31 de maio de 2012

Resultado - 4º Concurso de Contos ler&Cia - Grupo Livrarias Curitiba - Revista ler&Cia

Resultado do 4º Concurso de Contos ler&Cia

O IV Concurso de Contos ler&Cia recebeu 865 inscrições entre os meses de Março e Abril de 2012.

A seleção foi realizada por 3 jurados e foram selecionados os seguintes contos:

Nilton Silveira - Pois é, comadre... (Porto Alegre-RS)
Luís Roberto de Souza - Sobre o não-dito (Porto Alegre-RS)
Franco Caldas Fuchs - Casca Grossa (Curitiba-PR)
Sérgio Bernardo - Fora de concentração (Nova Friburgo – RJ)
Rafael Budni - A condição humana (Curitiba-PR)
Murilo Bevervanso Lense – Dórian (Curitiba-PR)

Cada autor receberá o prêmio de R$ 500,00 em vale-compras e terá o seu conto publicado em uma edição da revista ler&Cia entre de Julho de 2012 a Maio de 2013.

Agradecemos a todos que participaram e parabenizamos os autores dos seis contos selecionados.

Parabéns!

Grupo Livrarias Curitiba


Fonte:
http://www.livrariascuritiba.com.br/content.aspx?idChannelType=3&idChannel=22

05.08.2012 - Concurso Cultural "Poesia Urbana"

Informações:
a) Concurso de poesias
b) Inscrição pelo site

Premiação:
I) Exposição itinerante dos textos em banners e publicação em sacos de pães

Prazo: 05 de Agosto de 2012


Fonte:
http://www.unifebe.edu.br/poesiaurbana2012


Organização:
Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
(47) 3211-7241 ou 3211-7223
E-mail: poesiaurbana@unifebe.edu.br


Regulamento:
A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, no uso de suas atribuições legais, de conformidade com o artigo 37 do Estatuto da Unifebe resolve tornar público o presente Edital para o Concurso Cultural “Poesia Urbana”, com a observância dos seguintes procedimentos:

1. DA FINALIDADE
1.1. O Centro Universitário de Brusque – Unifebe, com o propósito de promover as competências culturais e artísticas, oferece o Concurso Cultural “Poesia Urbana”, que ocorrerá no período de 23 de maio a 29 de agosto de 2012.

2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1. Poderão participar do Concurso: comunidade externa brasileira, acadêmicos, professores, bem como funcionários técnico-administrativos do Centro Universitário de Brusque – Unifebe e nele serão considerados autores.
2.2. Não será permitida a inscrição de autores menores de 16 (dezesseis) anos.

3. DA POESIA
3.1. O autor poderá participar individualmente com 01 (um) poema de no máximo 30 (trinta) palavras, sem necessidade de pseudônimo.
3.2. Os poemas deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
3.3. O tema da poesia é livre, com a obrigatoriedade de ter título e ser inédita.
3.4. A poesia não pode ter sido publicada em meio impresso ou eletrônico até o término do período de inscrições.
3.5. Não serão aceitos poemas com teor comercial, ofensivo ou que promovam discriminação por motivo de origem, cor, raça, sexo, idade, opinião política, ideologia, crença ou consciência.

4. DA INSCRIÇÃO
4.1. As inscrições devem ser realizadas de 23 de maio a 05 de agosto de 2012 por meio do site:
http://www.unifebe.edu.br/poesiaurbana2012/inscrevase.php.
4.2. A inscrição é gratuita e sua confirmação é realizada mediante preenchimento de formulário próprio online, encontrado no site do concurso.

5. DO JULGAMENTO E DO RESULTADO
5.1. Os poemas serão avaliados por uma Comissão Julgadora designada pela Reitoria.
5.2. Os integrantes da Comissão Julgadora não poderão, em hipótese alguma, se inscreverem no presente Concurso.
5.3. A Comissão Julgadora na avaliação dos poemas apresentados observará os critérios de originalidade e criatividade na abordagem e sensibilidade e adequação ao tema proposto em local e data oportunamente divulgados.
5.4. Os poemas regularmente inscritos serão submetidos à Comissão Julgadora que selecionará:
I. No mínimo 20 (vinte) participantes escolhidos com os melhores poemas para receber como prêmio e a título de Direito Autoral, menção honrosa por meio de certificado, a ser entregue em local e data a serem oportunamente divulgados;
II. No mínimo 20 (vinte) poemas serão escolhidos e recitados na cerimônia de entrega dos certificados e expostos em banners, em exposição itinerante;
III. No mínimo, dentre os 20 (vinte) selecionados, serão sorteados 10 (dez) poemas para impressão em sacos de pães distribuídos em panificadoras de Brusque, vinculadas ao Núcleo de Panificadoras da Associação Empresarial de Brusque-ACIBr.
5.5. Os participantes que não puderem comparecer ao evento receberão suas menções honrosas por e-mail ou poderão retirá-las na Assessoria de Comunicação Social da UNIFEBE, no prazo de até 60 (sessenta) dias.
5.6. A seleção ocorrerá no período de 06 a 12 de agosto de 2012 e o resultado será anunciado no dia 27 de agosto de 2012 por meio de um Comunicado da Proppex publicado no site da UNIFEBE.
5.7. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de agosto de 2012 em local e horário a ser previamente divulgado.

6. DOS DIREITOS AUTORAIS
6.1. Todos os poemas cedidos pelos autores e inscritos no concurso poderão ser divulgados no site da Unifebe, bem como em qualquer material e formato de divulgação ou veículo de comunicação, sem qualquer ônus, renunciando os autores desde a sua inscrição no presente Concurso a qualquer direito de ordem patrimonial, na forma da Lei nº 9.610/98 (Lei do Direito Autoral).
6.2. Ao participarem do presente Concurso, os autores autorizam tacitamente a Unifebe/FEBE a divulgar suas poesias com o respectivo crédito para fins culturais e educacionais, na forma da Lei nº9.610/98, pelo período de 03 (três) anos, podendo ser renovado a critério das partes.
6.3. Os participantes, ao inscreverem e enviarem seus poemas aceitam, ainda que tacitamente, as regras e orientações deste Edital, as emanadas da Comissão Julgadora e as definidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
6.4. Os autores ficam desde já plenamente cientificados de que responderão por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei nº 9.610/98 (Lei do Direito Autoral), caso se enquadrem em um ou mais desses quesitos, isentando desde já a Unifebe/FEBE de qualquer ônus ou responsabilidade.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. O presente Concurso é de caráter estritamente cultural, não envolvendo qualquer modalidade de sorte, pagamento ou necessidade de aquisição ou uso de bens, direitos e/ou serviços.
7.2. Mais informações sobre o Concurso podem ser obtidas pelos telefones (47) 3211-7241 ou 3211-7223 ou, ainda, pelo e-mail:
poesiaurbana@unifebe.edu.br.
7.3. Os casos omissos neste Edital ou que suscitarem dúvidas durante a realização do presente Concurso serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Brusque, 23 maio de 2012.
Profª Heloisa Maria Wichern Zunino
Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIFEBE

15.06.2012 - PRORROGADO - Concurso de Contos Nelson Rodrigues

Informações:
a) Concurso de Contos
b) Inspirados na obra de Nelson Rodrigues
c) Restrito a residentes no continente europeu
d) Inscrição pela internet

Premiação:
I) 1° colocado: 450 euros / 2° colocado: 300 euros / 3° colocado: 150 euros

Prazo: 15 de Junho de 2012


Fonte:
http://nelsonrodrigues100anos.wordpress.com/concurso-de-contos/


Organização:
A curadoria do Projeto Nelson Rodrigues, 100 anos de aventura, com o patrocínio da Delegação Permanente do Brasil na Unesco e do Consulado Geral do Brasil em Paris
http://nelsonrodrigues100anos.wordpress.com/contato/


Regulamento:
O Concurso de Contos contará com uma Comissão Julgadora composta de 5 (cinco) membros de notório prestígio literário, artístico e acadêmico, respectivamente: os escritores brasileiros Luciana Hidalgo e Vário do Andarai (ambos Prêmio Jabuti 2007 e 2010 respectivamente ), o escritor e roteirista brasileiro André Sant’Anna, o ator e diretor de teatro francês Thomas Quillardet, e Daniel Rodrigues, professor de Língua, Literatura e História da Arte na Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris III. A Comissão Julgadora será responsável pela análise e cotação dos trabalhos recebidos e a solução dos casos omissos deste regulamento, se houver.

