Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Entrevista - Eduardo Spohr

Ontem publicamos a entrevista com o Eduardo na nossa novíssima revista. Hoje a republicamos por aqui, para que ninguém deixe de ler!


por Ana Paula Scolari Rocha


Visando sempre acrescentar algo de bom na bagagem dos nossos leitores nesta jornada dos desafios literários, preparamos uma série de entrevistas com personalidades que têm muito a ver com o público deste blog. Conversamos com escritores que apostaram nos concursos literários como forma de impulsionar ou de iniciar suas carreiras e que, tendo o merecido reconhecimento, colhem até hoje os excelentes frutos desse plantio.

A primeira figura que dividiu conosco um pouco das suas experiências foi o escritor carioca Eduardo Spohr, 36 anos, que também é professor, blogueiro e podcaster no Nerdcast (podcast do blog Jovem Nerd).

Eduardo Spohr, escritor carioca que iniciou a carreira com uma premiação

Graduado em Publicidade e em Jornalismo, Eduardo possui em seu currículo literário diversas obras publicadas e a surpreendente marca de quinhentos mil livros vendidos (2012).

Só do seu primeiro romance, intitulado A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo (2010, Verus Editora) foram quatrocentas mil cópias vendidas. O livro foi vencedor do concurso literário II Prêmio Fábrica de Livros, uma iniciativa da Fundação Gutemberg de Artes Gráficas e do SENAI-RJ, no ano de 2007, na categoria romance. Recebeu como prêmio uma tiragem de cem exemplares, que foram rapidamente vendidos na Nerdstore (loja do blog Jovem Nerd). Devido ao sucesso da obra como iniciativa independente, surgiu o convite para publicação por parte da Editora Record (selo Verus), que ocorreu em 2010.


O segundo romance, Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida – Livro 01 (2011, Verus Editora), faz parte da trilogia do gênero fantasia que aborda a temática anjos x anjos x demônios em contextos históricos e que vem obtendo grande êxito. A trilogia Filhos do Éden é um prequel da obra A Batalha do Apocalipse. Enveredando o sucesso do primeiro, Herdeiros de Atlântida já vendeu cem mil exemplares e será sucedido por Filhos do Éden: Anjos da Morte – Livro 02, obra muito aguardada, que está em fase de revisão e que será lançada no começo de 2013.

Atualmente, Eduardo também ministra o curso de Estrutura Literária na Faculdade Hélio Alonso (Rio de Janeiro-RJ, campus Botafogo).

----------

"...o prêmio que recebi por ter vencido esse concurso foram 100 livros de graça. Com esse montante começamos a vender A Batalha do Apocalipse na NerdStore. Foi o início de tudo."


----------


Concursos Literários: Em que momento decidiu tornar-se um escritor?

Eduardo Spohr: Olha, difícil dizer. Mas eu me lembro que desde uns 6 anos gostava de criar histórias, desenhar, fazer histórias em quadrinhos (tosquíssimas, claro hehe). Depois comecei a escrever contos. Depois romances em caderno, escritos à mão. O RPG também ajudou um bocado, me deu uma prática em criar tramas e trabalhar personagens.

Concursos Literários: Quais autores(as) você admira? Há algum(a) que sirva de inspiração ou referência?

Eduardo Spohr: Puxa, tem vários. Cito alguns: Stephen King, José Louzeiro, Ken Follet, James Clavell, Edney Silvestre, Tolkien, Lovecraft, Robert E. Howard, um montão.

Concursos Literários: Do que um livro precisa para ser bom?

Eduardo Spohr: O conceito do que é bom varia muito de pessoa para pessoa. Pode ser algo muito particular. Então numa visão bem direta eu diria que um livro é bom quando você gosta dele. E o motivo pelo qual você gosta é, como eu disse, algo extremamente pessoal.

Concursos Literários: Você costuma participar de concursos literários?

Eduardo Spohr: Sim, já participei de vários. São uma boa alternativa para divulgar os livros.

Concursos Literários: O seu livro A Batalha do Apocalipse foi vencedor de um concurso literário. Como este prêmio contribuiu para a publicação? Você encontrou muitas dificuldades nesse processo?

Eduardo Spohr: Contribuiu muitíssimo porque o prêmio que recebi por ter vencido esse concurso foram 100 livros de graça. Com esse montante começamos a vender A Batalha do Apocalipse na NerdStore. Foi o início de tudo.

Concursos Literários: De que forma você acredita que os concursos literários podem influenciar a carreira de um escritor?

Eduardo Spohr: Depende de cada autor. No meu caso foi assim como eu disse acima. Mas sem dúvida a divulgação da obra e a chancela de uma banca ajudam no reconhecimento da obra.

Concursos Literários: Como você vê o mercado editorial atual? Quais são os maiores desafios da profissão de escritor?

Eduardo Spohr: O mercado de livros no Brasil nunca esteve tão bom, o que é uma ótima notícia tanto para os leitores quanto para os próprios autores. O grande desafio de um escritor, creio, é ele mesmo. É necessário ter muita disciplina para escrever uma obra e perseverança para correr atrás de que ela seja de alguma forma publicada ou lida por um público. Não é algo fácil. É necessário muita concentração e força de vontade, mas creio que é assim com tudo na vida, né?

Concursos Literários: Quais são os seus projetos literários para o futuro?

Eduardo Spohr: O meu próximo livro se chamará Anjos da Morte, e será o segundo da série Filhos do Éden. Desta vez, o cenário serão as grandes guerras do século XX.


Blog do Eduardo Spohr:
Twitter: @eduardospohr


Agradecemos ao Eduardo pela gentileza de conceder esta entrevista e esperamos que vocês, leitores-autores, gostem tanto de lê-la quanto gostamos de produzi-la!

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)