um dia, ao se buscar no Google, teve uma crise de identidade.../ Sem backups, acabou se deletando.” A segunda colocação foi para a carioca Rita de Cássia Rocha Teixeira, com “Fome”, e a terceira, para Rui Trancoso de Abreu, de Limeira, por “Máquina do Tempo”. A edição 2012 recebeu 240 inscrições de diversos estados brasileiros e três de Portugal.

Para o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba, o concurso agrega novas possibilidades ao Salão e demostra que o humor pode ser explorado nas mais diferentes vertentes. “Os microcontos conquistam cada vez mais pessoas, entre autores e leitores, principalmente com a linguagem de humor. A receptividade é tão grande que até recebemos inscrição internacional.”


MAIS INSCRIÇÕES – Os artistas gráficos interessados em enviar charges, caricaturas, cartuns e tiras/HQs ao 40º Salão Internacional de Humor podem fazê-lo até 19 de julho, pelos Correios ou via internet. A organização também sugere o desenvolvimento de obras sobre Futebol, que concorrerão ao prêmio temático. A edição histórica vai conceder R$ 43 mil em prêmios.

O Centro Nacional de Humor também recebe, até 12 de agosto, inscrições para o 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba, destinado a estudantes das redes pública e privada com idade entre 7 e 14 anos. Neste caso o envio de obras deve ser feito pelos Correios ou pessoalmente, na sede do CEDHU.


SERVIÇO – Mais informações sobre o 3º Concurso de Microcontos de Humor podem ser obtidas na Biblioteca Municipal no endereço rua Saldanha Marinho, 333, Centro, ou pelo telefone (19) 3433-3674. Funcionamento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h. A sede do CEDHU fica na avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba - SP, CEP 13405-123. Telefone: (19) 3403-2615.

Resultado - 9º Concurso de Poesias Expresso das Letras

AMOR EM ESTADO BRUTO – Renata Cristina Alves (1º Lugar)
PERPLEXIDADE DO AMOR – Rosalva Rocha (2º Lugar)
AMOR DE MENINO – Itajari Azevedo Da Rosa (3º Lugar)
RESPOSTA DA VIDA – Alda Borges (Menção Honrosa)
IMPAR – Evanilda Padilha (Menção Honrosa)
POESIA SEM TÍTULO – Fernanda Lisbôa De Siqueira (Menção Honrosa)
RETORNO DO AUDAZ NAVEGANTE – Lívia Petry Jahn (Menção Honrosa)
AMAR – Zilah Gonçalves Fernandes (Menção Honrosa)
O AMOR PRECISA SER LIVRE – Fernanda Resende Ramos (Menção Honrosa)
POESIA SEM TÍTULO – Luiza Paes De Souza Lima (Menção Honrosa)
AMOR – Marcelina Padilha (Menção Honrosa)
OCASO – Karin Kreismann Carteri (Menção Honrosa)
SOU TUA MADRUGADA – Katia Chiappini (Menção Honrosa)
DO AMOR- Marina De Lima Mohallem (Menção Honrosa)
O MISTÉRIO DO AMOR – Merari Dos Santos Tavares (Menção Honrosa)


Fonte:
http://encontrodeescritores.com.br/wp/9-concurso-literario-expresso-das-letras-resultado-oficial/#ixzz2R0l0CmZF

Edital Instituto Claro - Novas ideias para o que temos ao redor

A Claro, por meio do INSTITUTO CLARO, lança seu primeiro edital nacional com o objetivo de identificar e promover projetos inovadores nas áreas social e cultural. Porque as verdadeiras transformações são resultado da união entre criatividade e ação.

MODALIDADES
Social: Projetos que estimulem o jovem a criar e aplicar novas soluções sociais para a melhoria de sua comunidade e dos espaços onde vive
Cultural: Projetos que estimulem o jovem a melhorar a comunidade e os espaços onde vive por meio de suas expressões artísticas e culturais

INSCRIÇÃO
09 de abril a 10 de maio de 2013

SELEÇÃO
de maio a julho de 2013

RESULTADOS
a partir de setembro de 2013

DÚVIDAS?
Acione o canal de atendimento de segunda a sexta das 13h às 18h, pelo telefone (11) 3066-7727 ou por email: edital@institutoclaro.org.br.


Fonte:

20 de abril de 2013

15.06.2013 - Caminhos do Fantástico 2013

Informações:
a) Concurso de Contos - Literatura Fantástica
b) Publicação dos selecionados (10% do preço de capa para os autores, a título de direito autoral)

Prazo: 15 de Junho de 2013


Fonte:
http://terracotaeditora.com.br/?p=2268

Organização:
Terracota Editora

Contato e Dúvidas:
editora@terracotaeditora.com.br
http://terracotaeditora.com.br/?page_id=49


Apresentação:
Depois do sucesso da edição publicada em 2012, onde tivemos mais de 60 escritores habilitados concorrendo e um volume publicado pela editora com lançamento em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Terracota editora e a organização do Fantasticon anunciam que estão abertas as inscrições para o Concurso Literário Caminhos do Fantástico, edição 2013.

O objetivo é selecionar narrativas em língua portuguesa que contemplem a literatura fantástica (fantasia, ficção científica e horror). Os textos selecionados serão agrupados em uma coletânea que será publicada durante o VII Fantasticon, em setembro de 2013. Essa coleção pretende criar um panorama anual da literatura fantástica nacional, com exemplos do que está sendo produzido pelo país, tanto por autores já conhecidos quanto inéditos.


Endereço para envio:
Av. Lins de Vasconcelos, 1886
Aclimação – São Paulo/SP   CEP: 01538-001


Regulamento:
http://www.terracotaeditora.com.br/REG_CAMINHOS_DO_FANT_2013.pdf

Ficha de Inscrição:
http://www.terracotaeditora.com.br/Ficha_caminhos_2013.pdf

Declaração de Autoria:
http://www.terracotaeditora.com.br/Decl_de_autoria_caminhos_2013.pdf

20.05.2013 - Concurso Novos Talentos Fnac Literatura (Portugal)

Informações:
a) Concurso de Contos
b) Fase final com votação online
c) Inscrição pelo site

Premiação:
I) Publicação de 5 selecionados

Prazo: 20 de Maio de 2013


Fonte:
Dica dos nossos parceiros da Benfazeja
http://www.novostalentosfnac.com/literatura/2013/convocatoria/regulamento.php


Organização:
Fnac Portugal

Contato e Dúvidas:
https://www.facebook.com/FnacPortugal


Regulamento:
NOVOS TALENTOS FNAC LITERATURA

Âmbito e aplicação
Aos Novos Talentos FNAC Literatura podem concorrer todas as obras inéditas em língua portuguesa e no género literário do conto.
Podem participar autores com idade igual ou superior a 18 anos.

Formato dos trabalhos
Cada conto deve ter entre 10 e 15 páginas A4 e, no máximo, 25.000 carateres com espaços.
Entrega dos trabalhos
Preencher o formulário e transferir o conto, (formato Word), no local assinalado para o efeito:
http://www.novostalentosfnac.com/literatura/2013/convocatoria/participe.php

Cada participante só poderá concorrer com um conto.
Prazo limite para receção dos trabalhos: 20 de Maio de 2013.

Obras a premiar
A votação será constituída por duas fases:
Na primeira fase, o júri selecionará 10 contos que ficarão disponíveis no site culturafnac.pt e no Facebook FNAC.
Na segunda fase, serão premiados os 5 contos mais votados pelos internautas.
Os nomes dos vencedores serão divulgados nos suportes de comunicação FNAC e na imprensa nacional.

Prémio
O prémio consiste na publicação dos 5 contos vencedores. Caso o júri conclua não existir o nível de qualidade mínima exigido, a FNAC reserva-se ao direito de não os publicar.
O premiado aceita como condição a celebração de um contrato de utilização da obra nos termos do artigo 41º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Composição do Júri
Carlos da Veiga Ferreira, editor
Dóris Graça Dias, crítica literária
Valter Hugo Mãe, escritor
Conheça o júri aqui.

O facto de concorrer implica a aceitação do regulamento na sua totalidade.