Inscrições

As Inscrições (gratuitas) poderão ser feitas durante o período de 1° de março até 30 de maio de 2012, pela Internet através do Portal Nelson Rodrigues, 100 anos de aventura, por meio da seção “Contato”, ou pelo email:
http://www.nelsonrodrigues100anos.wordpress.com
concursonelsonrodrigues@gmail.com.

Cada autor poderá participar com somente 1 (um) CONTO, inédito, em língua portuguesa, inspirado numa obra de Nelson Rodrigues, contendo obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo. O formato final dos contos submetidos ao Concurso não deverá extrapolar o total máximo de 2.000 palavras. Os autores cedem automaticamente os direitos de publicação e divulgação dos seus textos enviados quando de sua inscrição ao Concurso.

Obras e Documentos

1. Os contos enviados devem ser, obrigatoriamente, inéditos e escritos em língua portuguesa, ficando automaticamente desclassificados, em qualquer etapa do Concurso, aqueles já publicados de forma impressa ou virtual, no todo ou em parte, ou divulgadas por qualquer meio de comunicação;

2. Cada autor só poderá inscrever um (1) conto.

3. Os autores deverão comprovar, por meio de documentação oficial, sua moradia no continente europeu. Modalidades de comprovação de residência aceitas: nome na fatura de eletricidade; carta oficial de estabelecimento de ensino que comprova a ligação do autor com o referido estabelecimento; carteira de identidade válidas para as datas indicadas na Inscrição.

Julgamento

O júri será composto por 5 (cinco) especialistas em literatura de reconhecido prestígio nacional e internacional, a saber: os escritores brasileiros Luciana Hidalgo e Vário do Andarai (ambos Prêmio Jabuti 2007 e 2010 respectivamente ), o escritor e roteirista brasileiro André Sant’Anna, o ator e diretor de teatro francês Thomas Quillardet, e Daniel Rodrigues, professor de Língua, Literatura e História da Arte na Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris III; é facultado ao júri não outorgar o prêmio a nenhum dos candidatos inscritos, este não ficando acumulado. Além disso, os componentes do júri poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação decorrente de caso fortuito ou força maior por outros profissionais igualmente especializados e reconhecidos.

Premiação

Os autores vencedores do Concurso de Contos receberão, respectivamente:

1° colocado: 450 euros

2° colocado: 300 euros

3° colocado: 150 euros

As organizadoras estão em contato com editoras e publicações francesas e brasileiras para negociar um apoio ao Concurso no sentido de adquirir obras do referido autor e uma possível publicação em “revues littéraires” francesas, destinados aos vencedores do Concurso de Contos, como complemento ao prêmio em dinheiro.

O(s) prêmio(s) deverá(ão) ser retirado(s) diretamente no dia do evento a ser realizado no mês de Setembro de 2012, na sede da Unesco em Paris.

Os dez melhores contos serão publicados no site oficial dos estudantes da Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris III, o site Voix Lusophone http://voixlusophones.fr , cuja associação de mesmo nome que já confirmou seu grande interesse em participar a divulgação do evento Concurso de contos Nelson Rodrigues 100 anos.

Resultados

Os resultados serão divulgados no dia 23 de agosto, no blog Nelson Rodrigues 100 anos de aventura, dia do nascimento do referido autor, e, na seqüência, os três vencedores, respectivamente 1°, 2° e 3° colocados, receberão email comunicando o resultado.

Disposições Gerais

1. Caberá às organizadoras solucionar quaisquer controvérsias, casos omissos ou pendências advindas da realização do Concurso;

2. Este Regulamento deverá ser colocado à disposição dos interessados no site:
www.nelsonrodrigues100anos.wordpress.com;

3. Os originais e os documentos encaminhados à organização não serão devolvidos.

4. E de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais e à observância das disposições deste Regulamento.

5. A constatação do descumprimento das regras estabelecidas por esse Regulamento, após a divulgação do resultado, implicará na anulação do mesmo e no ressarcimento do valor do prêmio e qualquer complemento à premiação.

6. Os esclarecimentos de dúvidas poderão ser obtidos, pelo e-mail concursonelsonrodrigues@gmail.com .

Fica eleito o Foro da Comarca de Paris, Ilê-de-France, França, para dirimir quaisquer dúvidas ou controvérsias oriundas do presente Regulamento.

Algumas palavras sobre o Concurso Luiz Vilela

por Whisner Fraga


Talvez os ituiutabanos não tenham uma ideia muito clara da importância do Concurso Luiz Vilela, que, durante mais de vinte anos, premiou contistas do país inteiro. O certame, que dava ao vencedor uma boa quantia em dinheiro, que recebia, a cada edição, em torno de mil trabalhos concorrendo ao prêmio, levava o nome de minha cidade natal aos cantos mais recônditos do Brasil. Digo isso com conhecimento de causa, pois, por onde quer que eu vá, quando respondo sobre Ituiutaba, logo já a conectam ao concurso.

Os livros editados com os dez melhores trabalhos circulam por todos os cantos. Recebo com frequência e-mails de gente pedindo exemplares, interessados em ler os contos selecionados. Quando relacionam o prêmio à cidade, logo pensam que aqui há políticos que valorizam a cultura, que reconhecem o valor da literatura. E é fato que deve ser louvado.

Estamos cansados de saber que uma parcela significativa da população saiu da faixa de pobreza, alcançando o status de consumidora. Os da classe C migraram para a B, os da B para a A, fazendo com que nosso povo tivesse acesso aos bens de consumo, embora continue sem acesso aos bens culturais, seja por desinteresse, seja por falta de dinheiro mesmo. Ações que saiam à captura de leitores só podem ser louvadas.

Posso garantir a qualquer um que venha me questionar, que os mil exemplares editados com os dez contos vencedores alcançam uma enormidade de leitores. Um livro em uma biblioteca, um livro lançado ao mundo, é sempre uma surpresa. Como vencedor da edição de 2007 do Prêmio Luiz Vilela, como autor selecionado em quatro outras oportunidades, posso afirmar que a antologia fez muita diferença em minha carreira.

Graças ao concurso, meu nome chegou aos ouvidos de antologistas e de pesquisadores que se interessaram pela minha escrita. Fui convidado a participar de importantes obras, caso da Geração zero zero, que mapeou os melhores escritores contemporâneos da década passada. Meu nome, de boca em boca, alcançou uma pesquisadora norte-americana, que passou a estudar meus dois últimos livros com seus alunos de pós-graduação. De boca em boca, minha prosa encontrou uma editora alemã, que se interessou pelo que faço e que traduzirá um texto meu para a Feira de Frankfurt, em 2013.

Poderia ficar aqui defendendo o concurso durante horas, mas acho que já dei uma boa amostra do meu pensamento. Por motivos que não pretendo abordar neste texto, o prêmio deixa de levar o nome do escritor ituiutabano mais conhecido no Brasil e no mundo. Não tenho dúvida nenhuma que grande parte do sucesso do Concurso Luiz Vilela se deveu ao fato de que o próprio Vilela gerenciava todos os passos do certame. Parece-me que ficou decidido que continuará a existir um prêmio literário em Ituiutaba, só que com outro nome. Não sei se será a mesma coisa, mas espero que sim.


* Whisner Fraga é escritor, autor de, entre outros livros, Abismo poente e Sol entre noites.

Resultado - I Concurso da Academia Sinopense de Ciências e de Letras

Gênero: POESIA

1º - Jardim particular
2º - Vida melodiosa
3º - Nas asas de uma canção


Gênero: CONTO

1º - Surpresa e Glória
2º - Lição de vida e morte
3º - A poltrona mágica


Gênero: CRÔNICA

1º - O leito da vida
2º - Globalização é isso aí!


Viviane Maria Malheiros Dal Berto
Presidente


Fonte:
http://www.asclsinop.blogspot.com.br/

Final do Mês!

Ainda há muitos concursos abertos até o final do dia.
Organize-se, participe e boa sorte!


31.05.2012 - Concurso Literário Foed Castro Chamma
Informações:
a) Concurso de trovas, sonetos, haicais, poemas livres, crônicas e peças teatrais
b) Cada autor poderá enviar até 3 trabalhos por modalidade


31.05.2012 - Concurso Municipal de Biografias de Ponta Grossa
Informações:
a) Concurso de Biografias
b) Tema: personalidades de Ponta Grossa
c) Voltado apenas a residentes em Ponta Grossa
Premiação
I) 03 obras: R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada
II) Publicação: 1000 exemplares - cota de 50 por autor


31.05.2012 - Concurso de Contos Rota das Letras (Macau)
Informações:
a) Concurso de Contos (escritos em Português, Inglês ou Chinês)
b) Macau como pano de fundo, como tema
Premiação
I) Publicação em coletânea trilíngue


31.05.2012 - Prémio Almeida Firmino (Portugal)
Informações:
a) Concursos de Livros Inéditos (Romances, Novelas ou Contos)
b) Voltado a autores portugueses ou residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos
c) Podem ser apresentados trabalhos coletivos
Premiação
I) 1.750,00 €


31.05.2012 - 9º Concurso Literário do SPRC (Coimbra, Portugal)
Informações:
a) Concurso de contos
b) Restrito aos docentes de todos os graus de ensino de Portugal e outros que exerçam funções no Ensino Português no estrangeiro.
c) Subordinado ao tema "De Abril a Maio"
Premiação
I) 1º lugar: 500,00 Euros; 2º lugar: 300,00 Euros; e 3º lugar: 200,00 Euros


31.05.2012 - VI CLIPP - Concurso Literário de Presidente Prudente
Informações:
a) Concurso de conto, crônica e poesia
b) Até 3 trabalhos por autor em cada modalidade
c) Inscrição por e-mail ou correio
Premiação
I) Publicação em antologia, cada autor receberá 15 exemplares


31.05.2012 - XIII Concurso de Poesia Agostinho Gomes (Oliveira de Azeméis, Portugal)
Informações:
a) Concurso de poesia
b) Inscrição por correio ou internet
c) Até 2 poesias inéditas por concorrente
d) Categorias Juvenil e Adulto
Premiação
I) Adulto - 1º lugar: 500 euros; 2º lugar: 250 euros; e 3º lugar: 150 euros
II) Prêmio 'Revelação Juvenil': 125 euros


31.05.2012 - Prémio Literário Karingana Wa Karingana (Moçambique)
Informações:
a) Concurso de contos, novelas ou conjunto de contos
b) Destinado a todos os jovens moçambicanos que terminaram a 12ª classe em 2010 ou 2011
Premiação
I) Bolsa de estudos para Licenciatura por 3 anos na Universidade do Minho em Portugal;
II) Edição conjunta das 3 (três) melhores obras a concurso e de um conto escrito por Mia Couto


31.05.2012 - Concurso de Contos do projeto 'Livro de Graça na Praça'
Informações:
a) Concurso de Contos
b) Tema: Belo Horizonte
Premiação
I) Publicação em antologia (distribuição gratuita durante evento)
II) Passagens, hospedagem e alimentação (para participar do evento)


31.05.2012 - Prêmio LeYa (Portugal)
Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Romances)
Premiação:
I) 100.000 €
II) Publicação da obra (mais detalhes no regulamento)


31.05.2012 - 2º Concurso Literário Pague Menos (Brava Gente Brasileira)
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrição pela Internet ou pessoalmente
c) Tema: Brava gente brasileira
Premiação:
I) 1° Lugar: R$ 1.300,00 / 2° Lugar: R$ 1.200,00 / 3° Lugar: R$ 1.100,00 / 4 ao 6° Lugar: R$ 500,00 / 7 ao 10° Lugar: R$ 300,00.
II) Publicação de coletânea com 100 poesias (5 exemplares para cada autor)


31.05.2012 - I Concurso Literário do Lampião
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Tema: Circo
c) Os autores devem retirar os prêmios pessoalmente


10.06.2012 - PRORROGADO - 12º Prêmio Escriba - Poesias
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrição pelo site, correios ou pessoalmente
Premiação:
I)1º: R$4.000,00 / 2º: R$3.000,00 / 3º: R$2.000,00 - 1º lugar local: R$1.500,00
II) Publicação em antologia (30 poesias - 10 exemplares para cada autor)

10.06.2012 - PRORROGADO - 12º Prêmio Escriba - Poesias

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrição pelo site, correios ou pessoalmente

Premiação:
I)1º: R$4.000,00 / 2º: R$3.000,00 / 3º: R$2.000,00 - 1º lugar local: R$1.500,00
II) Publicação em antologia (30 poesias - 10 exemplares para cada autor)

Prazo: Prorrogado até 10 de Junho de 2012
http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/premioescriba/?p=152

Fonte:
http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/premioescriba/


Organização:
Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
E-mail: bibliotecadepiracicaba@hotmail.com
bibliotecamunicipal@piracicaba.sp.gov.br
Telefone: (19) 3433-3674


Regulamento:
1 – O XII PRÊMIO ESCRIBA DE POESIA, oficializado por Lei Municipal, é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, com o apoio das Instituições Literárias de Piracicaba, com objetivo de dar oportunidade de expressão e manifestação a todo segmento de público.
- Os concorrentes deverão ter a idade mínima de 15 (quinze) anos.

2 – As poesias serão inscritas mediante o cumprimento das seguintes exigências:

2.1 - Quando a inscrição for ENVIADA PELO CORREIO ou ENTREGUE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL:
Os participantes deverão apresentar 3 (três) poesias originais (não há necessidade de ineditismo) em português, de autoria própria, sobre tema livre, digitados em papel A-4 (sulfite), de um lado só, com o máximo de 2 folhas, com letra tamanho 12, fonte Times New Roman ou Arial, espaço entre as linhas 1,5, em 5 (cinco) vias (inclusive para poesias modernas cujo estilo exija uma estética diferenciada). Os trabalhos pornográficos ou eróticos serão sumariamente excluídos.
- Cada poesia deve ter somente o seu título e o pseudônimo do seu autor.
- Em envelope anexo, lacrado, deverão vir os dados confidenciais do autor: nome completo, pseudônimo, idade, endereço completo, inclusive CEP, DDD, telefone, RG, CPF, o título dos trabalhos inscritos. No mesmo envelope lacrado deve ser colocado CD ou DVD com os trabalhos devidamente digitados. Por fora do envelope, devem apenas constar o pseudônimo usado e o título dos trabalhos inscritos. Se o envelope dos dados confidenciais vier aberto, ou se não estiver acompanhado de CD ou DVD com o texto dos trabalhos digitados, o candidato será sumariamente eliminado.

2.2 - Quando a inscrição for enviada pelo site:
Neste caso, os candidatos deverão mandar os três trabalhos inscritos somente para o site:
http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/premioescriba
a) Os arquivos deverão ser enviados no formato DOC (Word)
b) No e-mail deverá constar 4 anexos: para cada uma das poesias um anexo, somente com título e pseudônimo. Em outro anexo (4º) deverá constar a identificação do participante conforme o item 3, alínea b.

3 – Fica assegurada, com o máximo rigor, a confidencialidade dos dados pessoais dos concorrentes. Os envelopes com os dados confidenciais somente serão abertos depois de conhecidos os trabalhos premiados, e os arquivos com os dados pessoais dos candidatos que optarem pela inscrição on-line também ficarão resguardados, sendo absolutamente desconhecidos dos membros da Comissão Julgadora.

4 – As inscrições estarão abertas de 30 de abril de 2012 até 31 de maio de 2012, no seguinte endereço:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE
PIRACICABA, RUA SALDANHA MARINHO, 333 CEP 13400-210
CENTRO – PIRACICABA, SP, TEL e FAX. 0XX19 3433 3674

ou pelo site:
http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/premioescriba.

No caso das inscrições feitas pelo correio, valerá a data do carimbo postal como data da inscrição. As postagens por e-mail serão válidas até o dia 31 de maio de 2012 às 23 horas e 59 minutos.

5 – Os autores do primeiro, do segundo e do terceiro trabalhos classificados receberão um troféu, um diploma e, respectivamente, os valores de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), R$ 3.000,00 (três mil reais) e R$ 2.000,00 (dois mil reais).

6 - Excetuando-se os três primeiros trabalhos premiados em 1º, 2º e 3º lugar , o melhor trabalho de escritor local (natural do município de Piracicaba ou nele residente há mais de dois anos) será premiado com a entrega de um TROFÉU especial, do “Troféu Maria Cecília Machado Bonachella” e da quantia de R$ 1.500,00.