19 de abril de 2013

16.05.2013 - Concurso Literário “Acordando as Palavras” - 115 anos de Agudos

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Restrito a residentes em Agudos - SP
c) Categorias: Infantil (até 9 anos e 11 meses), Infanto-Juvenil (10 anos até 14 anos e 11 meses), Juvenil (15 anos até 20 anos e 11 meses), Sênior (21 anos até 24 anos e 11 meses) e Adulto (acima de 25 anos)

Prazo: 16 de Maio de 2013


Fonte:
http://agudos.agenciavisavis.com/site/noticias/abertas-inscricoes-para-concurso-literario-de-agudos


Organização:
Prefeitura de Agudos - SP

Contato e Dúvidas:
educacao@agudos.sp.gov.br


Regulamento:
A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promove o Concurso Literário “Acordando as Palavras”, em comemoração aos 115 anos de Agudos, que serão completados no próximo mês de julho. O objetivo é incentivar e desenvolver a cultura da poesia no município, e publicar uma antologia poética.

Todo agudense está convidado a participar. Basta escrever um poema sobre qualquer tema. Os inscritos serão divididos entre as categorias Infantil (até 9 anos e 11 meses), Infanto-Juvenil (10 anos até 14 anos e 11 meses), Juvenil (15 anos até 20 anos e 11 meses), Sênior (21 anos até 24 anos e 11 meses) e Adulto (acima de 25 anos).

Cada autor pode enviar até dois poemas inéditos, sem ultrapassar uma lauda. Os textos devem ser entregues na Biblioteca Municipal “Professor Gama e Silva”, aos cuidados de Tino ou Mônica, das 8h às 12h e das 14h às 17h, entre 15 de abril e 10 de maio. O julgamento das obras ocorrerá no dia 16 de maio, às 19h, na biblioteca municipal. Os cinco primeiros classificados de cada categoria serão diplomados e terão seus poemas publicados na “Antologia Poética – Agudos, 115 anos”.

16.05.2013 - Concurso Literário Padre João Maia 2013

Informações:
a) Concurso de Prosas e Poesias
b) Mote: Rota dos elementos: a água – fontes de mergulho e moinhos
c) Voltado a autores portugueses sem qualquer livro publicado

Premiação:
I) € 75,00

Prazo: 16 de Maio de 2013


Fonte:
http://www.cm-viladerei.pt/upload/files/noticias/2013/Cultura/Concurso%20Literario/Normas_2013.pdf


Organização:
Município de Vila de Rei

Contato e Dúvidas:
geral@cm-viladerei.pt


Regulamento:
http://www.cm-viladerei.pt/upload/files/noticias/2013/Cultura/Concurso%20Literario/Normas_2013.pdf

05.05.2013 - Concurso de Poesias do Centenário do Contestado

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Com temas (conferir regulamento)
c) Categorias: Estudantes / Universitários / Poetas sem vínculo a instituições de ensino
d) Inscrições em duas etapas: e-mail e correios
e) O regulamento não restringe a participação aos residentes em outras regiões, mas os eventos serão realizados nas seguintes cidades: Irani, Chapecó, Porto União, Joaçaba, Mafra, Canoinhas, Curitibanos, Caçador, Lebon Régis e Timbó Grande (SC)

Prazo: 05 de Maio de 2013


Fonte:
http://contestadodesvendandopoesias.wordpress.com/


Organização:
Fundação Memória Viva do Contestado

Contato e Dúvidas:
Departamento de Cultura (49) 3432-3200
poesias.contestado@gmail.com


Regulamento:
http://contestadodesvendandopoesias.wordpress.com/regulamento/

Inscrições:
http://contestadodesvendandopoesias.wordpress.com/inscricoes/

18 de abril de 2013

10.05.2013 - Antologia "100 poemas 100 poetas" - volume 2

Informações:
a) Antologia de Poesias (um exemplar para cada um dos 100 autores)
b) Inscrição pelo Site

Prazo: 10 de Maio de 2013


Fonte:
http://literacidade.com.br/projetos/100100-poetas-volume-2/


Organização:
Editora Literacidade

Contato e Dúvidas:
editoraliteracidade@uol.com.br


Regulamento:
Estão abertas as inscrições para participar do volume 2 da coletânea 100 poemas 100 poetas da Editora LiteraCidade.

Podem participar gratuitamente poetas de todo o Brasil com um poema de até 14 linhas (contando as linhas entre as estrofes). O autor deve enviar também breves dados biográficos e endereço postal para envio de exemplar.

Favor dividir os versos com barras e as estrofes com duas barras. (acrescentado às 19h)

Autores residentes fora do território nacional devem necessariamente solicitar informações adicionais por email (veja em contate-nos).

As inscrições são unicamente através deste site até o dia 10 de maio de 2013. Caso não tenhamos recebido o mínimo de 100 poemas inscritos (com uma qualidade mínima para publicação) faremos nova chamada com novo prazo. Caso se inscrevam mais de 100 autores, a editora procederá o corte conforme a qualidade.

No ato da inscrição, o autor libera os direitos autorais do texto enviado apenas para a presente edição, se responsabiliza pela autoria do texto inscrito e por quaisquer outras acusações que se fizerem sobre o mesmo, como racismo, xenofobia…
O preenchimento do formulário e a atualização do endereço (caso tenha seu texto indicado para publicação e se mude até o envio dos exemplares) são de responsabilidade dos autores.

Não há taxa de inscrição, nem a antologia será cooperativada. Aos autores será enviado um exemplar da publicação a ser feita em baixa tiragem e sob demanda. Eventualmente a editora poderá fazer exemplares para venda no site ou envio como cortesia.
A lista dos autores indicados para a publicação será apresentada neste site (caso não seja necessária nova convocatória) até fins do mês de junho.

Oficinas de Criação Literária na Biblioteca Pública do Paraná

Serviço:
Oficina BPP de Criação Literária
Poesia: Fabrício Corsaletti (14 a 16 de maio)
Infantouvenil: Ricardo Azevedo (11 a 14 de junho)
Crítica Literária: Luis Augusto Fischer (10 a 12 de julho)
Crônica: Antônio Torres (13 a 15 de agosto)
Narrativa experimental: Marcelino Freire (10 a 12 de setembro)
Jornalismo Cultural: Marcos Flamínio (9 a 11 de outubro)
Conto: Antonio Carlos Viana (12 a 14 novembro)


Mais informações:
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.


Fonte:
Assessoria de Imprensa da BPP

21.05.2013 - Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul

Informações:
a) Concurso de Livros Publicados
b) Categorias: Romance; Conto; Poesia; Crônica

Premiação:
I) 1º de cada categoria: R$ 10.000,00

Prazo: 21 de Maio de 2013


Fonte:
http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br

Organização:
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Contato e Dúvidas:
(67) 3316-9155 ou 3316-9164
http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/index.php?templat=falecon&comp=1388


Regulamento:
Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou nesta sexta-feira (5 de abril), no Diário Oficial do Estado, o edital de seleção do Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul – Edição 2013, destinado a escritores de todo o Brasil.

Serão selecionadas quatro obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2012 e que sejam classificadas em uma das seguintes categorias: Romance; Conto; Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma das categorias receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.

Para concorrer, o autor deverá enviar quatro exemplares da obra juntamente com a documentação exigida pelo edital exclusivamente via Correios. As inscrições são gratuitas e estão abertas de cinco de abril a vinte e um de maio.

O processo seletivo será realizado em duas etapas distintas: a de Habilitação e a de Seleção. Para cada etapa será nomeada uma Comissão Especial distinta, levando em consideração o conhecimento técnico necessário dos integrantes para a análise documental e análise meritória.

Para a Comissão Julgadora serão escolhidos professores, escritores, livreiros, críticos literários, profissionais atuantes da área literária e representantes da sociedade civil de notável atuação no setor cultural.

Serviço: O edital também está disponível na página da Fundação de Cultura. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Artístico da FCMS, pelos telefones 3316-9155 ou 3316-9164.

Confira aqui o regulamento na íntegra.

17 de abril de 2013

01.07.2013 - XXI Congresso Brasileiro de Poesia e XVIII Mostra Internacional de Poesia Visual

Informações:
a) Edital de Poesias, Vídeo Poesias e Projetos
b) Inscrições por correio e e-mail (depende da categoria)

Prazo: 1º de julho de 2013


Fonte:
http://www.poebrasoficial.blogspot.com.br/2013/04/xxi-congresso-brasileiro-de-poesia.html


Organização:
Congresso Brasileiro de Poesia

Contato e Dúvidas:

poebrasoficial@gmail.com
https://www.facebook.com/poebras?fref=ts



Regulamento:
De 30 de setembro a 5 de outubro de 2013 em Bento Gonçalves-RS, cidade do Vinho e Poesia.
Marina Colasanti será a principal homenageada do evento.

Como participar?