7 – A Secretaria Municipal da Ação Cultural indicará um júri constituído de 05 (cinco) intelectuais de reconhecida capacidade, atuantes na área da literatura, os quais procederão à seleção dos trabalhos inscritos, classificando as 30 (trinta) melhores poesias. Os trabalhos não classificados serão incinerados/deletados após a seleção e premiação.

8 – As 30 (trinta) poesias selecionadas serão reunidas numa Antologia, que será editada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e oferecida aos participantes e entidades culturais sem custos adicionais.

9 – Aos classificados não será paga taxa monetária alguma a título de direitos autorais.

10 – A Secretaria Municipal da Ação Cultural se reserva o direito de veicular a Antologia da maneira que melhor lhe aprouver, sem fins lucrativos.

11 – Os prêmios serão conferidos em cerimônia previamente marcada, a ser realizada no mês de outubro de 2012. Todos os classificados receberão diplomas e 10 (dez) exemplares da antologia.

12 – O julgamento será realizado até o mês de agosto de 2012.

13 – Os concorrentes serão notificados do resultado pelo correio ou por e-mail, e por divulgação na Imprensa a partir da segunda quinzena de setembro.

14 – O simples envio das poesias implica na aceitação direta deste regulamento.

15 – Os trabalhos remetidos em desacordo com este Regulamento (falta de dados precisos, ou de difícil identificação, número incompleto de cópias, envelope confidencial aberto, falta do CD ou DVD e aqueles corrompidos ou infectados etc.) serão sumariamente desclassificados.

16 – A decisão do júri é irrecorrível e não caberão recursos.

17 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e a de seleção e Premiação e pela Coordenadoria do XII Prêmio Escriba de Poesia.

ATENÇÃO : a Comissão de Organização de 2012 está instituindo um PREMIO ESPECIAL para a melhor poesia inscrita entre os participantes na faixa etária de 15 a 17 anos . Este trabalho também será selecionado pela mesma Comissão de Seleção e Premiação

30 de maio de 2012

Concursos literários no Blog Acesso

Concursos literários incentivam novos escritores
Por Bernardo Viana / Blog Acesso

O número de concursos literários realizados ao longo do ano, em todo o país, soma algumas dezenas. Eles se apresentam das formas mais variadas, desde modestos concursos de redação para estudantes até grandes prêmios para a publicação de obras de diferentes gêneros literários. São iniciativas de secretarias de cultura municipais, de editoras ou de instituições culturais que têm como objetivo incentivar a produção literária no Brasil.

Para alguns escritores, tais concursos podem representar a possibilidade de colocar à prova a qualidade de seus textos, submetendo-os à opinião de especialistas. Para outros, significam uma oportunidade de ter seu trabalho publicado. O jornalista Rafael de Castro Caetano acredita que os concursos são, principalmente, uma espécie de laboratório. “Vou publicar um livro, mas antes queria saber como as pessoas reagem ao que escrevo. Como uma espécie de laboratório, sabe? Queria conhecer a opinião de pessoas que não são próximas”, explica.

Rafael diz que perdeu a conta de quantos concursos participou. “Passei anos sem receber sequer uma menção honrosa”, comenta. A primeira conquista do jornalista no campo dos prêmios literários veio em 2007. Rafael ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Poesia de Mogi-Guaçú. “Viajei para Mogi-Guaçú e participei da cerimônia, numa cidade desconhecida para mim. Recebi uma homenagem, com direito a certificado, exemplar da antologia e troféu”, relembra.

O advogado Diogo Parra também participa de concursos literários, em geral, focados no gênero conto. “Fiquei em segundo lugar por duas vezes. A primeira em um concurso de jornalismo literário organizado por um festival de jazz de Belo Horizonte. E, em 2011, foi a vez do concurso de contos da Academia Jundiaiense de Letras”, conta. Para Diogo, o reconhecimento prestado pela premiação em um concurso literário é uma forma de incentivo. “O sujeito adquire um pouco de confiança”, completa.

Assim como Rafael, Diogo também vê nos concursos uma forma de colocar seu texto à prova. Segundo o advogado, “julgar a própria criação é algo extremamente complicado. Então, os concursos, com o julgamento feito por outras pessoas, podem ajudar com isso”.

Diogo, porém, faz uma crítica à organização de alguns concursos. “Já tive de ligar para uma comissão organizadora para esclarecer uma questão e simplesmente não consegui falar com ninguém. Isso assusta e gera desconfiança sobre a seriedade do concurso, especialmente sobre o julgamento. A organização de um concurso deveria ser séria e transparente. Os participantes precisam dessa segurança, pois ao enviar seus textos, estão confiando um pedaço de si”, conclui.

Atualmente, os escritores interessados em participar de concursos literários contam com alguns aliados no momento de selecionar os certames para os quais enviar seus textos. Blogs e comunidades em redes sociais movimentam grande número de pessoas interessadas em divulgar prazos de inscrição, trocar informações sobre a organização dos concursos e até mesmo sobre as melhores formas de enviar os textos por correio. É o caso de sites como o Benfazeja Comunidade Literária ; blogs como o Concursos Literários , e comunidades como a do Orkut Concursos Literários.

29 de maio de 2012

Resultado - VIII Concurso "Letras do Divino"

1º lugar
PEDRO LUIZ DIAS GALUCHI - São Paulo - SP
“Manto de Isabel”

2º Lugar
BENEDITO CESAR SILVA - Camanducaia - MG
“Folia”

3º Lugar
NATASHA LOUZADA OLIVEIRA - Itanhaém - SP
"Fé Caiçara".


Promovido pela APRODIVINO, com apoio da Academia Itanhaense de Letras – AIL, o Concurso de Poesias “Letras do Divino” tem como proposta incentivar e divulgar os escritos sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém. A Comissão Julgadora foi composta por membros da AIL.

Com participantes de várias regiões, inclusive de outros estados, o concurso mais uma vez, contribuiu na divulgação da FESTA DO DIVINO DE ITANHAEM para muitas pessoas e cidades.

A cerimônia de Premiação aconteceu na Igreja Matriz de Santana e foi coordenada pela presidenta da Associação Pró-Festa do Divino de Itanhaém – APRODIVINO e da Academia Itanhaém de Letras - AIL, Elizabeth C. Bechir Watanabe.



Fonte:
E-mail enviado pela organização

24.08.2012 - IV Festival Aberto de Poesia Falada de São Fidélis


Informações: 
a) Concurso de poesias 
b) Máximo de 3 trabalhos por participante
c) Inscrição somente pelos Correios

Premiação:
I) 1º lugar: R$ 5 mil + troféu; 2º lugar: R$ 4 mil + troféu: 3º lugar: R$ 3 mil + troféu; melhor intérprete: R$ 2 mil + troféu; e menção honrosa de interpretação: R$ 1 mil + certificado

Prazo: 24 de agosto de 2012

Organização: 
Prefeitura de São Fidélis, através de Secretaria Municipal de Cultura - Tel: (22) 2758-6829, segundas a sextas-feiras, das 8 às 17 h. - E-mail: culturaturismo.sf@hotmail.com

Fonte:
Regulamento:
Da realização – O Festival será realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2012, na Quadra de Esportes “Prefeito Humberto Lusitano Maia”, Centro.
Horário – inicio às 21h.
Da participação - Poderão participar do Festival, poetas brasileiros, residentes ou não no país, com idade mínima de 14 anos. A modalidade é livre bem como o tema, não sendo consideradas participantes inscrições de trovas.
Da apresentação/inscrição (Normas) - Cada concorrente poderá participar com, no máximo, 03 (três) trabalhos, apresentando-os digitados em papel A4, 01 (uma) via, em Times New Romam corpo 12. Junto com a(s) referida (s) via(s) também deverá ser enviado no mesmo envelope 01 (um) CD em arquivo world, contendo o(s) referido(s) trabalho(s).
Dentro desse envelope (o qual deverá ser identificado através de um pseudônimo), colocar outro, menor, fechado, com o(s) título(s) do(s) poema(s) e pseudônimo, contendo dentro, em papel A4, a identificação do concorrente com nome e endereço completos, telefone, assinatura e e-mail.
As inscrições só poderão ser feitas via Correios e terão que ser postadas até o dia 24 de agosto do ano em curso impreterivelmente. Quaisquer trabalhos postados após a data prevista serão desconsiderados bem como os que não atenderem às regras supracitadas.
Endereço para postagem:
Prefeitura de São Fidelis - Cidade Poema
Praça São Fidelis, nº 151- Centro – São Fidélis/RJ
Cep :28400-000
Referindo-se ainda às regras:
. O(s) trabalho(s) classificado(s) e premiado(s) poderá (ão) ser publicado(s) de acordo com a organização do festival.
. Os autores classificados e/ou premiados, a partir de sua inscrição, estarão automaticamente autorizando a publicação do(s) seu(s) trabalho(s) de acordo com a organização do evento e suas necessidades.
. Serão selecionados por uma banca examinadora qualificada, 30 (trinta) trabalhos inscritos a serem apresentados com interpretação, no dia 14, sendo 20 (vinte) poemas oriundos de endereços diversos e 10 (dez) de autores residentes em São Fidélis.
. Ainda no dia 14/09, dos 30 (trinta) poemas apresentados, 15 (quinze) serão escolhidos para a grande final, no dia 15/09, quando serão conhecidos os 03 (três) primeiros colocados, o melhor intérprete e a menção honrosa de interpretação.
. Estarão em julgamento os quesitos:
- Conteúdo poético;
- Interpretação e
- Interação – poesia/intérprete/público.
. Nenhuma divulgação relacionada à não realização do evento deverá ser levada em consideração, exceto em caso de ocorrência de calamidades ou similares, o que levará a organização a se responsabilizar por avisar em oportuno ao(s) participante(s).
. Os 30 (trinta) trabalhos classificados deverão ser apresentados com seus intérpretes, sendo de inteira e única responsabilidade do concorrente providenciar a indicação dos mesmos, caso contrário, a desclassificação do poema será automática, subindo os da sequência de classificação, ex.: 31,32,33...
. Vale ressaltar que o quesito interpretação estará em julgamento nos 2 dias do Festival.
Da premiação -
1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) + troféu
2º lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) +troféu
3º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) +troféu
Melhor intérprete: R$ 2.000,00 (dois mil reais) +troféu
Menção Honrosa de interpretação: R$ 1.000,00 (mil reais) + certificado

28 de maio de 2012

Finalistas - Atualizado - I Concurso de Contos do Grupo Coesão Poética - Machado de Assis

Atenção!
Recomendamos aos autores selecionados que não se identifiquem através de comentários. Ainda será realizada a grande final, com 36 contos, e a identificação dos autores pode prejudicá-los no certame - ou até mesmo resultar em uma eliminação.


Fonte:
http://coesaopoetica2011.blogspot.com.br


No próximo sábado, dia 2 de junho, serão conhecidos os vencedores. Os 36 contos que concorrerão à finalíssima são os seguintes:

A Loja Azul
A Morte de Joselina
A Outra
A Professora que não Sabia Engolir Palavras
A Vingança do Jeca
Abandono
Aí são outros quinhentos
As tartarugas
Bodega
Cama de casal
Capricho
Degradação
Didi
Ela esqueceu
Eterna criança
Eternamente Botafogo
Funeral
Herdeira de ossos
Homem Dobrando a Esquina
Manequim
Meu Avô.
Meu Chope, meus Bolinhos
O Cacto
O Destino
O Dia em que o Mundo foi Vendido
O Grande Escrito
O Padre de Porto Mauá
O Quarto
O Rosário
O Senhor da Ilha
Plano B
Poção Infernal
Tormenta
Um Dia fora do Lugar
Um Enterro em Ornans
Um Suicida


Números do concurso:
Tendo em vista que o concurso foi divulgado pelo site http://concursos-literarios.blogspot.com.br, que publica editais de concursos do Brasil inteiro, tivemos alguns candidatos portugueses e alguns brasileiros residindo na Suíça e Japão, logo, nosso concurso, cuja previsão era a de contar com candidatos apenas de Sorocaba e região, passou a ser de âmbito mundial, fato esse que traz muito prestígio ao Grupo Coesão Poética. Portanto, externamos, aqui, nosso agradecimento à equipe do site referido.

No total, tivemos 102 candidatos e 201 trabalhos inscritos. Os candidatos brasileiros provieram de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Piauí, Maranhão e Pará.

De Sorocaba, infelizmente, tivemos apenas 7 candidatos; e de Votorantim, 2.

Resultado - Prêmio Literário da 12ª Feira do Livro de Ribeirão Preto

1. ADULTO CONTO 
1º LUGAR:
Obra: Viagem
Nome: Vasco Preira de Oliveira

2º LUGAR:
Obra: Água Antiga
Nome: Patrícia Adriana Kortlandt

3º LUGAR
Obra: O braço da vitrola
Nome: André Telucazu Kondo


2. ADULTO ENSAIO
1º LUGAR:
Obra: O sonhador realista
Nome: Leduvina de Souza P. da Silva

2º LUGAR:
Obra: Freire e a disseminação de valores éticos
Nome: Márcia Regina Nachtschatt


3. ADULTO POEMA
1º LUGAR:
Obra: Angústia
Nome: António Fernandes Beleo

2º LUGAR:
Obra 06: Viver sem existir
Pseudônimo: Bia Passos
Nome:Yara Gonçalves Racy

3º LUGAR:
Obra 26: Dois ponteiros e alguns versos
Pseudônimo: Graciliano Ramos Freire
Nome:Elias Araújo


4. ADULTO CRÔNICA
1º LUGAR:
Obra: O arrependimento
Nome: Vasco Pereira de Oliveira

2º LUGAR:
Obra: Estreito
Nome: Rafaella Pileggi Rimoli

3º LUGAR:
Obra: O engano do Seo Liceu
Nome: Luiz Felipe Nunes de Morais Ribeiro


5. CONTO ESTUDANTIL
1º LUGAR:
Obra: Sonho de uma tarde de verão
Nome: Ícaro Ostan

2º LUGAR:
Obra: Segredos
Nome: Maria Fernanda Thomaz dos Santos

3º LUGAR:
Obra: Recordação especial
Nome: Milca Souza Galvão


6. DESENHO ESTUDANTIL
1º LUGAR:
Obra: A inteligência
Nome: Iago dos Santos Costa

2º LUGAR:
Obra: Banda de Marrecos
Nome: Denner Dias Garbelini

3º LUGAR:
Obra: Relogiofante voador
Nome: Jéssica Aparecida de Araújo


7. POEMA ESTUDANTIL
1º LUGAR
Obra: Mesmo assim
Nome: Luiz Fernando da Silva Moreira

2º LUGAR
Obra: Desabafo
Nome: Jeane de Sousa Santos

3º LUGAR
Obra: Fácil pra imaginar
Nome: Anna Beatriz Aparecida Barreto

Projetos - Página Cultural

O Página Cultural nasceu em abril de 2007 com o objetivo de proporcionar a maior quantidade possível de informações culturais à população. Além das artes em todas as suas formas e expressões, o site oferece também um espaço literário, preenchido por autores que enriquecem ainda mais o conteúdo, com textos de diversos estilos enviados regularmente, que estimulam a intelectualização do leitor e o debate através dos espaços destinados aos comentários.

Destaca-se também a Galeria Virtual, que oferece espaço a artistas plásticos, gráficos ou fotógrafos que buscam novas possibilidades de divulgação.

Para saber mais ou colaborar com o Página Cultural, acesse o site ou entre em contato pelo e-mail:








27 de maio de 2012

Dica - Como acompanhar tantos concursos literários?

Grande parte dos comentários que recebemos dos nossos leitores/autores têm, em algum trecho, menção à grande quantidade de concursos literários abertos e que são divulgados por este site.

Pensando nessa grande quantidade, elaboramos nossos sistemas de organização, buscando facilitar o nosso trabalho e estabelecer alguns padrões para não nos perdermos em meio a tantos regulamentos. Além disso, pensamos também na dificuldade que os autores teriam para acompanhar este volume de informação e, por isso, oferecemos algumas ferramentas que podem facilitar esta tarefa, conheça abaixo algumas delas:


1. Atualizações por e-mail:

Ao cadastrar-se nesta ferramenta (e confirmar o cadastro após receber um e-mail automático), o leitor passa a receber resumos diários com todas as postagens deste blog.




Basta digitar acima o seu e-mail e clicar em "Inscreva-se". Posteriormente, o FeedBurner enviará um link de confirmação para o seu e-mail.