  • Poesia na Vidraça
Poesia curta de no máximo 10 versos, incluindo o título e assinatura do autor

  • Mostra Internacional de Poesia Visual
Poema impresso em papel A4 com assinatura e país do autor na frente

  • Vídeo.Poesia
Vídeo com no máximo 5 minutos, incluindo todos os créditos, arquivo em AVI ou DVD

  • Oração Poética Para Plantação da Pitangueira
Adote um poeta, selecionando poesias de sua autoria para serem lidas no momento da plantação da Pitangueira, ato simbólico que encerra todos os anos cada Edição do Congresso Brasileiro de Poesia.

  • Circuito de Poesia Ao Vivo
Poesias para serem faladas pelas ruas centrais de Bento Gonçalves.

  • Projeto de Performances Poéticas para Seleção
O autor deverá enviar o projeto detalhado, com indicação de público alvo (faixa etérea), infra-estrutura necessária para apresentação da performance e custos.


Remessa das Poesias e Projetos até 1 de julho de 2013
Via internet - E-mail: poebrasoficial@gmail.com

Poemas Visuais Impressos e Vídeo.Poesia, enviar para:
Caixa Postal 45 - Bento Gonçalves-RS - CEP 95700-000


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Harvill Secker premiará tradutores de Português

PublishNews - 17/04/2013
por Iona Teixeira Stevens

Participantes deverão traduzir o conto “O sucesso” de Adriana Lisboa

A editora inglesa Harvill Secker, braço da Random House, lançou ontem na Feira de Londres a quarta edição do prêmio Young Translators' Prize, que escolheu esse ano o Português. Em parceria com o British Centre for Literary Translation (BCLT), o prêmio este ano será para a melhor tradução do conto “O sucesso” de Adriana Lisboa. A inscrição é aberta a todos os tradutores e aspirantes a tradutores. A única restrição é a idade: entre 18 e 34 anos. O vencedor irá participar do programa de mentores do BCLT com a tradutora Margaret Jull Costa. No júri está o velho conhecido da Flip, Ángel Gurría-Quintana.

16 de abril de 2013

Resultado - III Concurso de Poesias Revista Literária

Os 40 autores desta relação, tiveram seus trabalhos selecionados para a terceira edição do Concurso de Poesias Revista Literária:

Alessandra Pires Bertazzo
Ana de Melo
Anna Lisboa
Antonio Leite Vasconcelos
Carlos José Estevão da Silva
Débora Passos
Dioniara Godinho Blaselbauer
Doralice Pereira Gonçalves
Elson Lucas Barros
Erick Gonçalves Cavalcante
Fernanda Vier
Geraldo Magela de Fátima Filho
Itamar de Vasconcelos Ribeiro Junior
João Nery Pestana
Journei Pereira dos Santos
Juliano Augusto Alves Furtado
Jussára Custódia Godinho
Kelly Castelo Branco da Silva Melo
Kênia Érica Nicácio
Lenir Moura
Leticia de Oliveira dos Santos
Luiz Sérgio da Silva
Márcia Helena Silva
Maria Cecilia Cosentino Franco
Mattheus de Azevedo Guedes
Maria Lucia Ferreira
Moacira Conrado daCosta
Nalu Baptista de Souza
Nicolas Henrique Barbabé
Paulo R. de Oliveira Caruso
Patricia Oliveira Vera
Patrícia Paiva Freitas Leite
Rafael Cristofer Tahan Franzoni
Renato Willian Lima
Rodrigo Domit
Rodrigo Souza Coletty
Stela Ananda de Barros Simões
Vinícius Goulart Pentagna
Walacy Henrique da Silva Neto

12 de abril de 2013

15.09.2013 - Prêmio Literário Florbela Espanca

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Poesias)

Premiação:
I) Publicação da obra (tiragem de 500 exemplares)
II) 2500 €

Prazo: 15 de Setembro de 2013


Fonte:
http://www.cm-vilavicosa.pt/pt/conteudos/noticias/Premio+Literario+Florbela+Espanca+2013+distingue.htm


Organização:
Município de Vila Viçosa

Contato e Dúvidas:
cultura@cm-vilavicosa.pt


Regulamento:
O Município de Vila Viçosa organiza bienalmente, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o intuito de promover, divulgar e apoiar atividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a grande poetisa calipolense.
Destinado a galardoar obras literárias inéditas de expressão portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor, o Prémio Florbela Espanca 2013 é dedicado à poesia.
Os trabalhos apresentados devem ser assinados com pseudónimo, dactilografados a dois espaços e impressos em papel formato A4.
Os cinco exemplares devem ser entregues na Unidade Municipal de Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Vila Viçosa, sita no Largo D. João IV, 40 – A., até às 16 horas do próximo dia 15 de Setembro.
O júri para apreciação dos trabalhos será constituído por um elemento designado pela Assembleia Municipal de Vila Viçosa e por quatro elementos designados pela Associação Portuguesa de Escritores.
A obra premiada será editada com a chancela da autarquia, numa tiragem de 500 exemplares, e o autor receberá um prémio no valor de 2.500 euros.

Consulte aqui o Regulamento

21.06.2013 - Concurso Literário "Cadernos Santa Maria"

Informações:
a)  Concurso de Livros Inéditos (Novelas)
b) Apenas para residentes em Portugal continental

Premiação:
I) Edição da obra (50 exemplares para o autor)

Prazo: 21 de Junho de 2013


Fonte:
Enviado por e-mail pela organização


Organização:
Editora Cadernos Santa Maria
AJEA-Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve

Contato e Dúvidas:
tito.olivio@sapo.pt


Regulamento:
CONCURSO LITERÁRIO CADERNOS SANTA MARIA
- PRÉMIO GLÓRIA MARREIROS

A editora Cadernos SANTA MARIA e a AJEA-Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve pretendem com este concurso promover a Língua Portuguesa e homenagear a poetisa algarvia Glória Marreiros, estrela maior da constelação poética portuguesa.

A única modalidade a concurso é a «novela», que deverá ser enviada em CD-ROM, com uma extensão entre 57.000 e 100.000 carateres (incluindo espaços).

Cada concorrente só poderá entregar uma novela inédita e escrita em língua portuguesa, dando-se preferência a quem se expresse em português vernáculo.

O tema da novela é livre, mas serão excluídas as que contiverem pornografia ou obscenidades.

Há apenas um premiado. Será aquele que o júri considerar o melhor texto. No entanto, o prémio poderá não ser atribuído, caso os trabalhos apresentados a concurso não reúnam a qualidade exigida pelo júri.

Poderá o júri conceder Menções Especiais, que receberão um diploma.
O Prémio será a oferta da edição da novela, com capa a cores, a fazer pela AJEA Edições, na coleção Cadernos SANTA MARIA, recebendo o autor 50 exemplares.

Informações:
E-mail - tito.olivio@sapo.pt
Telefone: 917 24 34 46

11 de abril de 2013

30.06.2013 - II Concurso Literário da Academia Madureirense de Letras

Informações:
a) Concurso de Contos, Poesias e Trovas
b) Categorias: Infantil / Juvenil / Adulto

Prazo: 30 de Junho de 2013


Fonte:
https://sites.google.com/site/academiamadureirensedeletras/concursos-literarios


Organização:
Academia Madureirense de Letras

Contato e Dúvidas:
acmadureirensedeletras@gmail.com


Regulamento:
Nesta edição do Concurso, o tema será LIVRE.
O período de inscrição vai até 30 de junho de 2013, prevalecendo a data de postagem.
A participação poderá ser realizada nas seguintes categorias: INFANTIL (até 12 anos), Juvenil (de 13 a 21 anos) e ADULTO.
As modalidades são: Trova, Poesia e Conto.

Clique AQUI para ler o regulamento na íntegra

02.06.2013 - 3º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso

Informações:
a) Concurso de Contos
b) Inscrição por E-mail
c) Tema: Fantasia ou Ficção científica

Premiação:
I) Publicação em antologia (distribuição de exemplares conforme o edital)

Prazo: 2 de Junho de 2013


Fonte:
http://concursodecontosvicentecardoso.blogspot.com.br/


Organização:
9ª Feira do Livro de Santa Rosa
ASES - Associação Santa-rosense de Escritores

Contato e Dúvidas:
ases.rs@gmail.com


Regulamento:
A Comissão Central organizadora da 9ª Feira do Livro de Santa Rosa juntamente com a ASES Associação Santa-rosense de Escritores e Comissão de Concursos Literários Organizadora deste 3º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, com vistas à finalidade de estimular a produção literária local e o intercâmbio com escritores brasileiros e de outros países, institui edital que regulamenta a 3ª edição do Concurso Internacional de Contos VICENTE CARDOSO.

1- Poderão participar escritores de qualquer idade ou nacionalidade.