2. Lembretes

Em nossas redes sociais, são publicadas automaticamente todas as atualizações do blog:




3. Grupo no Facebook

Considerando que as redes sociais trazem um volume infinito de informação, que pode soterrar o que é relevante, criamos este grupo no Facebook. Acreditamos que esta é a melhor maneira de acompanhar as atualizações pelas redes sociais, pois o grupo envia uma notificação para seus membros quando há atualizações:

http://www.facebook.com/groups/300690739996963/

Neste grupo são publicadas as atualizações do blog e os lembretes mencionados acima. Para evitar spam e outras postagens indesejadas, apenas os administradores podem publicar neste grupo (os leitores ficam livres para comentar, curtir e compartilhar).



4. Organização

Além destas dicas, para acompanhar as informações, sugerimos aos autores que organizem-se para não perder prazos, enviar obras repetidas ou em desacordo com as especificidades do regulamento. Uma maneira simples e efetiva é a criação de uma planilha de concursos literários, dica que já demos por aqui:

http://concursos-literarios.blogspot.com/2012/02/dica-planilha-de-concursos-literarios.html



Esperamos que estas dicas sejam úteis e desejamos boa sorte aos nossos leitores/autores!


Abraços,


Equipe do Blog

26 de maio de 2012

16.07.2012 - 4º Prêmio Literário Sérgio Farina

Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas, Poesias (também há concurso de ilustrações para a capa da antologia)
b) Inscrições por E-mail

Premiação:
I) Publicação em coletânea
II) Em cada categoria - 1º: R$1.000,00 + 30 exemplares / 2º: 20 exemplares / 3º: 10 exemplares
III) 1º de São Leopoldo: R$1.000,00 + 30 exemplares

Prazo: 16 de Julho de 2012


Fonte:
http://centroculturaljpb.blogspot.com.br/2012/05/lancamento-do-4-premio-literario-sergio.html


Organização:
Centro Cultural José Pedro Boéssio
E-mail: premiosergiofarina@yahoo.com.br


Regulamento:
Inscrições: 16 de maio de 2012.
Encerramento: 16 de julho de 2012.

Aprovado pela Lei do Livro de São Leopoldo em 23 de abril de 2007, o PRÊMIO LITERÁRIO homenageia o escritor e professor SÉRGIO FARINA, grande incentivador da criação literária e da leitura na região.
Com o intuito de estimular a produção literária no município e região, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por meio do Centro Cultural José Pedro Boéssio da Secretaria Municipal da Cultura, promove a terceira edição do concurso de literatura oficial do município de São Leopoldo, que contemplará os seguintes gêneros:

Conto, crônica, poesia e ilustração (da capa do livro).

O tema é livre e a inscrição gratuita.

INSCRIÇÕES
O concurso destina-se a todo cidadão brasileiro ou naturalizado.

Categorias: Conto; Crônica; Poesia; Prata da casa*; Ilustração (capa do livro)

* A premiação PRATA DA CASA é específica aos autores moradores de São Leopoldo-RS e se destina a premiar o melhor texto (independente do gênero).

As inscrições devem ser feitas somente via INTERNET através do e-mail: premiosergiofarina@yahoo.com.br

Demais informações: http://centroculturaljpb.blogspot.com.br/


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

- A inscrição, de caráter individual, deverá ser completamente preenchida, com endereço válido de e-mail. O e-mail será a única forma que a coordenação do PLSF utilizará para entrar em contato com os vencedores.

1. Os textos deverão ser enviados exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico premiosergiofarina@yahoo.com.br não podendo o mesmo ser alterado, emendado ou substituído. Demais informações: http://centroculturaljpb.blogspot.com/
2. É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser enviada em anexo no mesmo e-mail com o trabalho concorrente;
3. Os textos não poderão ser assinados nem possuir qualquer marca que possa eventualmente identificar o autor, exceto o pseudônimo;
4. O limite máximo dos textos é de 4.000 (quatro mil) caracteres (toques), inclusive com espaço. O limite de caracteres deve ser respeitado sob pena de desclassificação.
5. Cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho por categoria, que ainda não tenham sido premiados em outro concurso.
6. Para os trabalhos de ilustração a entrega deverá acontecer em formato digital em CD com cópia da ilustração impressa em A4 em envelope lacrado diretamente no Centro Cultural de São Leopoldo: Rua Osvaldo Aranha, 934 – centro - CEP 93010-040. Dentro deste envelope deverá
haver outro contendo as informações da ficha de inscrição.

JULGAMENTO
Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pela coordenação do PLSF , devendo ser divulgado o nome dos vencedores na noite do livro, no Teatro Municipal do Centro Cultural José Pedro Boéssio, São Leopoldo, em data a ser marcada.
Não caberá recurso às decisões da Comissão Julgadora.

PREMIAÇÃO
Serão premiados os primeiros colocados de cada categoria e terão seus trabalhos publicados em antologia:

1 Conto: R$ 1.000,00 + 30 exemplares do livro
2 Crônica: R$ 1.000,00 + 30 exemplares do livro
3 Poesia: R$ 1.000,00 + 30 exemplares do livro
4 Prata da casa:* R$ 1.000,00 + 30 exemplares do livro
5 Ilustração (capa do livro): R$ 1.000,00 + 30 exemplares do livro

Os demais classificados receberão exemplares do livro como bonificação:
2° colocado de cada categoria: 20 exemplares do livro
3º colocado de cada categoria: 10 exemplares do livro

Alguns trabalhos poderão ser destacados para fazerem parte da antologia, a critério da Comissão Julgadora. Todos os trabalhos publicados terão direito a um (01) exemplar do livro, que será editado pela comissão organizadora, a ser publicado através do Prêmio Cultura São Leopoldo do Centro Cultural José Pedro Boéssio da Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

OUTRAS DISPOSIÇÕES
Os casos não previstos por este regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora.
A inscrição implicará, por parte do concorrente, a aceitação dos termos do presente regulamento, bem como a cessão, sem ônus, dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, em todas as categorias, para eventual publicação, até 05 (cinco) anos após o encerramento do concurso.


Jarí Mauricio da Rocha
Diretor do Centro Cultural José Pedro Boéssio e
Coordenador do Prêmio Literário Sergio Farina


Anexo 1

FICHA DE INSCRIÇÃO
Dados Pessoais

Nome Artístico (Pseudônimo):
Título da Obra:
Nome:
Endereço:
RG: CPF:
Categoria: ( )Conto ( ) Crônica ( ) Poesia ( )Ilustração
Telefone: Celular:
E-mail:
Internet (site, blog...):

Outras informações:

16.07.2012 - Concurso "Estância de Jorge Amado - Doce Exílio"

Informações:
a) Concurso de Matérias Jornalísticas
b) Tema: Jorge Amado e a cidade de Estância
c) Voltado a estudantes e profissionais de jornalismo ou de outras áreas da comunicação social

Premiação:
I) 1º: R$3.000 / 2º: R$2.000 / 3º: R$1.000
II) Publicação dos selecionados no site da Prefeitura

Prazo: 16 de Julho de 2012


Fonte:
http://www.estancia.se.gov.br


Organização:
Prefeitura Municipal de Estância
Telefone: (79) 35224339
E-mail: ouvidoria@estancia.se.gov.br


Regulamento:
CONCURSO “ESTÂNCIA DE JORGE AMADO – DOCE EXÍLIO”
Edital nº001/2012

1. DA CARACTERIZAÇÃO
1.1. A Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto, objetivando comemorar o centenário do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001), abre inscrição para apresentação de originais inéditos, para revelar estudantes dos cursos de jornalismo e comunicação social, bem como os jornalistas e/ou publicitários formados. O Concurso visa premiar matérias jornalísticas “escritas” sobre a vida do autor de Tieta do Agreste nos anos de sua morada em Estância.
1.2. O concurso é aberto a estudantes regularmente matriculados nos cursos de jornalismo e/ou comunicação social em Universidades ou Faculdades devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação, jornalistas e/ou publicitários.
1.3. O concurso será realizado de acordo com os princípios e condições descritos neste regulamento, sendo que a inscrição, sua aceitação e entrega de matérias para julgamento implicam em total e irrestrita aceitação destas regras, não cabendo, em nenhuma hipótese, qualquer contestação quanto a não aceitação da inscrição, avaliação ou qualquer decisão da Comissão Organizadora e/ou Julgadora.

2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1. Poderão participar do concurso alunos dos cursos de Jornalismo e/ou Comunicação Social, jornalistas e publicitários formados, nascidos em Sergipe ou residentes há mais de cinco anos no Estado. Cada autor poderá concorrer com um único trabalho jornalístico.
2.2. Todos os inscritos deverão, obrigatoriamente, comprovar que estão regularmente matriculados e cursando jornalismo e/ ou comunicação social. No caso de jornalistas e publicitários já diplomados, os mesmos deverão comprovar sua graduação através de diplomas de instituições reconhecidas pelo MEC ou pelo registro profissional.
2.3. A participação é voluntária e gratuita, não havendo cobrança de qualquer espécie ou necessidade de desembolso por parte do(s) pretendente(s) para inscrição.
2.4. Não poderá participar do Concurso pessoas que não estejam cursando jornalismo e/ou comunicação social e que não sejam jornalistas ou publicitários diplomados ou registrados da Delegacia Regional do Trabalho – DRT.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. No ato da inscrição deverão ser entregues, em envelope fechado, três cópias da matéria jornalística produzida, juntamente com um cd contendo o arquivo gravado no formato texto, incluindo também os documentos relacionados no item 4 e seus subitens.
3.2. As inscrições do concurso estarão abertas do dia 23 de abril até o dia 16 de julho de 2012, na Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto, lozalizada na Rua Lavínia Lima Santos, 17, Bairro São Jorge, Estância – Sergipe.
3.3. O interessado em participar do concurso poderá realizar sua inscrição individualmente ou em equipe de, no máximo, 3 (três) pessoas.
3.4. Os participantes que não comprovarem seu vínculo de matrícula confirmado pela instituição de ensino ou sua graduação terão suas inscrições anuladas de pleno direito.
3.5. As inscrições que não contiverem os dados pessoais do(s) participante(s) que permitam a sua clara identificação e localização ou que não contiverem as matérias jornalísticas de acordo com os critérios solicitados serão eliminadas pela comissão.

4. DAS MATÉRIAS PRODUZIDAS
4.1. As matérias deverão ser entregues em três vias impressas em perfeitas condições de legibilidade em papel A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, devendo conter o mínimo de 03 (três) e o máximo de 05 (cinco) laudas, além da gravação em CD.
4.2. A matéria deve vir acompanha da(s) foto(s) a ser(em) publicada(s) na matéria em arquivo separado no formato Jpeg com resolução mínima de 150 dpi com suas devidas legendas em anexo.
4.3. Nas páginas das matérias produzidas pelos alunos, entregues no envelope de inscrição, não poderá constar nenhuma identificação do candidato participante. Os dados pessoais devem estar presentes nos demais documentos.
4.4 A temática do Concurso é sobre Estância de Jorge Amado – Doce Exílio.
4.5. O autor deverá encaminhar, juntamente com a matéria produzida:
4.5.1. A ficha de Inscrição, preenchida em todos os campos, que será disponibilizada na Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto.
4.5.2. A cópia da declaração de matrícula da universidade/faculdade, comprovando que o aluno está regularmente matriculado no referido curso ou diploma dos participantes já formados ou Registrado na Delegacia Regional do Trabalho – DRT.
4.5.3. Os documentos mencionados nos subitens 4.5.1. e 4.5.2., devem estar devidamente assinados pelo(s) autor(es).
4.6. No ato da inscrição far-se-á necessário entregar as matérias anexadas com uma declaração na qual o(s) participante(s) autoriza(m) a publicação da matéria produzida, sem nenhum ônus para a Prefeitura Municipal de Estância, independentemente de sua classificação final do concurso.
4.7. Todos os custos inerentes à produção das matérias jornalísticas dos participantes do concurso correrão por conta dos autores concorrentes, sem direito a reembolso de qualquer natureza.

5. DO JULGAMENTO
5.1. As matérias concorrentes serão analisadas por escritores, educadores, poetas e editores dos jornais do Estado de Sergipe, que decidirão as quais serão publicadas na imprensa local.
5.2. Entre as matérias selecionadas para publicação, a Comissão Julgadora escolherá as três melhores que receberão homenagens e a premiação, conforme valores previstos neste Regulamento.
5.4. Para fins de avaliação deverão ser considerados os seguintes critérios:
1) Adequação técnica; 2) Redação conforme as normas gramaticais; 3) Criatividade; 4) Originalidade.
5.5. Os jurados poderão atribuir pontuação de 0 a 10 em cada critério.
5.6. As notas dos jurados serão somadas e os vencedores serão aqueles que obtiverem os maiores valores.
5.7. Em caso de empate, haverá um novo julgamento dos respectivos concorrentes.

6. DA PREMIAÇÃO
6.1. O vencedor receberá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) em prêmio.
6.2. O segundo colocado receberá a premiação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
6.3. Ao terceiro colocado será entregue o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) como premiação.
6.4. Os três primeiros colocados terão suas matérias publicadas no site da Prefeitura Municipal de Estância.
6.5 A Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto, da Prefeitura Municipal de Estância dará ampla divulgação ao resultado do julgamento pelos meios usuais de comunicação, site da Prefeitural Municipal (www.estancia.se.gov.br), bem como através do e-mail informado na ficha de inscrição, aos concorrentes vencedores.

7. DAS GARANTIAS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES
7.1. A Prefeitura Municipal de Estância e os participantes assumem, reciprocamente, as seguintes obrigações e garantias de direitos:
7.1.1. Não poderão concorrer matérias já publicadas pelos autores (estudantes), conseqüentemente devendo ser apresentado conteúdo inédito.
7.1.2. Não poderão disputar matérias produzidas a partir de iniciativas implementadas por pessoas jurídicas ou semelhantes, por meio da liberação de recursos/benefícios para sua realização.
7.2. A participação no concurso implicará na aceitação expressa e no cumprimento de todos os termos e condições deste regulamento.
7.3. O participante concorda, pelo simples ato de inscrição neste evento, em ceder os direitos de uso de seu nome, imagem, voz e matéria inscrita no concurso, sem qualquer ônus para a Prefeitura Municipal de Estância, para uso exclusivo na sua divulgação e de seus resultados.
7.4. A Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto não se responsabilizará pela devolução dos originais apresentados.
7.5. Os autores participantes deverão estar cientes de que, ao participarem do concurso, estarão declarando, sob as penas da lei, que o trabalho entregue é fruto de sua legítima criatividade e autoria, não configurando plágio nem violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros, eximindo a Prefeitura Municipal de Estância de qualquer responsabilidade em razão de suas afirmações.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. O Júri é soberano para decidir sobre casos omissos e de sua decisão não caberá recurso.
8.2. Os alunos e/ou jornalistas e publicitários participantes poderão solicitar à Comissão Julgadora as notas de seus trabalhos.


Estância, 23 de abril de 2012.
Secretaria de Cultura, Juventude e Desporto
Comissão Organizadora

25 de maio de 2012

Notícia - Prorrogados os prazos para os editais do Circuito Nacional de Feiras de Livro e Caravana de Escritores


A Fundação Biblioteca Nacional informa que o edital FBN 02/2012, que trata do Circuito de Feiras de Livro, e o edital FBN 01/2012, que trata  de Caravana de Escritores, foram prorrogados até o dia 31/05/2012.

O Edital do Circuito de Feiras tem como objetivo o repasse de recursos financeiros para apoiar municípios, estados, Distrito Federal, Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Organizações Não Governamentais (ONGs) na implementação de feiras de livro abertos a toda comunidade. Acesse aqui o edital na íntegra.

Já a Caravana de Escritores é um Projeto de apoio cultural às feiras de livros e festivais literários que possibilita a participação incentivada  de autores  nos eventos  programados pelas entidades solicitantes. Esse apoio acontecerá através de inscrição prévia das feiras e festivais no Circuito Nacional, do pagamento de passagens e cachês aos autores selecionados e orientação técnica da Coordenação Geral do projeto quanto à produção das caravanas. Acesse aqui o edital da Caravana de Escritores na íntegra.

Os projetos deverão ser inscritos no portal de convênio do Governo Federal SICONV - www.convenios.gov.br

Números dos programas abertos no SICONV para inclusão dos projetos:

 2040420120001  - Fomento e Promoção a Projetos em Arte e Cultura - Caravana de Escritores

 2040420120002 -  Fomento e Promoção a projetos em Arte e Cultura - Circuito Nacional de Feiras  de Livro

Os interessados podem ver um passo a passo do sistema SICONV no link https://www.convenios.gov.br/portal/tutoriais/mod04/index.htm#

Em caso de dúvida, ligue para (21) 2220-3040 ou escreva para: circuitodefeirasdelivro@bn.br / caravanadeescritores@bn.br.