2- O tema será: contos de fantasia e/ou ficção científica.

3- Os textos deverão ser em língua portuguesa - digitados em Word ou BrOffice – fonte Arial – tamanho 12 – espaçamento simples – justificado – máximo de 6 laudas. Não serão aceitos textos digitados em caixa alta (tecla Caps Lock ativada).

4- Os textos deverão ser enviados para o endereço eletrônico:
 concursodecontosvicentecardoso@gmail.com.

No campo assunto deve constar: “Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso”. Em anexo devem ser enviados dois arquivos:

a) nomeado “Texto”, constando o texto sem identificação do autor, apenas e obrigatoriamente com pseudônimo, diferente daquele usado em participações nas 1ª e 2ª edição. Poderão ser enviados até 2(dois) textos por participante. Cada e-mail poderá ter apenas 1(um) texto anexo. Portanto quem desejar inscrever-se no concurso com dois textos deverá enviar 2(dois) e-mails.

b) nomeado “Dados Pseudônimo”, sendo que no lugar de Pseudônimo virá o pseudônimo escolhido. Por exemplo, se o pseudônimo for “Adalio” o arquivo será nomeado: “Dados Adalio”. Neste arquivo constarão: pseudônimo, nome real, endereço, endereço eletrônico, telefone e breve currículo do autor. Enviar este arquivo em cada e-mail com 1 texto.

5- Os textos devem ser inéditos de publicação em livro na mídia papel. Publicação em livro sem registro com ISBN ou e-book não quebram o ineditismo da obra.

6- Os cinco primeiro colocados serão premiados conforme segue:

1º lugar: diploma constando colocação, 10 exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;

2º lugar: diploma constando colocação, 9 exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;

3º lugar: diploma constando colocação e 8 exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso.

4º lugar: diploma constando colocação e 7 exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso.

5º lugar: diploma constando colocação e 6 exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso.

7- A critério da comissão julgadora poderão ser selecionados outros textos para a publicação na coletânea e seus autores receberão diploma com esta menção mais 1 (um) exemplar da coletânea.

8- A coletânea terá registro ISBN e será lançada na 9ª Feira do Livro de Santa Rosa que acontecerá em agosto de 2013 na Praça da Bandeira, no centro de Santa Rosa.

9- Ao enviar seus textos os autores estarão autorizando a publicação da obra em livro, e-book, áudio livro e PDF à Comissão Organizadora do 3º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso.

10- Os textos poderão ser enviados até 02 de junho de 2013, exclusivamente via internet conforme consta no artigo 4º deste regulamento.

11- Está vedada a participação de integrantes ou familiares dos integrantes da Comissão Central da 9ª Feira do Livro de Santa Rosa e de familiares dos membros da comissão organizadora deste concurso bem como de escritores associados da ASES Associação Santa-rosense de Escritores.

12- Os contos serão julgados por uma comissão de alto nível literário, indicada pela Comissão Organizadora do 3º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, cuja decisão será soberana, sem caberem recursos ao resultado do concurso.

13- As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.

14- É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.

15- O presente edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.

16- Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.

17. Todos os premiados serão convidados para a solenidade de premiação cuja data e horários ser-lhes-ão comunicado via e-mail.

18. A comissão organizadora do concurso e da Feira do Livro não arcará com quaisquer despesas dos premiados para a participação no evento da premiação.

19- Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.

20- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 3º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso.

31.05.2013 - XIV Concurso de Poesia Agostinho Gomes

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Categorias: Geral / Revelação Juvenil
c) Inscrições por correio ou e-mail

Premiação:
I) 1º - 500 € / 2º - 250 € / 3º - 150 €
II) Revelação Juvenil - 125 €

Prazo: 31 de Maio de 2013


Fonte:
http://www.bm-ferreiradecastro.com/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=98


Organização:
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

Contato e Dúvidas:
concurso.agostinhogomes@bm-ferreiradecastro.com


Regulamento:
http://www.bm-ferreiradecastro.com/documentos_bmfc/concurso_poesia_agomes/14/regulamento.pdf

10 de abril de 2013

Resultado - Prêmio Cataratas de Contos e Poesias

Contos

1º LUGAR:
Nome do autor: ANDRÉ TELUCAZU KONDO
Título da obra: “Chá”
Jundiaí – São Paulo

2º LUGAR:
Nome do autor: MARCELO RIBEIRO DE SOUZA
Título da obra: “Filha Botina”
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

3º LUGAR:
Nome do autor: VITOR MARCELO PERRELLA LONGO
Título da obra: “Chuva: briga de cachorro grande!”
Curitiba – Paraná

4º LUGAR:
Nome do autor: CLÁUDIA CRISTINA GUELFI FAGA
Título da obra: “O Natal dos Loucos”
São Paulo – São Paulo

5º LUGAR:
Nome do autor: FELIPE DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Título da obra: “Ele escolheu o pastel”
Curitiba – Paraná

6º LUGAR:
Nome do autor: ANDERSON RODRIGO DE OLIVEIRA
Título da obra: “Tinha um Drummond sobre a mesa”
Belo Horizonte – Minas Gerais

7º LUGAR:
Nome do autor: GRAZIELA BELOTTO
Título da obra: “15 minutos no bar do alemão”
Porto Alegre – Rio Grande do Sul

8º LUGAR:
Nome do autor: CARLOS BRUNI FERNANDES
Título da obra: “Considerações à hora do jantar”
Belo Horizonte – Minas Gerais

9º LUGAR:
Nome do autor: HENRIQUE PONTES
Título da obra: “Vida no campo I”
Pseudônimo: Paulo ramalho
Peruíbe – São Paulo

10º LUGAR:
Nome do autor: DANILO SILVIO AURICH
Título da obra: “Dona Tilda”
Florianópolis – Santa Catarina


Poesias

1º LUGAR:
Nome do autor: FÁBIO ARISTIMUNHO VARGAS
Título da obra: “Babel da bicharada”
Foz do Iguaçu – Paraná

2º LUGAR:
Nome do autor: MANOEL MESSIAS BELIZARIO NETO
Título da obra: “RECEITA DE PO(EMA)”
João Pessoa – Paraíba

3º LUGAR:
Nome do autor: ANDRÉ DE FREITAS BARBOSA
Título da obra: “Canção da minha rua”
Jundiaí – São Paulo

4º LUGAR:
Nome do autor: VIVIAN YOSHIE MARTINS MORIZONO
Título da obra: “Suas mãos”
São Paulo – São Paulo

5º LUGAR:
Nome do autor: AUGUSTO FELIPPE DA SILVA
Título da obra: “Prisioneiro”
Jaraguá do Sul – Santa Catarina

6º LUGAR:
Nome do autor: ANDREZA SILVA PEREIRA
Título da obra: “Sal-dor”
Cuiabá – Mato Grosso

7º LUGAR:
Nome do autor: ROSANA DE BARROS VARELA
Título da obra: “ESPELHO DOS CLÁSSICOS”
Sinop – Mato Grosso

8º LUGAR:
Nome do autor: ADRIANO APOCALYPSE DE ALMEIDA
CIRINO
Título da obra: “A PORTA DO MUNDO”
Belo Horizonte – Minas Gerais

9º LUGAR:
Nome do autor: ALEXSANDRO GUERGOLET
Título da obra: “(DES) Encaixe”
Londrina – Paraná

10º LUGAR:
Nome do autor: ÉDER RODRIGUES
Título da obra: “Eternamente Manoel”
Pouso Alegre – Minas Gerais


Fonte:
http://www.pmfi.pr.gov.br/media/doc/RESULTADO_CONTO_2013.pdf
http://www.pmfi.pr.gov.br/media/doc/RESULTADO_POESIA_2013.pdf

19.04.2013 - Concurso Literário UFLA

Informações:
a) Concurso de Contos e Poesias
b) Categorias: Alunos de Escolas Participantes (Poemas) / Ensino Superior (Poemas) / Comunidade (Contos)
c) Inscrições por e-mail

Prazo: 19 de Abril de 2013


Fonte:
http://www.proec.ufla.br/site/?p=709


Organização:
UFLA - Universidade Federal de Lavras

Contato e Dúvidas:
concursoliterario@proec.ufla.br


Regulamento:
http://www.proec.ufla.br/site/wp-content/uploads/2013/03/regulamento_concurso_literario_2013.pdf

Ficha de Inscrição:
http://www.proec.ufla.br/site/wp-content/uploads/2013/03/ficha_de_inscricao_concurso_literario_2013.doc

9 de abril de 2013

Resultado - 15º Concurso de Poesias da Semana da Mulher

Categoria Melhor Idade:

1º lugar – “O canto épico”, de Derval João Leonardo;
2º lugar – “Contraste”, de Arturita Teixeira Pinto;
3º lugar – “Para você, mulher” - Antonio Marco Queiroz.


Categoria Adulto (de 18 a 60 anos):

1º lugar – “Feito água aromando vinho”, de Odenir Ferro;
2º lugar – “Mulher roda da vida”, de Giuliane Thaisa Lorenzon Santos;
3º lugar – “Superpoderosas”, de Damares E. Moraes Rampim.


Categoria Juvenil I (de 7 a 10 anos):

1º lugar – “A mulher”, de Maria Clara Capp;
2º lugar – “A mulher”, de Ana Beatriz Gregório dos Santos;
3º lugar – “Mulheres”, de Giovana Ágatha Glese Rossini.


Categoria Juvenil II (de 11 a 14 anos):

1º lugar – “Sou mulher, e eu sei”, de Wellington de Aquino Traldi;
2º lugar – “Minha mulher”, de Brenda Beltramin;
3º lugar – “Mulher”, de Livia Arnosti Jordão.


Categoria Juvenil III (de 15 a 17 anos):

1º lugar – “Incansável”, de Letícia Casagrande Salomão;
2º lugar – “Fragilidade verso força”, de Vitória Ribeiro;
3º lugar – “Mulheres”, de Giulia Cieri.


Fonte:
http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/intervalo/intervalo/102874-Concurso-de-poesia-premia-vencedores-

5 de abril de 2013

20.06.2013 - 1º Concurso Nacional da ABRAMMIL

Informações:
a) Concurso de Poesias (Trovas, Sonetos e Livre)
b) Tema: Gratidão

Prazo: 20 de Junho de 2013


Fonte:
E-mail enviado pela organização


Organização:
ABRAMMIL

Contato e Dúvidas:
Diretora Cultural
Eliane Mariath Dantas - flaviamariath@hotmail.com


Regulamento:
Clique nas imagens para ampliar



4 de abril de 2013

10.05.2013 - Concurso Literário "Contista Estreante"

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Contos)
b) Voltado apenas a escritores sem qualquer livro publicado como único autor
c)Inscrição em duas etapas: por correio E e-mail

Premiação:
I) Publicação da obra, 5% dos exemplares para o autor

Prazo: 10 de Maio de 2013


Fonte:
http://festipoaliteraria.blogspot.com.br/2013/03/concurso-contista-estreante.html


Organização:
FestiPoa Literária e Modelo de Nuvem

Contato e Dúvidas:
festipoaliteraria@gmail.com


Regulamento:



1. Quem pode participar

O concurso é destinado a escritores e escritoras, sem restrição de idade, brasileiros/as ou residentes no Brasil há mais de 2 (dois) anos e que possuam obras inéditas, escritas originalmente em português.

Entende-se por “obras” os trabalhos em formato de livro completo, acabado, e não publicado, e não textos individuais (ex.: um conto).

Entende-se por “inéditas” as obras que não tenham sido publicadas integralmente em livro. Os concorrentes podem ter participado de antologias e coleções com outros textos ou com fragmentos da obra com a qual deseja concorrer. É estritamente necessário que os concorrentes não tenham livros publicados individualmente até a data da inscrição.

Cada concorrente poderá inscrever apenas 01 (uma) obra no Concurso. A inscrição é gratuita.

2. Gênero

Serão aceitas somente obras no gênero conto. Não há restrição temática para a inscrição das obras.

3. Período de Inscrição

O período de inscrição é de 01 de abril a 10 de maio de 2013.

Só serão aceitas as inscrições que tiverem suas respectivas obras enviadas até o dia 10 de maio, impreterivelmente, sendo considerada essa a data limite de postagem dos originais nos Correios e de envio da versão eletrônica.

4. Como realizar a inscrição

Envie duas cópias impressas da obra com a qual deseja concorrer para Rua Sinimbu, 2019/1602, Centro, Caxias do Sul-RS, CEP: 95020-002, aos cuidados de Marco.

Além das cópias impressas, deverá ser enviada uma cópia da obra por e-mail para o endereço de email modelodenuvem@gmail.com (O título do e-mail deve ser: “Arquivo FestiPoa e Modelo de Nuvem”). O arquivo deve ser enviado em PDF.

Em ambos os casos (versão impressa e digital), o texto deve estar em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5. As cópias enviadas pelos Correios deverão ter suas páginas numeradas e impressas em papel A4, grampeadas ou encadernadas. Na primeira página de cada cópia, bem como na parte externa do envelope, deverão constar o título da obra e o pseudônimo do autor. Após recebida a obra, a organização do concurso entrará em contato para confirmar a inscrição.

Informe, na última página do arquivo em PDF, seus dados completos, RG, CPF, data de nascimento, endereço, pequeno currículo e telefones.

O envio da obra já caracteriza a aceitação, por parte do(a) autor(a), das regras do concurso e também o(a) compromete como responsável pelas informações prestadas e o(a) reconhece como sendo o(a) único(a) autor(a) dos contos inscritos.

Poderão ser inscritos originais com ilustrações já inseridas, porém apenas o texto será julgado. Havendo publicação da obra, a Modelo de Nuvem poderá optar por ilustrá-la segundo critérios próprios de editoração.

Há limite de 20 contos para a obra.

Não serão aceitas obras que tenham mais de uma autoria.

Não haverá devolução das cópias enviadas.

5. Avaliação

As obras inscritas serão avaliadas por uma Comissão de seleção formada por membros da editora Modelo de Nuvem e por escritores e editores convidados pela FestiPoa Literária. A Comissão de seleção será soberana em suas decisões e se reservará ao direito de não realizar a premiação do concurso caso as obras não atinjam a qualidade literária esperada.


6. Resultados e premiação

O resultado do concurso será divulgado até o dia 30 de junho de 2013 no site :
www.modelodenuvem.com.br
O autor selecionado receberá a informação do resultado por e-mail ou telefone.

O autor selecionado receberá como premiação:

1) Edição e publicação da obra pela Modelo de Nuvem até 30 de agosto de 2013.

2) Impressão de 500 cópias para distribuição e venda.

3) Cota de 25 cópias de autor.

4) Lançamento do livro e participação na FestiPoa Literária, como convidado/a de Modelo de Nuvem, em agosto ou setembro de 2013.

5) A FestiPoa Literária acontece em Porto Alegre-RS. Sendo o autor/a vencedor/a oriundo/a de uma outra cidade, o evento cobrirá despesas com passagens aéreas ou terrestres (ida e volta), hospedagem e refeições, apenas no período em que ele/ela participará do evento.

7. Edição e venda da obra

A Modelo de Nuvem terá exclusividade na edição da obra vencedora, assim como o direito de reimprimir novas tiragens para distribuição e venda pelo período de 02 (dois anos) a contar da data da primeira impressão.

O autor/a premiado/a receberá cota de 5% do número de exemplares, sempre que houver novas tiragens.

O dinheiro arrecadado com a venda dos livros será revertido para outras publicações da Modelo de Nuvem – não haverá pagamento, em espécie, para o/a autor/a do livro vencedor.

Por ser uma editora de pequeno porte, a Modelo de Nuvem tem uma distribuição limitada, não podendo ser exigida, por parte do/a autor/a, uma cobertura de distribuição nacional. A venda realizada pela Modelo de Nuvem, exceto algumas livrarias parceiras da editora e da FestiPoa Literária, concentra-se no site da própria editora, onde o livro vencedor terá amplo destaque. A Modelo de Nuvem divulgará, junto aos órgãos de comunicação, o livro vencedor, o que não implica ser de responsabilidade da editora uma assessoria de imprensa exclusiva para o/a autor/a do livro.

8. Disposições finais

· Não poderão participar deste Concurso os membros da Modelo de Nuvem, da equipe de produção da FestiPoa Literária, eventuais convidados para a Comissão de Seleção, assim como seus parentes em primeiro e segundo graus.
· Ao realizar a inscrição neste concurso, os concorrentes expressam seu aceite a todas as disposições contidas neste regulamento.
· O não cumprimento de qualquer das disposições envolvidas neste regulamento acarretará na inabilitação do/a autor/a concorrente.
· Os casos omissos neste regulamento serão avaliados e decididos pela Comissão de seleção.
· Em caso de dúvidas relacionadas à inscrição, escreva para festipoaliteraria@gmail.com

3 de abril de 2013

06.05.2013 - 7º Concurso Literário "Contos no Mediterrâneo"

Informações:
a) Concurso de Contos
b) Voltado apenas a pessoas que estudam ou estudaram português ou galego nos territórios de língua catalã.

Premiação:
I) 1º - 400 € / 2º - Viagem Barcelona-Lisboa-Barcelona / 3º - 100 €

Prazo: 6 de Maio de 2013


Fonte:
http://institutocamoesbarcelona.blogspot.com.es/2013/03/7-concurso-literario-contos-no.html


Organização:
Leitorado de Galego da Universitat Autònoma de Barcelona
Instituto Camões

Contato e Dúvidas:
contosnomediterraneo@sonche.eu


Regulamento:
Até ao próximo dia 6 de maio estará a aberto o prazo para participar no 7º concurso literário CONTOS NO MEDITERRÂNEO, organizado pelo Leitorado de Galego da Universitat Autònoma de Barcelona com a colaboração do Instituto Camões, o Espai Gallec dels Països Catalans e o Centro Galego de Barcelona, destinado a pessoas que estudam ou estudaram português ou galego nos territórios de língua catalã.

Como nos anos anteriores, existem 2 categorias, uma para menores de 18 anos e outra para maiores de 18 anos. O tema é livre e, na categoria de menores de 18 anos, para além de contos, também podem ser apresentados poemas e até banda desenhada.

Entre os prémios há livros, dinheiro em metálico e até um voo Barcelona-Lisboa-Barcelona oferecido pelo Instituto Camões.

Lembrem-se, a data limite para a apresentação dos originais é o dia 6 de maio.


Regulamento e ficha de inscrição:
+ Regulamento e Ficha de Inscrição

Para mais informações podem consultar o sítio web:
+ http://estudisgallecs.uab.cat/contos/

Contato da organização:
+ contosnomediterraneo@sonche.eu

17.05.2013 - 20º Concurso "Histórias do Trabalho"

Informações:
a) Concurso de Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Poesia, Ensaio Acadêmicos (hqs/cartum e fotografias)
b) Inscrições pessoalmente OU pelos correios OU pelo site

Premiação:
I) Publicação em antologia (10% dos exemplares para os autores)

Prazo: 17 de Maio de 2013


Fonte:
http://coordenacaodolivro.blogspot.com.br/2013/04/abertas-as-inscricoes-para-o-concurso.html


Organização:
Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria Municipal de Cultura
Coordenação do Livro e Leitura

Contato e Dúvidas:
cll@smc.prefpoa.com.br


Regulamento:
1. INSCRIÇÕES:
1.1. Gratuitas e abertas ao público em geral.
1.2. Período: de 01 de abril a 17 de maio de 2013.
1.3. Cada participante poderá se inscrever com apenas 01 trabalho em cada uma das seguintes categorias: Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Poesia, Ensaio Acadêmico e Histórias em Quadrinhos/Cartum; e com 03 trabalhos na Categoria Fotografia.
1.4. As inscrições podem ser feitas de três formas:
1.4.1. INSCRIÇÃO NA CLL: cada candidato deverá entregar 04 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e trazer os dados para preencher sua ficha de inscrição (anexo 1). No caso das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será entregue apenas um exemplar de cada trabalho e os dados de identificação exigidos na ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre - RS).
1.4.2. INSCRIÇÃO PELO CORREIO: cada candidato deverá enviar 04 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). No caso das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será enviado apenas um exemplar de cada trabalho e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 11 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço: Concurso Histórias de Trabalho - Coordenação do Livro e Literatura. Av. Erico Verissimo, 307. Bairro Menino Deus. Porto Alegre – RS. CEP: 90160-181
1.4.3. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: cada candidato deverá enviar o arquivo (formato WORD ou PDF) de cada trabalho inscrito e preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Essa modalidade de inscrição não contempla as Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinho/Cartum. As inscrições só poderão ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 17 de maio, depois desse horário, o acesso será bloqueado. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre).

Site para inscrição:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=171

1.5. No trabalho, deverão constar apenas o título e a Categoria em que o trabalho deve ser inscrito. Após a inscrição, a equipe da Coordenação do Livro e Literatura os identificará pelo número de inscrição. Não serão aceitos trabalhos com o nome ou com o pseudônimo do autor.
1.6. Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos (não publicados em nenhum veículo impresso ou eletrônico), com exceção das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, cujos trabalhos não selecionados na edição anterior deste Concurso, podem ser reinscritos no ano seguinte.
1.7. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos e passarão a constituir o acervo do concurso.
1.8. A seleção dos trabalhos inscritos implica na automática autorização do autor, para publicação e distribuição do livro Coletânea Histórias de Trabalho 2013.
1.9. A lista dos trabalhos inscritos (número de inscrição, título e categoria) será publicada no Diário Oficial
de Porto Alegre.
1.10. É vedada a participação dos funcionários em atividade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, conforme a Lei Complementar Nº 133/85 - Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre. Estão incluídos neste impedimento os cargos em comissão (CCs), os estagiários, os funcionários terceirizados e os funcionários de autarquias. Funcionários aposentados podem participar.
1.11. Os trabalhos que não obedecerem às normas acima estabelecidas serão automaticamente desclassificados.

2. CATEGORIAS:
2.1. Histórias Verdadeiras: São textos que trazem as memórias do trabalhador. O autor poderá contar a sua história ou narrar algo que tenha tomado conhecimento. Os textos não deverão ultrapassar o limite de 10 páginas digitadas (fonte 12, folha tamanho A4) ou 15 manuscritas (folha tamanho A4).
2.2. Histórias Inventadas: Concorrem contos que tem como tema central ou como cenário uma situação de trabalho. As histórias não deverão ultrapassar o limite de 10 páginas digitadas (fonte 12, folha tamanho A4) ou 15 manuscritas (folha tamanho A4).
2.3. Poesia: retrata o mundo do trabalho através da linguagem poética. Não há limite de versos ou páginas (folha tamanho A4).
2.4. Ensaio Acadêmico: Textos originários de dissertações, teses, monografias e/ou pesquisas de cunho analítico e acadêmico sobre questões relativas ao trabalho no Brasil. Os textos deverão ser, obrigatoriamente, digitados em folha de papel A4, no formato vertical, com limite de 35 páginas, em fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e fonte 10 para as citações longas e notas de rodapé, espaçamento de linha 1,5 (Normas da ABNT).
2.5. Histórias em Quadrinhos/Cartum: Deverão abordar o tema trabalho, não podendo ultrapassar 4 páginas.
2.6. Fotografia: São fotografias de cenas de trabalho. Não há especificação no que diz respeito ao tamanho da foto e podem ser colorida ou P&B.
2.6.1. As fotos selecionadas em que apareçam pessoas identificáveis só serão publicadas com autorização do fotografado. A apresentação da referida autorização é de responsabilidade exclusiva do autor.
2.6.2. Se não for possível a autorização escrita da pessoa fotografada, o autor deverá apresentar uma justificativa, por escrito, à Comissão Organizadora do concurso, que aceitará ou não, com base na legislação em vigor. Em caso positivo, o autor responsabiliza-se, automaticamente e exclusivamente, por eventuais indenizações decorrentes ou pelo seu ressarcimento.
2.6.3. É vedada fotografia de criança e adolescente, em face da proibição de exploração do trabalho do menor, nos termos do art. 7°, XXXIII da Constituição da República/1988.

3. SELEÇÃO
3.1. Os trabalhos, resguardado o anonimato dos autores, serão julgados por 18 jurados, especialistas em literatura, artes visuais e representantes do movimento sindical e popular, que receberão, cada um, o cachê no valor de R$ 500,00, (Quinhentos Reais) que correrão por conta da dotação 1003-2429339036.
3.2. A Comissão de Seleção terá como critérios gerais: a criatividade, o ineditismo e a qualidade do trabalho, seja do ponto de vista estético ou de normas da língua.

3.2.1. Os critérios específicos em cada categoria serão:

Histórias Inventadas e Histórias Verdadeiras:
a) fidelidade ao tema proposto (o trabalho);
b) clareza ao comunicar a história;
c) diversidade dos temas/ofícios;
d) interesse para o leitor (seja pela situação contada ou pelo modo como narrada)
e) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

Ensaio Acadêmico (textos oriundos de dissertações, teses, monografias e/ou pesquisas de cunho analítico e acadêmico sobre questões relativas ao trabalho no Brasil):
a) fidelidade ao tema proposto (o trabalho);
b) clareza ao dissertar sobre o tema;
c) correto embasamento teórico;
d) interesse para o leitor;
e) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

Poesia
a) fidelidade ao tema proposto;
b) criatividade;
c) ineditismo
d) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

Histórias em Quadrinho e Cartum e Fotografia
a) fidelidade ao tema proposto;
b) criatividade;
c) ineditismo;
d) qualidade estética.

3.2.2 A Comissão Julgadora atribuirá a cada trabalho pontuação na escala de 1 a 5 para cada critério supracitado, sendo que a nota mínima, 1, deverá ser atribuída ao critério que menos se adequar aos objetivos deste concurso e a nota máxima, 5, àquele que melhor se adequar ao mesmo. Os selecioandos serão aqueles que atingirem os maiores valores no somatório de pontos.

3.2.3 As pontuações não serão divulgadas. A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada pelos critérios que balizam sua escolha.
3.2.4 Os textos deverão ser, obrigatoriamente, digitados em folha de papel A4, no formato vertical, com limite de 35 páginas, em fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e fonte 10 para as citações longas e notas de rodapé, espaçamento de linha 1,5 (Normas da ABNT).”Categoria Poesia:“Poesia: retrata o mundo do trabalho através da linguagem poética. Não há limite de versos ou páginas (folha tamanho A4).”

4. PREMIAÇÃO:
4.1. Os trabalhos selecionados, nas seis modalidades, serão premiados com a publicação no livro Coletânea Histórias de Trabalho – 2013.
4.1.1.Dez por cento (10%) do total da tiragem da 1ª edição livro Coletânea Histórias de Trabalho – 2013, será dividido entre os autores selecionados, como cota de autor, em partes iguais, a título de pagamento de direitos autorais.
4.2. Serão selecionados para integrar o livro Coletânea Histórias de Trabalho 2013: 10 (dez) Histórias Verdadeiras, 10 (dez) Histórias Inventadas, 10 (dez) Poesias, 01 (hum) Ensaio Acadêmico, 05 (cinco) Histórias em Quadrinhos/Cartum e 10 (dez) Fotografias.
4.3. A comissão organizadora não se responsabiliza por problemas de revisão de dados cadastrais cuja ficha de inscrição não apresente as informações completas.
4.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
OBS: As fotos e textos enviados serão usadas, única e exclusivamente, para divulgação do evento em jornais, revistas, sites que se interessarem em divulgar jornalisticamente o concurso, em exposições, e num possível livro a ser editado com as melhores imagens. Os trabalhos não farão parte de qualquer tipo de banco de imagens para comercialização nem serão utilizadas com fins de publicidade, a não ser com autorização por escrito de seus autores, detentores dos direitos patrimoniais e morais sobre a obra.

5. RECURSOS:
5.1. Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 5 dias úteis antes da abertura das inscrições, com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.
5.1.2. Da decisão da Comissão que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do Livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

6. CRONOGRAMA DA 19ª EDIÇÃO DO CONCURSO:
6.1. Inscrições: de 01 de abril a 17 de maio de 2013.
6.2. Seleção: primeira quinzena de agosto de 2013.
6.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2013.
6.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.

6. INFORMAÇÕES:
6.1. Informações sobre o concurso poderão ser obtidas através dos telefones (51) 3289 8071/ 3289 8072 / 3289 8074, do e-mail: cll@smc.prefpoa.com.br ou pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/smc


Coordenação do Livro e Literatura
Centro Municipal de Cultura,
Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
(Av. Érico Veríssimo, 307. CEP: 90160-181)

Porto Alegre, 27 de março de 2013.

Roque Jacoby
Secretário Municipal da Cultura


Download do Regulamento e Ficha de Inscrição:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/default.php?reg=402&p_secao=184

17.05.2013 - 22º Concurso Poemas no Ônibus e no Trem de Porto Alegre

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrições pessoalmente OU pelos correios OU pelo site

Premiação:
I) Publicação em antologia (30% dos exemplares a serem divididos entre os autores)
II) Veiculação no transporte coletivo de Porto Alegre

Prazo: 17 de Maio de 2013


Fonte:
http://coordenacaodolivro.blogspot.com.br/2013/04/o-concurso-poemas-no-onibus-e-no-trem.html


Organização:
Prefeitura de Porto Alegre - SMC
EPTC, Companhia Carris Porto-Alegrense, ATP e Trensurb

Contato e Dúvidas:
poemasonibus@smc.prefpoa.com.br



Regulamento:
1. DA FINALIDADE:
Estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção poética. Para tanto, o Município de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Companhia Carris Porto-Alegrense, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A - Trensurb, propõem a 22ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e 10ª edição do Poemas no Trem, que selecionará até 50 (cinquenta) poemas, de acordo com a demanda por parte das empresas de transporte coletivo, para veiculação na frota de ônibus de Porto Alegre e nos trens da Empresa Trensurb, ressaltando a soberania do Júri na seleção dos mesmos.

2. DA ORGANIZAÇÃO:
O concurso será organizado pela PMPA, através da Secretaria Municipal da Cultura.

3. DA INSCRIÇÃO:

3.1. As inscrições podem ser feitas de 01 de abril a 17 de maio de 2013, e podem ser feitas de três formas:
3.1.1. INSCRIÇÃO NA COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA (CLL): cada candidato deverá entregar 06 (seis) cópias do trabalho inscrito e trazer os dados para preencher sua ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura / Editora da Cidade (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre - RS).
3.1.2. INSCRIÇÃO PELO CORREIO: cada candidato deverá enviar 06 (seis) cópias do trabalho inscrito e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 18 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço:
Concurso Poemas no Ônibus e no Trem Edição 2012
Coordenação do Livro e Literatura
Av. Erico Verissimo, 307, Bairro Menino Deus
Porto Alegre / RS CEP: 90160-181

A confirmação da inscrição pode ser feita pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br

3.1.3. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: cada candidato poderá inscrever APENAS um poema, sob pena de anulação, que deverá ser enviado em formato Word junto com a ficha de inscrição, disponível no site da Prefeitura, preenchida com todos os dados solicitados nela: nome completo, endereço completo, telefone para contato, e-mail, profissão, como ficou sabendo do concurso, título do trabalho. Se não houver título, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso.
As inscrições só poderão ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 17 de maio, depois desse horário, o acesso será bloqueado. Se por ventura o sistema aceitar o ingresso de inscrição, a mesma não será considerada válida após o horário estipulado acima. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).
A confirmação da inscrição pode ser feita pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.

Site para inscrição:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=172

IMPORTANTE: Cada participante só poderá realizar uma única inscrição pela internet, mais de uma implicará na desclassificação automática do candidato no concurso.

ATENÇÃO: quando for feito o anexo do arquivo do poema, o mesmo deverá conter apenas o poema e título, se houver.

3.2. As inscrições SOMENTE serão efetivadas mediante a entrega do poema de acordo com as seguintes regras:

3.2.1. cada candidato poderá inscrever somente 1 (hum) único poema que deve ser inédito; entende-se como inédito o poema nunca antes publicado em QUALQUER veículo, seja impresso ou eletrônico (sites, blogs etc).
3.2.2. o poema deverá ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), em Língua Portuguesa;
3.2.3. entregar 06 (seis) cópias do poema, quando efetuada a inscrição na CLL ou pelo Correios. A inscrição pela Internet obedecerá outra norma.
3.2.4 não serão aceitas cópias manuscritas; os poemas inscritos deverão ser entregues datilografados ou digitados em folha de papel A4 ou ofício, em fonte 12, espaçamento de linha 1,5, no formato vertical e sem imagens, contendo no máximo 45 toques cada verso. Leia-se toque qualquer tecla acionada no teclado no ato da digitação do texto: pontuação, espaço, etc. Não serão aceitas inscrições de poemas no formato horizontal da folha.
3.2.5 em cada cópia constará, além do poema, APENAS o título do trabalho.
3.2.6 no caso de inscrições pelos Correios e/ou pessoalmente, NÃO serão aceitos trabalhos que não estiverem estritamente de acordo com este REGULAMENTO e, em envelope anexo, o candidato deverá enviar a ficha de inscrição (anexo 1) preenchida com todos os dados solicitados:

• Nome completo.
• Dados de documento de identidade (número, órgão expedidor, local de expedição);
• Endereço completo;
• Telefone para contato;
• E-mail, se houver;
• Profissão;
• Como ficou sabendo do concurso e por que está participando;
• Título do trabalho; se não houver título, o autor deverá identificá-lo com o primeiro verso.

3.3. A organização do concurso não se responsabiliza por eventuais problemas de revisão de poemas cuja ficha de inscrição não apresente os dados completos (artigo 3.2.6)

3.4. Os poemas enviados que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO terão automaticamente suas inscrições invalidadas.

3.5. As inscrições que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO serão automaticamente invalidadas.

Obs: Caso ocorra qualquer problema na inscrição do candidato pela internet , em hipótese alguma deverá ser enviado um novo trabalho, isso implicará numa nova inscrição, não permitida pelo REGULAMENTO. Neste caso, o participante deve procurar a organização do concurso pelos contatos: 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br


4. DA PARTICIPAÇÃO:
4.1. O Concurso é aberto a todos os interessados, exceto aos funcionários da PMPA, de acordo com a LC 133/85 (CC´s, estagiários, terceirizados e funcionários de autarquias), e dos parceiros da ATP, Carris e Empresa Trensurb. Essa exceção não se aplica aos aposentados.
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.
O ato da inscrição de todos os trabalhos implica automaticamente na cessão dos direitos autorais para publicação (adesivos, coletânea Poemas no Ônibus e no Trem e meios eletrônicos) ou utilização em qualquer outra forma de veiculação do Projeto, sempre que assim for decidido pela SMC.

5. DA SELEÇÃO:
5.1. A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura (CLL), designará um júri composto por 5 (cinco) pessoas representativas da área da literatura, nomeado pelo Secretário Municipal da Cultura através de Portaria. A este júri confere-se o poder soberano de seleção de até 50 poemas.

5.2. A Comissão de Seleção terá como critérios:
Criatividade, Ineditismo, Qualidade do Texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).
5.2.1 A Comissão Julgadora atribuirá a cada trabalho pontuação na escala de 1 a 5 para cada critério supracitado, sendo que a nota mínima, 1, deverá ser atribuída ao critério que menos se adequar aos objetivos deste concurso e a nota máxima, 5, àquele que melhor se adequar ao mesmo. Os premiados serão aqueles que atingirem os maiores valores no somatório de pontos.
5.2.2. As pontuações não serão divulgadas. A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada pelos critérios que balizam sua escolha.

5.3. A arte gráfica da matriz onde o poema será impresso é elaborada por uma equipe especializada e, uma vez inscrito o poema, o autor concorda com essa condição, isentando-se de qualquer questionamento quanto à apresentação gráfica da matriz. OBS: a disposição visual do poema será mantida tal qual o autor inscreveu no concurso.

5.4. O corpo de jurados receberá a título de cachê pelo trabalho de seleção dos poemas o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) a cada jurado.

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:
O resultado do Concurso será divulgado durante o mês de setembro de 2013, e pode ser conhecido através do telefone 156 (número de informações da PMPA), do site da PMPA (www.portoalegre.rs.gov.br, entrar em Secretarias, clicar em Cultura, depois em Literatura e Poemas no Ônibus) e terá publicação no Diário Oficial de Porto Alegre e em jornal de grande circulação na Cidade.
Os autores selecionados serão avisados por telefonema ou e-mail, em momento oportuno. A coletânea dos poemas selecionados/2013 será lançada na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.


7. DOS RECURSOS:
7.1.Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 05 (cinco) dias úteis antes da abertura das inscrições com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.

7.2 Da decisão da Organização do Concurso que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do Livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

8. DA PREMIAÇÃO:
O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas nos ônibus de Porto Alegre e trens da Trensurb, e a edição e lançamento de livro com os poemas selecionados, mais uma cota de livros equivalente 30% do total da edição, valor a ser dividido entre os autores selecionados a título de quitação de direitos autorais.

9. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:
As despesas decorrentes do presente Concurso correrão por conta da dotação orçamentária n° 1003.2429.339036;1003.2429.339039;1003.2429.339031.

10. DAS OUTRAS DISPOSIÇÕES:
A inscrição dos trabalhos neste concurso implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela SMC, observada a legislação pertinente.

11. DO CRONOGRAMA:
11.1 Inscrições: de 01 de abril a 17 de maio de 2013.
11.2 Seleção: primeira quinzena de agosto de 2013.
11.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2013.
11.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.


INFORMAÇÕES e obtenção do inteiro teor do Regulamento.

Coordenação do Livro e Literatura
Centro Municipal de Cultura
Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
(Av. Erico Verissimo, 307; CEP: 90.160-181)
e-mail: poemasonibus@smc.prefpoa.com.br;
www.portoalegre.rs.gov.br/smc
Telefone: 0xx 51 3289 8074
Horário: das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Porto Alegre, 27 de março de 2013.

Roque Jacoby
Secretário Municipal da Cultura


Download do Regulamento e Ficha de Inscrição
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/default.php?reg=402&p_secao=184

Resultado - Concursos da Estância da Poesia Crioula


A Estância da Poesia Crioula tem a Honra de anunciar os resultados do 2º Concurso de Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun e 2º Concurso de Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo.

A premiação ocorrerá em Porto Alegre, no mês de abril de 2013, em data e local a serem confirmados e previamente informados.

A Academia Xucra do Rio Grande agradece a participação de todos e reforça o convite para continuarem prestigiando seus eventos culturais.



2º CONCURSO DE POESIA GAUCHESCA
JAYME CAETANO BRAUN

1º Lugar: “Um poema a guitarra alheia”
Autor: Ubirajara de Freitas Lopes
Camaquã – RS

2º Lugar: “Charqueadas e Charqueadores”
Autor: Evilácio Saldanha
Porto Alegre – RS

3º Lugar: “Chasque ao Patrão Celestial”
Autores: Sebastião Teixeira Corrêa e Alberto Salles
Caxias do Sul – RS

4º Lugar: “Taperas”
Autor: Élson Lemos
Guaíba – RS

5º Lugar: “Cavalinho de Pau”
Autor: Milton Souza
Porto Alegre – RS


2º CONCURSO DE CAUSO GAUCHESCO
APPARICIO SILVA RILLO

1º Lugar: “Quando Terêncio levou a Zaina no veterinário ”
Autor: Luiz César Soares
Gravataí – RS

2º Lugar: “Ficção na madrugada gaúcha”
Autor: Flávio Luiz Stein Garcia
Canoas – RS

3º Lugar: “Sem Sangue – O Degolador”
Autores: Athos Ronaldo Miralha Cunha
Santa Maria – RS

4º Lugar: “Um Santo Campeiro”
Autor: Vitor Biasoli
Santa Maria – RS

5º Lugar: “Papai Noel dá em árvore”
Autor: César José Tomazzini Liscano
Viamão – RS


Fonte:
Recebido por e-mail

Concursos literários em risco de extinção

Todo ano pós-eleitoral repete-se a mesma história: diversos concursos literários correm risco de extinção por conta das mudanças nos cargos públicos. Este ano, o Concurso Literário de Suzano, que realizou sua oitava edição em 2012, está na lista dos que podem ser encerrados.

Recebemos e-mail do organizador das edições passadas, o escritor Sacolinha, solicitando que os interessados entrem em contato com a Secretaria de Cultura e com a Ouvidoria do município para questioná-los sobre a continuidade do certame. O escritor ainda ressalta que, independente dos moldes do concurso, o importante é que seja realizado um projeto que revele, prestigie, valorize e divulgue os novos escritores.

Para os interessados em apoiar esta reivindicação, colocamos à disposição os contatos dos órgãos responsáveis pela extinção ou continuidade do Concurso Literário de Suzano:

Secretaria de Cultura

Ouvidoria Municipal

Resultado - III Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil

Infantil

Primeiro lugar: Ulisses – O computador que queria ser gente, de Homero Fonseca (PE)

Segundo lugar: O leopardo da Letícia, de Ana Margarida Mignone (RJ)

Terceiro lugar: Cadê a letra que estava aqui?, de Marco Aurélio Pinotti Catalão (SP).


Juvenil

Primeiro lugar: Plin, porompim, plaf, puft, de Cecy Fernandes de Assis (SP)

Segundo lugar: Contrato com vampiros, de Délcio Teobaldo de Sousa (RJ)

Terceiro lugar: Armadilhas do Sr. Distinto, de Vinícius Baldissera Ugolini (SC)


Os autores contemplados têm a chance de publicar as obras pela Cepe Editora.

A avaliação das obras ficou a cargo da comissão julgadora composta pelas escritoras Luzilá Gonçalves Ferreira, Vanja Carneiro Campos, Maria Lenice Gomes da Silva e pelos professores universitários Haideé Camelo Fonseca e Janilto Andrade.

Inicialmente, o resultado seria divulgado logo no início de 2013, masteve que ser adiado devido ao grande números de inscrições: 892 concorrentes de diversos estados. O maior número de inscrições é de Pernambuco (218), seguido de São Paulo (167) e Rio de Janeiro (102), superando as expectativas.


Fonte:
Dica da autora-leitora Cecy Fernandes
http://www.cepe.com.br/index.php/noticias