Fonte:

15.06.2012 - Concurso de Crônicas Daniela Cunha

Informações:
a) Concurso de Crônicas
b) Tema: “Construindo Caminhos para uma Cidade Leitora”
c) Voltado a residentes em Alegrete - RS

Premiação:
I) Troféu e certficado

Prazo: 15 de Junho de 2012


Fonte:
http://www.alegrete.rs.gov.br/site/files/concurso-cronica/regulamento-concursocronica.pdf


Organização:
Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana


Regulamento:
I – Dos Objetivos:
O concurso visa estimular a criação literária entre os jovens, bem como homenagear a jornalista alegretense Daniela Cunha (in memorian).

II – Da organização:
O Concurso de Crônicas Daniela Cunha é organizado pela Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana, com o apoio da Diretoria de Cultura do Município e Serviço Social do Comércio – SESC.

III – Dos Participantes:
Poderão participar alunos das escolas públicas e particulares do município de Alegrete e público em geral, com idade mínima de 14 anos no ato da efetivação da inscrição.

IV – Das Inscrições:
A inscrição é gratuita, podendo cada participante concorrer com até 03 (três) crônicas de sua autoria.
Os trabalhos deverão ser digitados em 03 (três) vias, espaço dois (02), Fonte 12, margens conforme normas da ABNT, em papel tamanho A4 e identificado pelo pseudônimo entregue em envelope lacrado. Dentrodo envelope deverá vir a Ficha de Inscrição com os dados completos do autor.

V – Do tema:
O tema das crônicas será o mesmo da feira do livro de Alegrete “Construindo Caminhos para uma Cidade Leitora”.

VI – Da realização:
O concurso será realizado anualmente e fará parte da Programação da Feira do Livro de Alegrete.

VII - Da Premiação:
O autor da crônica escolhida receberá o Troféu Daniela Cunha e uma inscrição na Biblioteca Comunitária SESC/Prefeitura Municipal. Será concedido a todos os participantes um Certificado de Participação.

VIII – Da Entrega dos Trabalhos:
Os trabalhos deverão ser entregues, impreterivelmente até às 18 horas, do dia quinze (15) de junho de 2012, no Centro Cultural de Alegrete.

IX– Do Julgamento:
As crônicas serão julgadas por cinco (05) pessoas ligadas as artes literárias da cidade e a divulgação dos resultados será feita na abertura da 33ª Feira do Livro de Alegrete.

X – Disposições Gerais:
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos organizadores do concurso, juntamente com a comissão avaliadora do mesmo.

29.06.2012 - Editais do Programa Mania de Ler - Amazonas

Informações:
a) Editais para livros inéditos (Romance, Poesia, Contos, Crônicas, Literatura Infantil e Juvenil) e Dramaturgia
b) Voltado a autores amazonenses ou residentes no estado há pelo menos 2 anos

Premiação:
I) R$5.000,00
II) Publicação através do projeto "Edições Governo do Estado"

Prazo: 29 de Junho de 2012


Organização:
Governo do Estado do Amazonas
http://www.culturamazonas.am.gov.br/contato.php


Apresentação:
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, lançou os editais do Programa Mania de Ler – 2012. O período de inscrição será de 27 de abril a 29 de junho de 2012. O objetivo é a concessão de prêmios para projetos voltados ao incentivo à leitura, obras literárias inéditas (Prêmio Antísthenes Pinto) e textos de dramaturgia (Concurso de Dramaturgia Álvaro Braga).
A documentação solicitada em edital, deverá ser entregue na Secretaria de Estado de Cultura- Setor de Protocolo – Avenida 7 de setembro, 1546, Anexo Palácio Rio Negro – CEP- 69.005-141 – Manaus Amazonas – de segunda a sexta (dias úteis) das 08:00 às 13h.


Donwload do Edital e da Ficha de Inscrição:
Prêmio Antísthenes Pinto
http://www.culturamazonas.am.gov.br/downloads/Edital_e_Formulario_Literatura_Antistes_Pinto.rar

Concurso de Dramaturgia Álvaro Braga
http://www.culturamazonas.am.gov.br/downloads/Edital_e_Formulario_Dramaturgia_Alvaro_Braga.rar

11.06.2012 - I Concurso Literário "Ventos e Velas: A regata Volta ao Mundo em Itajaí

Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
b) Categorias: Infantil (até 10 anos), Juvenil (11 a 16 anos) e Adulto (a partir de 18 anos)
c) Tema: “Minha Percepção sobre o Evento Náutico Regata Volta ao Mundo”
c) Voltado a estudantes da rede municipal ou particular de Itajaí

Premiação:
I) Publicação em antologia (e outros prêmios ainda não definidos)

Prazo: 11 de Junho de 2012


Fonte:
http://biblioteca.itajai.sc.gov.br/arquivos/EDITAL-DO-CONCURSO-LITERARIO.pdf


Organização:
Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Jr
Telefone: (47) 33483322
E-mail: biblioteca@iatajai.sc.gov.br


Regulamento:
A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Jr, com sede na cidade de Itajaí, na rua Heitor Liberato, 1100, bairro Vila Operária, devidamente representada por seu Diretor Ivan Carlos Serpa, CONVIDA através do presente Edital, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e escolas Particulares de Itajaí a participarem do I Concurso Literário: VENTOS E VELAS: A REGATA VOLTA AO MUNDO EM ITAJAÍ.

1. OBJETIVO:
O concurso tem como objetivo estimular a produção escrita/artística, a partir de uma interpretação crítica do evento Náutico realizado na cidade. A temática norteadora para a elaboração dos trabalhos será “Minha Percepção sobre o Evento Náutico Regata Volta ao Mundo”.

2. REGULAMENTO:
Poderão inscrever-se neste Edital, trabalhos artísticos dentro das seguintes categorias:
a) Infantil (até 10 anos);
b) Infanto-juvenil (de 11 a 16 anos);
c) Adulto (a partir de 18 anos)
Serão aceitas 03 (três) categorias literárias de livre escolha dos alunos: Contos, Crônicas e Poesias.
Para efeito deste concurso, são considerados:
Contos: É uma narrativa breve, em prosa, de menor extensão, com número reduzido de personagens, de caráter conciso, porém com precisão e densidade.
Crônica: Texto de caráter ficcional, lírico ou filosófico, de extensão curta, geralmente vinculado a um fato ou evento que serve de ponto de partida para reflexão e análise.
Poema: Gênero textual que se constrói por meio do emprego do verso e seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras – da função poética da linguagem e de palavras com sentido conotativo.
Os trabalhos selecionados e os premiados farão parte de uma publicação.
Os 03 trabalhos vencedores receberão prêmios a serem definidos pela Comissão Organizadora;

3. PARTICIPAÇÃO
Cada escola poderá participar com 1 trabalho por faixa etária em cada categoria literária.
Serão 9 trabalhos ao todo por Unidade Escolar ( Se na escola houver EJA).

4. INSCRIÇÕES
Após a escolha interna realizada na própria unidade para eleger as obras artísticas supracitadas, a Ficha de Inscrição deverá ser preenchida na escola e posteriormente enviada à Biblioteca Pública.
As inscrições dos trabalhos artísticos do presente Edital deverão ser efetuadas a partir do dia 02 maio de 2012, até o dia 11 de junho do corrente ano e endereçadas à Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, localizada à Rua Heitor Liberato, 1100, Vila Operária, Itajaí, de 2a a 6a feira, das 8h às 19 horas.

5. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Os trabalhos artísticos que cumprirem as exigências do referido Edital estarão aptos a participarem do concurso.
Os trabalhos artísticos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Educação, 1 (um) por um escritor membro da Academia Itajaiense de Letras, por 2 (dois) educadores não envolvidos em nenhuma unidade escolar participante – sendo 1 (um) representante da rede pública e 1 (um) da rede particular e equipe de educadores do Setor de Educativo da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior.

6. DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO
O resultado da seleção pela Comissão Julgadora será divulgado no dia 25 de junho do corrente, através de Ofício enviado pela Biblioteca Pública às escolas vencedoras e postagem na home page: www.biblioteca.itajai.sc.gov.br
O evento de premiação será realizado no dia 27 de junho, em solenidade comemorativa ao Aniversário da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior.

Os melhores trabalhos selecionados serão encaminhados para publicação.

Itajaí, 13 de abril de 2012
Ivan Carlos Serpa
Diretor/ Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior.