29 de fevereiro de 2012

Resultado - X Concurso de Poesias Fritz Teixeira de Salles - 2012

Classificação - Categoria Nacional
1º -  DOR DE ROSA - Luis Kifier - Belo Horizonte/MG
2º - FERRO A BRASA - Reginaldo Costa de Albuquerque - Campo Grande/MS
3º - EPISÓDIO - Marco Aurélio Pinotti Catalão - Campinas/SP


Classificação - Categoria Cidade de Monte Sião
CONDUÇÕES - Aroldo Comune - Monte Sião/MG
EU MENINO - Bernardo de Oliveira Bernardi - Monte Sião/MG
FACA, SÓ, LÂMINA - Leonardo dos Santos Gomes - Monte Sião/MG
EMPARTES - Lucas Artur Martins da Silva - Monte Sião/MG
DESPEDIDA - Matheus Ferreira Veloso Lima - Monte Sião/MG


Comissão Julgadora:
Ariovaldo Guirelli
Eraldo Humberto Monteiro
Jaime Gotardelo
José Carlos Grossi


Fonte:

Dica - Planilha de Concursos Literários

Uma boa maneira de não ficar perdido em meio aos concursos para os quais você enviou material é organizar uma planilha - em um editor de texto ou na sua agenda.

Basta anotar os títulos dos concursos, os títulos das obras enviadas, os pseudônimos utilizados e as datas em que estão previstas as publicações dos resultados.

Com esta simples iniciativa você vai evitar algumas situações como, por exemplo:
  • Saber que foi premiado, mas não lembrar qual texto enviou;
  • Acompanhar ansioso os resultados de concursos pelos quais você se interessou, mas não enviou material; 
  • Descobrir após meses que você está participando de uma antologia da qual não tinha conhecimento...



Deixo no link abaixo um modelo de planilha no formato Excel:

* Clique em Arquivo (no canto superior esquerdo) para Fazer o Download da Planilha.

27 de fevereiro de 2012

30.03.2012 - Seleção para Antologia de Contos da Big Time Editora

Informações:
a) Seleção de Contos
b) 2 exemplares para os cinco melhores, 1 exemplar para os outros autores selecionados
c) A título de direito autoral, 10% sobre os livros comercializados serão destinados a rateio entre os selecionados

Prazo: 30 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/antologia-contos-bigtime


Organização:
Big Time Editora
concurso@bigtimeeditora.com.br


Regulamento:
1) OBJETIVO DO CONCURSO:
Divulgar comercialmente a BIG TIME EDITORA e seus serviços de produção de livros. Para isso iremos selecionar 10 Contos INÉDITOS que serão publicados no livro CONTOS SELECIONADOS BIGTIME (título provisório), a ser lançado em 30 de maio de 2012, na cidade de São Paulo, com divulgação através do site e do blog da editora, bem como sites e blogs de cunho literário.
Obs.: Além dos 10 contos premiados, PODERÃO ser selecionados outros contos, em número a ser definido posteriormente, até se atingir um mínimo de 132 páginas do livro, conforme configuração abaixo.

2) FORMATO DO LIVRO:
a) Tamanho final fechado 14X21 cm;
b) capa em 4 cores, laminação brilhante, acabamento em hotmelt;
c) miolo em preto e branco, PAPEL OFF-SET 75 gramas;
d) Mínimo de 132 páginas;
e) breve biografia dos autores selecionados (5 linhas cada) no final do livro.

3) TEMA:
Serão aceitos textos com qualquer temática, exceto:
- os de conteúdo estritamente pornográfico;

- textos destinados ao público infantil;
- textos de cunho preconceituoso ou racista, fora do contexto da história.

4) TEXTOS:
a) Deverão ter no mínimo 6.000 (seis mil) caracteres e no máximo 28.000 caracteres, incluindo os espaços, escritos com fonte tamanho 12, preferencialmente Times New Roman, Calibri ou Arial, no formato A4;
b) Cada texto deverá conter, além da história, uma FOLHA DE ROSTO com o Título, Nome do Autor, Endereço completo para contato, Telefone, email para contato, sem nenhum tipo de imagem.

c) Caso o autor selecionado queira ser publicado com pseudônimo, deverá fornecê-lo juntamente com seu nome verdadeiro;
d) Os textos deverão estar obrigatoriamente no idioma português, o que não impede a utilização de nomes e termos estrangeiros ou gírias.

5) PARTICIPANTES:
a) Serão aceitos autores inéditos ou não, desde que não tenham sido publicados por grandes editoras.
b) Textos publicados apenas na Internet em sites de cunho literário ou blogs podem ser inscritos normalmente, bem como material publicado em produções independentes, em coletâneas ou edições em cooperativa;
c) Cada autor poderá inscrever até 4 (quatro) textos, porém premiado com apenas 2 textos. Caso haja a publicação de um segundo ou terceiro volume baseado no material recebido e não selecionado para o primeiro livro, esses autores selecionados poderão fazer parte também do volume adicional.

d) Serão aceitos autores de todo o Brasil, de qualquer escolaridade ou formação, desde que maiores de 18 anos. Autores acima de 16 anos deverão enviar, juntamente com a inscrição, autorização dos pais ou responsáveis.


6) PREMIAÇÃO:
A premiação será a publicação dos contos selecionados no livro CONTOS SELECIONDOS BIG TIME EDITORA. Além disso, os autores dos 5 melhores contos selecionados receberão 2 (dois) exemplares cada um para divulgação própria, mais sua parte no rateio da porcentagem referente aos direitos autorais (10%) sobre os livros comercializados posteriormente no site da editora ou sites especializados.

Os autores que tiverem textos escolhidos para completar a obra, depois da seleção dos 5 melhores colocados, receberão 1 (um) livro cada para divulgação.
Sobre os livros dados como prêmio para divulgação não serão pagos os direitos autorais, da mesma forma que os vendidos para os próprios autores participantes do concurso a preços promocionais.
Para efeito de rateio dos livros vendidos posteriormente, cada conto selecionado será considerado como uma unidade, independente do número de páginas que ele contenha. Sendo assim, para evitar qualquer dúvida, um conto com 5 (cinco) páginas receberá o mesmo valor que um conto que eventualmente tenha 10 (dez) páginas.

7) INSCRIÇÕES:
De 15 de fevereiro de 2012 até 30 de março de 2012.

8) RESULTADOS:
A divulgação dos contos premiados será em 30 de abril de 2012, através do site e blog http://bigtimeeditora.blogspot.com

9) LANÇAMENTO DO LIVRO:
15 de junho de 2012.

10) ENVIO DOS TEXTOS:

VIA CORREIO

a) Deverão ser enviados em 2 vias impressas, de acordo com o item 4 deste regulamento (TEXTOS) em formato A4, até a data final da inscrição, data esta que será validada através do carimbo da EBCT (correios), para o seguinte endereço: RUA PLANTA DA SORTE, 68 – BAIRRO ITAQUERA – SÃO PAULO – SP – CEP 08235-010

VIA E-MAIL

b) concurso@bigtimeeditora.com.br


11) VENDA DOS LIVROS APÓS O CONCURSO
a) Os livros serão vendidos pela Big Time Editora, via internet, ao preço de R$ 25,00 cada exemplar, mais despesas de correio.
b) Os autores selecionados, poderão adquirir os livros ao preço de R$18,00 cada, mais despesas de correios.

12) DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
A comissão organizadora será a responsável pela escolha das obras, e será definida pela Big Time Editora, sendo formada por colaboradores e convidados.

13) CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A Big Time Editora informa que o simples ato da inscrição para o 1º Concurso de Contos Big Time Editora faz com que o participante aceite todas as regras expostas no presente regulamento, inclusive se responsabilizando pela autoria das obras, isentando a Big Time Editora de qualquer acusação de plágio. Dúvidas subsequentes à escolha e até à publicação do Livro CONTOS SELECIONADOS BIG TIME EDITORA (título provisório) serão resolvidas de comum acordo pela Comissão Organizadora e a Direção da Big time Editora. Por isso, sugerimos que os interessados leiam atentamente o presente regulamento.

14) OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO:

Enviar e-mail solicitando informações para:
concurso@bigtimeeditora.com.br

Comissão Organizadora
Big Time Editora

Reclamações - Concursos de Ponta Grossa

Muitos autores estão tendo problemas para cumprir um item dos editais de Ponta Grossa: enviar envelope sem qualquer identificação do remetente. Em algumas agências os funcionários permitem o envio desta maneira, mas em muitas outras é impossível enviar qualquer encomenda sem identificação do remetente acompanhada de um endereço local.

Tentamos contato com os organizadores, mas até o momento não obtivemos resposta. A fim de evitar que muitos autores deixem de participar do certame por conta desta questão, deixo como sugestão que façam o seguinte:

- Preencham envelope e AR com o nome do autor homenageado pelo concurso;
- Coloquem seus endereços reais no envelope e no AR (muitas agências não aceitam endereços diferentes) - caso contrário, não receberão o AR;

- E o mais importante - escrevam no envelope:
"Exigência da ECT: nenhuma encomenda pode ser enviada sem identificação do remetente no envelope."

ECT: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos


Observação:
Não garantimos que as inscrições serão aceitas, mas é de se esperar que a comissão organizadora julgue que esta falha no edital não pode resultar na eliminação de diversos autores.

30.03.2012 - Seleção para Antologia de Poesias da Big Time Editora

Informações:
a) Seleção de Poesias
b) 1 exemplar para cada um dos dez melhores
c) A título de direito autoral, 10% sobre os livros comercializados serão destinados a rateio entre os selecionados

Prazo: 30 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/antologia-poesias-bigtime


Organização:
Big Time Editora
concurso@bigtimeeditora.com.br


Regulamento:
1) OBJETIVO DO CONCURSO:
Divulgar comercialmente a BIG TIME EDITORA e seus serviços de produção de livros. Para isso iremos selecionar 10 Contos INÉDITOS que serão publicados no livro POESIAS SELECIONADAS BIGTIME (título provisório), a ser lançado em 30 de maio de 2012, na cidade de São Paulo, com divulgação através do site e do blog da editora, bem como sites e blogs de cunho literário.
Obs.: Além das 30 poesias selecionadas, PODERÃO ser selecionadas outras poesias, em número a ser definido posteriormente, até se atingir um mínimo de 112 páginas do livro, conforme configuração abaixo.

2) FORMATO DO LIVRO:
a) Tamanho final fechado 14X21 cm;
b) capa em 4 cores, laminação brilhante, acabamento em hotmelt;
c) miolo em preto e branco, PAPEL OFF-SET 75 gramas;
d) Mínimo de 112 páginas;
e) breve biografia dos autores selecionados (5 linhas cada) no final do livro.

3) TEMA:
Serão aceitos textos com qualquer temática, exceto:
- os de conteúdo estritamente pornográfico;
- textos destinados ao público infantil;
- textos de cunho preconceituoso ou racista, fora do contexto da história.

4) TEXTOS:
a) Deverão ter no máximo 3 páginas, incluindo os espaços, escritos com fonte tamanho 12, preferencialmente Times New Roman, Calibri ou Arial, no formato A4, espaçamento simples;
b) Cada texto deverá conter uma FOLHA DE ROSTO com o Título, Nome do Autor ou Pseudônimo, Endereço completo para contato, Telefone, E-mail, sem nenhum tipo de imagem.
c) Caso o autor selecionado queira ser publicado com pseudônimo, deverá fornecê-lo juntamente com seu nome verdadeiro;
d) Os textos deverão estar obrigatoriamente no idioma português, o que não impede a utilização de nomes e termos estrangeiros ou gírias.

5) PARTICIPANTES:
a) Serão aceitos autores inéditos ou não, desde que não tenham sido publicados por grandes editoras.
b) Textos publicados apenas na Internet em sites de cunho literário ou blogs podem ser inscritos normalmente, bem como material publicado em produções independentes, em coletâneas ou edições em cooperativa;
c) Cada autor poderá inscrever até 4 (quatro) textos, porém premiado com apenas 2 textos. Caso haja a publicação de um segundo ou terceiro volume baseado no material recebido e não selecionado para o primeiro livro, esses autores selecionados poderão fazer parte também do volume adicional.
d) Serão aceitos autores de todo o Brasil, de qualquer escolaridade ou formação, desde que maiores de 18 anos. Autores acima de 16 anos deverão enviar, juntamente com a inscrição, autorização dos pais ou responsáveis.


6) PREMIAÇÃO:
A premiação será a publicação das poesias selecionadas no livro POESIAS SELECIONADAS BIG TIME EDITORA. Além disso, os autores dos 10 melhores poesias selecionadas receberão 1 (um) exemplar cada um para divulgação própria, mais sua parte no rateio da porcentagem referente aos direitos autorais (10%) sobre os livros comercializados posteriormente no site da editora ou sites especializados.

Sobre os livros dados como prêmio para divulgação não serão pagos os direitos autorais, da mesma forma que os vendidos para os próprios autores participantes do concurso a preços promocionais.
Para efeito de rateio dos livros vendidos posteriormente, cada poesia selecionada será considerada como uma unidade, independente do número de páginas que ela contenha. Sendo assim, para evitar qualquer dúvida, uma poesia com 1 (uma) página receberá o mesmo valor que uma poesia que eventualmente tenha 3 (três) páginas.

7) INSCRIÇÕES:
De 15 de fevereiro de 2012 até 30 de março de 2012.

8) RESULTADOS:
A divulgação dos contos premiados será em 30 de abril de 2012, através do site bigtimeeditora.com.br e blog http://bigtimeeditora.blogspot.com

9) LANÇAMENTO DO LIVRO:
15 de junho de 2012.

10) ENVIO DOS TEXTOS:

VIA CORREIO

a) Deverão ser enviados em 2 vias impressas, de acordo com o item 4 deste regulamento (TEXTOS) em formato A4, até a data final da inscrição, data esta que será validada através do carimbo da EBCT (correios), para o seguinte endereço: RUA PLANTA DA SORTE, 68 – BAIRRO ITAQUERA – SÃO PAULO – SP – CEP 08235-010

VIA E-MAIL

b) concurso@bigtimeeditora.com.br


11) VENDA DOS LIVROS APÓS O CONCURSO
a) Os livros serão vendidos pela Big Time Editora, via internet, ao preço de R$ 25,00 cada exemplar, mais despesas de correio.
b) Os autores selecionados, poderão adquirir os livros ao preço de R$18,00 cada, mais despesas de correios.

12) DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
A comissão organizadora será a responsável pela escolha das obras, e será definida pela Big Time Editora, sendo formada por colaboradores e convidados.

13) CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A Big Time Editora informa que o simples ato da inscrição para o 1º Concurso de Poesias Big Time Editora faz com que o participante aceite todas as regras expostas no presente regulamento, inclusive se responsabilizando pela autoria das obras, isentando a Big Time Editora de qualquer acusação de plágio. Dúvidas subsequentes à escolha e até à publicação do Livro POESIAS SELECIONADAS BIG TIME EDITORA (título provisório) serão resolvidas de comum acordo pela Comissão Organizadora e a Direção da Big Time Editora. Por isso, sugerimos que os interessados leiam atentamente o presente regulamento.

14) OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO:

Enviar e-mail solicitando informações para:
concurso@bigtimeeditora.com.br

Comissão Organizadora
Big Time Editora

31.05.2012 - Prêmio LeYa (Portugal)

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Romances)

Premiação:
I) 100.000 €
II) Publicação da obra (mais detalhes no regulamento)

Prazo: 31 de Maio de 2012


Fonte:
http://www.leya.com/gca/?id=185


Organização:
LeYa
E-mail: premioleya@leya.com


Regulamento:
Artigo 1
(Objeto)
O Prémio LeYa tem por objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em nenhum outro concurso.

Artigo 2
(Apresentação de candidaturas)
Podem candidatar-se ao Prémio LeYa todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica, independentemente da sua nacionalidade.

Artigo 3
(Valor do Prémio)
O valor monetário do Prémio é de 100 000 (cem mil) euros.

Artigo 4
(Local e Prazo de entrega)
— As obras concorrentes devem ser enviadas para:
Prémio LeYa 2012,
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide
Portugal
— São admitidas a concurso todas as obras que derem entrada na morada acima indicada até ao dia 31 de maio de 2012.

(NOTA: as obras enviadas por correio devem ter a data do carimbo dos correios até ao dia 31 de maio de 2012.)

Artigo 5
(Apresentação das obras)
1) As obras concorrentes devem ser inéditas e apresentadas em duas cópias em papel, no formato A4, e devem ser acompanhadas de uma gravação em formato digital: CD ou PEN.
2) As obras concorrentes devem ser assinadas com o pseudónimo do autor.
3) As obras concorrentes devem ser acompanhadas de um envelope fechado, identificado com o título da obra e o pseudónimo do autor (coincidente com o pseudónimo usado nas cópias da obra) contendo:
a) Identificação do concorrente: nome completo; identificação fiscal (no Brasil CPF – Cadastro de Pessoa Física); endereço completo; endereço eletrónico e telefone para contacto;
b) Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que a obra apresentada a concurso é original e inédita, e não foi apresentada a nenhum outro concurso com decisão pendente;
c) Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que é titular de todos os direitos de exploração da obra a concurso, sem exceção, bem como de que os mesmos não se encontram onerados seja a que título for;
d) Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que não conhece, à data da apresentação da obra a concurso, qualquer ação ou interpelação de terceiros que ponham em causa a autoria da mesma e, bem assim, qualquer ação ou interpelação que possam afetar os direitos de exploração da mesma, designadamente através do seu arrolamento, penhora, execução ou qualquer outro meio legal suscetível de criar um ónus sobre aqueles direitos.

(NOTA: O concorrente pode apresentar uma declaração única, discriminando os vários textos.)

Artigo 6
(Características dos originais)
O tipo de letra e entrelinha utilizados na obra devem facilitar a leitura aos membros do Júri.

Artigo 7
(Composição do Júri)
O Júri será constituído por, pelo menos, sete destacadas personalidades do mundo literário e cultural de língua portuguesa, sendo o mesmo nomeado pela LeYa.

Artigo 8
(Análise das obras)
O sistema de análise, classificação e seleção das obras apresentadas será estabelecido pela LeYa, que constituirá uma comissão (formada por editores do Grupo) que realizará a leitura de todas as obras admitidas a concurso. Esta comissão elaborará um relatório sobre cada uma dessas obras e selecionará as que considerar melhores, até um máximo de 10 (dez). As obras selecionadas, bem como os relatórios da comissão, serão apresentados ao Júri, que sobre eles decidirá.

Artigo 9
(Deliberações do Júri)
a) O Júri delibera com total independência e em plena liberdade de critério, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente do Júri o voto de qualidade;
b) O Júri atribuirá o Prémio LeYa 2012 à obra concorrente que considerar de maior mérito literário, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada;
c) A decisão do júri é definitiva e não suscetível de apelo, devendo ser anunciada até 31 de dezembro de 2012;
d) Haverá um único premiado;
e) As decisões do Júri são secretas e definitivas;
f) Se as obras concorrentes não apresentarem a qualidade exigida, o Júri poderá deliberar não atribuir o Prémio.

Artigo 10
(Edição da obra) a) A edição da obra premiada será efetuada pela LeYa, diretamente ou através de uma das editoras do Grupo, e distribuída em todos os países de língua portuguesa;
b) A tiragem da edição será determinada pela LeYa;
c) O autor da obra premiada receberá todos os anos, até 31 de março, uma informação sobre as vendas dessas obras. Quando as vendas ultrapassarem os 85 000 exemplares o autor passará a receber, a título de direitos de autor, 8% do preço de venda ao público (no caso de edições cartonadas ou brochadas) e 5% do preço de venda ao público (no caso de edições de bolso). No caso de a exploração da obra ser realizada por terceiros, nomeadamente sob a forma de traduções, o autor receberá, uma vez cobertos os montantes dos prémios, 60% dos montantes líquidos que a LeYa venha a receber a esse título;
d) O autor da obra premiada cede à LeYa o direito exclusivo de a explorar comercialmente sob todas as formas e em todas as modalidades, em todo o mundo. Este direito inclui a tradução para qualquer língua e o direito de adaptação teatral, cinematográfica, televisiva, vídeo, ou para outros suportes que existam ou venham a existir;
e) O autor da obra vencedora compromete-se a subscrever, a simples solicitação da LeYa, um contrato de edição nos termos expostos neste regulamento e de acordo com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, bem como todos os contratos e documentos necessários para a proteção dos direitos de exploração cedidos à LeYa;
f) O presente acordo rege-se pelas disposições aplicáveis da lei portuguesa. No caso de litígio ou disputa quanto à execução, interpretação, aplicação ou integração deste acordo, as Partes diligenciarão, por todos os meios de diálogo e modos de composição de interesses, de forma a obter uma solução concertada para a questão. Fica estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias sobre a data da primeira diligência tendente à resolução da questão para a tentativa de conciliação referida no número anterior. Quando não for possível uma solução amigável e negociada, qualquer das Partes poderá recorrer a arbitragem. A arbitragem será realizada por um tribunal arbitral constituído nos termos deste regulamento e, supletivamente, pelo disposto na Lei n.º 31/86, de 29 de agosto. O tribunal arbitral será composto: Por um árbitro único, se as Partes acordarem na sua designação; ou na falta de acordo, por três árbitros, caso em que cada uma das Partes nomeará um árbitro e ambas indicarão o terceiro, que presidirá; ou na falta de acordo, por três árbitros, sendo um indicado por cada uma das Partes e o terceiro indicado pelo Presidente do Conselho de Arbitragem do Centro de Arbitragem Comercial da Associação Comercial de Lisboa/Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a requerimento da Parte mais diligente. O tribunal arbitral funcionará em Lisboa, no local que for escolhido pelo árbitro único ou pelo árbitro presidente. O processo correrá perante o tribunal arbitral com observância das regras processuais aplicáveis. Na falta de acordo quanto ao objeto do litígio, será o mesmo fixado pelo tribunal arbitral, tendo em atenção a petição (e eventual reconvenção) submetida.
O tribunal arbitral apreciará os factos e julgará as questões de direito como o faria o tribunal normalmente competente, e as suas decisões serão dispensadas de depósito, delas não cabendo recurso. A decisão da Arbitragem deverá ser proferida no prazo de 90 dias de calendário a contar da data de constituição do Tribunal. O Tribunal considera-se constituído na data da aceitação do árbitro único ou na data da nomeação do terceiro árbitro, entendendo-se esta efetuada, na situação de falta de acordo, na data da notificação da nomeação. Todos os custos relacionados com o funcionamento do Tribunal Arbitral, incluindo os honorários dos Árbitros, serão suportados pela Parte contra quem for proferida a decisão ou, quando a decisão não for proferida unicamente contra uma das Partes, por ambas as Partes de acordo com as proporções estabelecidas na decisão do Tribunal Arbitral. Para instaurar qualquer providência cautelar, bem como para executar a decisão proferida pelo Tribunal Arbitral, é competente o foro da comarca de Lisboa;
g) O contrato de edição será válido pelo prazo de 10 (dez) anos e renova-se automaticamente salvo se uma das partes o resolver, com motivo justificado, por escrito e com uma antecedência mínima de 60 dias relativamente ao termo final de cada período de validade em curso;
h) Caso, por qualquer motivo, não seja formalizado o contrato, o presente Regulamento terá o valor de contrato de cessão de direitos entre a LeYa e o vencedor do Prémio.

Artigo 11
(Disposições finais)
— Os originais enviados não serão devolvidos.
— A candidatura ao Prémio LeYa 2012 implica a aceitação do presente Regulamento.

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Para mais informações, por favor contacte premioleya@leya.com

12.03.2012 - 3º Encontro de Poesias BLCS (Braga, Portugal)


Informações:
a) Concurso de poesias
b) Apenas 1 trabalho por participante
c) Inscrição por e-mail ou correio

Prazo: 12 de março de 2012


Organização:
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Braga, Portugal (blcs@blcs.pt)


Fonte:


Regulamento:

Artigo 1º
Objetivos
A 3ª edição do Concurso de Poesia, promovido pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva tem como principais objetivos:
a) Fomentar e  consolidar hábitos de leitura e de escrita na comunidade. Valorizando como forma de expressão literária a Poesia;
b) Premiar e divulgar trabalhos de poesia inéditos da comunidade em geral.

Artigo 2º
Escalões de participação
Os trabalhos a concurso deverão ser apresentados de acordo com os seguintes escalões de participação:
Crianças até aos 9 anos;
Crianças dos 10 até aos 13 anos;
Jovens dos 14 até aos 17 anos;
Adultos dos 18 anos em diante.

Artigo 3º
Condições de participação
1. Os poemas deverão ser inéditos e de autoria individual, obrigatoriamente e sob pena de exclusão;
2. Os trabalhos não originais serão imediatamente excluídos pelo júri e sem pré-aviso;
3. Cada participante poderá concorrer apenas com um poema;
4. Os poemas devem ser apresentados nos seguintes termos:
a. Letra Arial, em tamanho 12;
b. Espaçamento entre linhas de 1,5mm;
c. Apresentação impressa em papel: em duplicado, em folhas A4, em envelope fechado, ou;
d. Apresentação em formato digital: via email blcs@blcs.pt , com Assunto: Envio de poema para o 3º Encontro de Poesias BLCS
5. A entrega do trabalho a concurso deverá obedecer os seguintes pressupostos:
5.1 Entrega feita pelo envio de correio via CTT  ou em mão 
a) Num primeiro envelope deverá constar apenas o endereço: 
3º Encontro de Poesias BLCS
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de S. Paulo, nº 1
4700-42 Braga
b) Dentro desse primeiro envelope deverão seguir: o poema a concurso, cumprindo os requisitos formais dos pontos anteriores, com indicação apenas do pseudónimo e escalão etário a que se candidata;
c) Um segundo envelope, fechado, contendo a identificação completa do(a) participante: Nome completo; Concelho; Contacto telefónico (imprescindível), Email; Idade; a Declaração de aceitação das Normas a Concurso e cedência dos Direitos de Autoria à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para os fins que tiver por convenientes.
d) Os concorrentes menores de idade deverão anexar a respetiva declaração de autorização do encarregado de educação.
5.2 Envio do trabalho por correio eletrónico
a) O trabalho deve ser enviado em anexo a uma mensagem de correio eletrónico para o seguinte endereço: blcs@blcs.pt; 
b) No corpo da mensagem o candidato deve mencionar o nome completo e o escalão etário a que se candidata, bem como um contacto telefónico. Os concorrentes menores de idade deverão anexar a respetiva declaração de autorização do encarregado de educação.

Artigo 4º
Candidaturas
1. O envio dos poemas a concurso deverá ser feito até ao dia 12 de março de 2012.
2. O não cumprimento integral do ponto anterior e do art. 3º pressupõe a exclusão dos trabalhos enviados.

Artigo 5º
Júri
O júri para a seleção dos melhores poemas será composto por:
- três profissionais da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, ligados à promoção cultural;
- 1 escritor consagrado da Literatura Portuguesa;
- 1 professor de Literatura Portuguesa.

Artigo 6º
Critérios de avaliação e seleção
1. A avaliação dos poemas será realizada com base nos seguintes critérios:
- Adequação ao género;
- Correção e estética da escrita;
- Imaginação e criatividade;
- Originalidade; 
- Valor estético e qualidade literária.

Artigo 7º
Prémios
1. A atribuição de prémios será feita por escalões de participação, nos termos do Art.º 2º das presentes normas;
2. Será atribuído prémio ao melhor trabalho de cada um dos escalões de participação, salvo se o júri deliberar que nenhum trabalho preenche os requisitos mínimos de qualidade;
3. Caso a qualidade dos trabalhos apresentados o justifique, o Júri poderá ainda atribuir Menções Honrosas;
4. Todos os participantes receberão um certificado de participação;
5. A entrega de Prémios será feita no Encontro de Poesias, a decorrer em 21 de março de 2012, a partir das 21h30.

Artigo 8º
Notificação dos concorrentes
Os concorrentes premiados serão notificados telefonicamente e por email da decisão do júri, durante o dia 20 de março.


Artigo 9º
Permissão de utilização
1. Todos os poemas admitidos a concurso deverão ser autorizados pelo autor a serem divulgados na sessão “Encontro de Poesias”, bem como a serem impressos numa compilação poética composta por todos os poemas admitidos na 3ª edição do concurso, a divulgar pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Artigo 10º
Casos omissos
Todos os casos omissos ou situações não previstas no presente documento serão resolvidos pelo Júri do Concurso.

26 de fevereiro de 2012

30.03.2012 - I Concurso Literário da ASCL

Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
b) Voltado a estudantes universitários com idade entre 17 e 29 anos
c) Publicação dos selecionados em Revista da ASCL
d) Inscrições devem ser realizadas pessoalmente na ASCL (Sinop - MT)

Premiação:
I) Em cada categoria: 1º: netbook / 2º: celular / 3º: mochila
II) Os cinco primeiros de cada categoria receberão 10 exemplares da revista

Prazo: 30 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-sinop


Organização:
Academia Sinopense de Ciências Letras e Artes
E-mail: asclsinop@gmail.com


Regulamento:
Artigo Primeiro: O concurso é aberto a participantes universitários entre 17 e 29 anos, conforme projeto aprovado pela Microprojetos para a Amazônia Legal - Funarte.

Artigo Segundo: O autor só poderá participar de uma das categorias, devendo escolher um dos três gêneros:
a) Poema
b) Conto
c) Crônica

Artigo Terceiro: Serão premiados os primeiros colocados de cada categoria/gênero:
1° Lugar = 01 netbook + 10 exemplares da revista
2° Lugar = 01 Celular + 10 exemplares da revista
3º Lugar = 01 mochila + 10 exemplares da revista
4º lugar = 10 exemplares da revista
5º Lugar = 10 exemplares da revista

Artigo Quarto: Além dos prêmios oferecidos para cada um dos primeiros colocados, também será entregue um Certificado da Academia Sinopense de Ciências e Letras aos contemplados.

Artigo Quinto: Os próprios membros da Academia Sinopense de Ciências e Letras e Convidados formarão a comissão julgadora e contra sua decisão não caberá recurso.

Artigo Sexto: A inscrição deverá ser feita com o preenchimento do Formulário de Inscrição, acompanhado dos seguintes documentos:
a) Cópia de RG e CPF
b) Comprovante de Matricula no período que abrange a vigência do concurso
c) 3 cópias impressas do texto
d) Uma cópia do texto em CD
e) Breve currículo pessoal, de no máximo 10 linhas

Artigo Sétimo: Prazos: divulgação e inscrição do concurso: até dia 30 de Março de 2012 - inscrição na secretaria da Academia Sinopense de Ciências e Letras e na Secretaria da Diversidade Cultural
§ Único - Data da premiação: 31 de maio de 2012

Artigo Oitavo: Nos trabalhos (poemas, contos e crônicas) serão considerados os seguintes aspectos:
a) Ideias originais
b) Correção da Linguagem
c) Emprego de figuras de estilo

Artigo Nono: Os textos deverão ter a seguinte configuração:
a) Fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4.
b) Crônica = 2 laudas, espaço duplo
c) Conto = 4 laudas, espaço duplo
d) Poema = 1 lauda, espaço duplo

Artigo Décimo: Os trabalhos classificados, juntamente com a biografia dos autores, farão parte de uma revista que será editada pela ASCL com apoio do Microprojetos para Amazônia Legal-Funarte.

Artigo Décimo-Primeiro: Serão automaticamente desclassificados os trabalhos encaminhados fora do prazo estipulado e/ou fora das normas estabelecidas neste Regulamento;
§ 1 - A participação neste concurso cultural implica na aceitação irrestrita deste regulamento;
§ 2 - O participante autoriza, desde já, a utilização de sua produção, seu nome e imagem para fins de divulgação/promoção do concurso cultural.

16.03.2012 - 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Informações:
a) Concurso de Redações - Cartas
b) Voltado a estudantes com até 15 anos de idade (só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas)
c) Quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional
d) Tema: Jogos Olímpicos

Premiação:
I) Fase Estadual – 1º colocado: Notebook / 2º e 3º colocados: Som Portátil
II) Fase Nacional –  1º colocado: 1 TV de LED 32’’ e Troféu
III) Fase Internacional – 1º, 2º e 3º: medalhas: ouro, prata e bronze

Premiação - Escolas:
a) Fase Estadual – 1º colocado: 1 computador / 2º e 3º colocados: 1 impressora
b) Fase Nacional –  1º colocado: 1 TV de LED 32’’, Troféu e uma oficina de uma das modalidades esportivas patrocinadas pelos Correios.

Prazo: 16 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-correios


Organização:
União Postal Universal / Correios
http://bit.ly/faleconosco-correios


Regulamento:
Apresentação

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediada em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
A primeira fase é a escolar, que será realizada de forma autônoma e voluntária pela escola, desde que observados os princípios de legalidade e transparência previstos nos itens 2.4, 5.7, 5.8, 6.1 e 9. Na fase estadual são premiadas as 3 melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU.

As informações sobre o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas estarão disponíveis em www.correios.com.br – Aba “Sobre Os Correios” link “Sustentabilidade”; “Vertente Social” ”Concurso de Redação de Cartas”

Objetivo

O objetivo do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à delicadeza de seu pensamento, despertar neles o gosto de escrever cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizade internacionais, uma das missões essenciais da UPU.

Participação

1. Estudantes até 15 anos de idade, aluno das redes pública e privada de ensino, por intermédio de sua escola;
2. Para participar o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, onde será escolhida a carta que irá representá-la. Só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas;
3. Poderão ser apresentadas, no máximo, duas redações por escola, escolhidas por meio de seleção interna. Caso seja uma escola que possua várias sedes na mesma cidade ou em outras cidades, como por exemplo, Marista e Objetivo poderão ser inscritas duas redações de cada sede;
4. Não poderão concorrer redações de alunos que sejam parentes em linha reta colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de membros de comissões julgadoras no âmbito das escolas e das etapas regional e nacional.

Conteúdo e apresentação das composições

1. As redações apresentadas deverão ser cartas argumentativas recentes e inéditas.
2. As redações devem ser Cartas Argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa). Apresentadas em forma de carta internacional, de acordo com o Formulário de Redação disponível no site dos Correios. (deve conter no início do texto uma forma de tratamento pessoal Caro/Cara - Prezado/Prezada - Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura).
3. As redações devem ser escritas em língua portuguesa; ser relacionadas estritamente ao tema fixado; e conter no máximo de 800 palavras. 4. As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul. Preferencialmente, devem ser escritas no formulário de redação do Concurso, disponível para impressão no endereço www.correios.com.br

Tema

“Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”

Inscrição

1. Período: 1 de fevereiro a 16 de março de 2012
2. A redação deverá estar acompanhada da ficha de inscrição anexa;
3. Na redação deverá constar o nome completo do aluno concorrente, sua idade,
série que está cursando, o nome da escola em que estuda e sua assinatura.
4. Só serão aceitas até duas inscrições por escola e devem incluir os documentos abaixo:
a. Redação redigida de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul na folha pautada específica do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas disponível no site dos Correios*;
b. Ficha de inscrição específica do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas preenchida;
5. Não serão aceitas redações inscritas diretamente nos Correios.
6. No sentido de assegurar a autoria individual das redações, sugere-se que as redações escolhidas pelas escolas tenham sido produzidas em sala de aula, com acompanhamento do professor;
7. Ao fazer a inscrição, a escola se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas aos Correios e quanto à autoria individual das redações inscritas. Assegura, ainda, que as redações vencedoras da etapa escolar não são de alunos parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de membros da comissão julgadora escolar ou da Direção da Escola;
8. Durante a avaliação pelo júri regional ou pela comissão nacional, caso algum membro levante formalmente dúvidas sobre a autoria de alguma redação, levando em conta a compatibilidade entre o nível de linguagem usada na redação e a idade e série cursada pelo autor, os Correios entrarão em contato com a escola e confirmarão junto à Direção a autoria e a veracidade das informações fornecidas.

Designação do júri e anúncio dos resultados

1. Etapa Escolar
a. A escola deve designar por documento formal (da própria escola) uma comissão julgadora com no mínimo 3 e no máximo 7. Esta comissão selecionará até duas redações que representarão a escola no Concurso.
b. Não poderão participar do Concurso alunos parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de membros da comissão julgadora escolar ou da Direção da Escola;

2. Etapa Estadual
a. Cada Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos nomeia formalmente uma comissão julgadora estadual composta por no mínimo 3 e no máximo 7 membros encarregados de avaliar as redações inscritas. Esta comissão determinará as três melhores composições, cujos autores e escolas receberão cada um uma premiação específica;
b. Não poderão participar do Concurso alunos parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de membros da comissão julgadora estadual ou dos colaboradores coordenadores
do Concurso na Diretoria Regional dos Correios nomeados por Portaria;
c. As Diretorias Regionais dos Correios encaminharão à Administração Central da Empresa as redações classificadas em 1º Lugar nas fases regionais, para a disputa da fase Nacional.
d. Os resultados dessa etapa serão divulgados pelas Diretorias Regionais a partir do dia 27/03/2012.

3. Etapa Nacional
a. O Departamento de Relações Institucionais (DERIN) da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, fará a nomeação formal da comissão julgadora da Etapa Nacional que será composta de no mínimo 3 e no máximo 7 membros;
b. Não poderão participar do Concurso alunos parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de membros da comissão julgadora nacional ou coordenadores do Concurso em âmbito nacional, a saber colaboradores lotados na Gerência de Responsabilidade Social dos Correios (GRES/DERIN);
c. A Comissão determinará a redação vencedora (1º lugar) da etapa nacional, que representará o Brasil na Etapa Internacional, a ser realizada em Berna na Suíça, que ficará a cargo da União Postal Universal. As demais redações serão classificadas de acordo com o somatório das notas atribuídas pelos membros da comissão;
d. Apenas a primeira colocada receberá premiação, as demais redações participantes dessa etapa receberão por meio das escolas, certificado com a classificação nacional obtida;
e. O resultado nacional será divulgado no portal dos Correios* a partir do dia 22/04/2012

4. Etapa Internacional
a. Ficará a cargo da União Postal Universal.
b. O Departamento de Relações Institucionais (DERIN), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, divulgará o resultado internacional no portal dos Correios após receber documento formal da UPU.

Premiação

Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional.
Nas Fases Estadual e Nacional os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e suas escolas.
A premiação da Fase Estadual será realizada pela Diretoria Regional dos Correios, por ocasião das comemorações da Semana das Comunicações no mês de maio.
A premiação do vencedor da Fase Nacional será realizada em outubro de 2012, na Administração Central dos Correios em Brasília, durante a solenidade de comemoração do Dia Mundial dos Correios. Além do estudante vencedor participarão os pais ou um responsável e o diretor da escola.
A premiação internacional será definida pela UPU.

1. Premiação - Aluno
a) Fase Estadual – 1º colocado: 1 Notebook (2 GB de RAM, 320 GB de disco rígido, leitor de cartões, wireless, webcam, monitor de 14") e certificado. 2º e 3º colocados: 1 Som Portátil com CD, MP3 e Rádio AM/FM e certificado;
b) Fase Nacional – O vencedor nacional - 1 TV de LED 32’’, e troféu em formato de certificado.
O resultado desta etapa será publicado na Revista Correio Filatélico - COFI, divulgando o aluno e a escola;
c) Fase Internacional – Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas: ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal – UPU.

2. Premiação - Escolas
a) Fase Estadual – 1º colocado: 1 computador (2 GB de memória RAM, 250GB de disco rígido, Gravador de DVD + Monitor LCD 15,6") e certificado. 2º e 3º colocados: 1 impressora jato de tinta colorida e certificado.
b) Fase Nacional – O vencedor nacional - 1 TV de LED 32’’ e troféu em formato de certificado. Uma oficina de uma das modalidades esportivas patrocinadas pelos Correios. A oficina poderá ser realizada na cidade sede da escola vencedora ou em local previamente acordado entre escola e Correios.

Critérios de Avaliação

A Comissão Julgadora vai avaliar os seguintes itens:
1. Coerência no desenvolvimento e com o tema proposto;
2. Idéias expressas – desenvolvimento das idéias de forma inteligente e clara;
3. Vocabulário – utilização de vocabulário diversificado;
4. Criatividade na abordagem do tema.

Direitos autorais e de personalidade

9.1 É requisito de inscrição no 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas a autorização de uso pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e à UPU - União Postal Universal, em caráter não exclusivo e de forma irrevogável e irretratável, de quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre a obra intelectual criada e produzidas no âmbito do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas;
9.2 No formulário de inscrição haverá campo específico para autorização pelo autor de utilização pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e à UPU - União Postal Universal da obra intelectual em quaisquer das modalidades previstas no art. 29 da Lei nº 9.610/1998, assim como dos direitos de personalidade do autor da obra, a exemplo de nome, voz, apelido, imagem, dados escolares, profissionais e biográficos, depoimentos, entrevistas etc.) em todas e quaisquer ações e atividades relacionadas ao 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas ou em quaisquer materiais relacionados a sua implementação e divulgação ou para fins acadêmicos, educacionais e científicos, sem qualquer restrição de espaço, idioma, número de impressões, reimpressões, quantidade de exemplares, número de emissões, transmissões, retransmissões, edições, reedições, divulgações e/ou veiculações;
9.3 O formulário de inscrição também contemplará campo para que o autor da obra declare que é o único criador e titular exclusivo de todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre a obra criada no âmbito do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas;
9.4 O disposto no subitem 9.1 compreende, mas não se limita à utilização das Obras e dos Direitos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a UPU – União Postal Universal em quaisquer suportes, materiais, mídias ou meios relativos ao 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, inclusive à sua divulgação, assim como em convites, folderes, folhetos, livros, compilações, almanaques, revistas, fotografias, slides, outdoors, catálogos, cartazes, calendários, enciclopédias, internet, (inclusive nos endereços eletrônicos: www.correios.com.br www.upu.int), disquetes, CD-Rom, DVDs, CDs, fitas de vídeo, tapes, obras audiovisuais, e-mails, mensagens para celular, computadores de mão, revistas, jornais, televisão, cinema, exposições (itinerantes ou não) em quaisquer locais, conferências, palestras, materiais e produtos institucionais, mostras nacionais ou internacionais, relatórios ou outros materiais e criações intelectuais de qualquer natureza;
9.5 Todos e quaisquer materiais, suportes, mídias e meios indicados poderão ser criados, produzidos, desenvolvidos e/ou elaborados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a UPU – União Postal Universal, por si ou por terceiros, e neste caso pertencerão a eles exclusivamente;
9.6 Não se considera co-autor quem simplesmente auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edição ou apresentação por qualquer meio;
9.7 A autorização para uso das Obras e dos Direitos de que trata o subitem 9.1 será válida e eficaz no Brasil ou fora dele, pelo prazo de 25 (vinte e cinco) anos, a contar da data da inscrição no referido Concurso;
9.8 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos reserva-se o direito de, a seu exclusivo critério e sem qualquer ônus, não usar as Obras e/ou os Direitos dos inscritos;
9.9 A autorização de que trata o subitem 9.1 é concedida sem qualquer ônus de qualquer natureza;
9.10 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos exime-se de toda e qualquer responsabilidade decorrente do uso indevido por terceiros, no todo ou em parte, das Obras e/ou dos Direitos bem como de quaisquer suportes, materiais, mídias e meios em que eles estejam incluídos, inclusive mediante sua reprodução ou divulgação, no todo ou em parte, em sites como Orkut, You Tube, Facebook, Twitter e em blogs, comunidades virtuais e sites desta natureza;
9.11 O disposto no item 9 não compreende qualquer utilização comercial das Obras e dos Direitos.

Disposições finais

As decisões das Comissões Julgadoras em âmbito estadual, nacional e internacional, em qualquer uma das etapas, serão soberanas, não se admitindo contra elas nenhum recurso.
Não serão devolvidos textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados para a Coordenação.

Eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento serão esclarecidas ou resolvidas pela Coordenação.

Serão eliminadas as redações que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos neste edital/regulamento.

Coordenação do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas

30.06.2012 - Prémio Literário Carlos de Oliveira (Portugal)

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Contos ou Romance)

Premiação:
I) Cinco mil euros para a obra vencedora
II) Publicação do livro pela autarquia de Cantanhede

Prazo: 30 de junho de 2012


Organização:
Câmara Municipal de Cantanhede, Portugal
E-mail: geral@cm-cantanhede.pt


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-catanhede


Regulamento:
1- O Prémio Literário Carlos de Oliveira, no valor único de 5.000 (cinco mil) euros, destina-se a estimular a criação literária e, simultaneamente, a homenagear o grande escritor gandarês.

2- O Prémio é instituído pelo Município de Cantanhede e o valor do prémio é integralmente suportado pela autarquia, que assegurará também os custos decorrentes da edição da obra vencedora do Prémio.

3- O Prémio Literário Carlos de Oliveira consagrará uma obra em prosa (conto ou romance), inédita.

4- Este certame literário é aberto a todos os escritores de qualquer país de língua oficial portuguesa.

5- Os originais concorrentes serão apresentados em papel A4, com o texto processado em letra Times New Roman em corpo 12, o entrelinhamento a 1,5 espaço, e deverá ter um mínimo de 120 páginas.

6- As obras enviadas a concurso serão firmadas com pseudónimo e deverão ser remetidas até ao dia 30 de Junho de 2012 para o Museu da Pedra do Município de Cantanhede, Largo Cândido dos Reis, n.º 4, 3060-174 Cantanhede, contando para o efeito a data do carimbo dos CTT.

7- Os concorrentes, que poderão habilitar-se apenas com uma obra inédita e não publicada, enviarão a concurso cinco exemplares do original devidamente encadernados.

8- Os exemplares referidos no número anterior deverão ser enviados num sobrescrito, que conterá, além destes, um outro sobrescrito fechado e lacrado, dentro do qual constarão a identificação e morada do autor e, exteriormente, o pseudónimo por ele utilizado.

9- Os elementos do Júri, bem como os funcionários do Município de Cantanhede não poderão apresentar-se a concurso.

10- O Município de Cantanhede não garantirá a devolução dos originais não premiados, devendo estes serem levantados nos 60 dias posteriores à data de comunicação do apuramento do Prémio, após o que serão destruídos.

11- O Júri será constituído por cinco elementos, a saber:
- O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede ou um seu representante;
- Ângela de Oliveira, viúva do escritor, ou alguém por esta designado.
- Um representante da Associação Portuguesa de Escritores;
- Um Académico dedicado ao estudo de Carlos de Oliveira, convidado pelo Município;
- Uma personalidade do meio literário convidada.

12- O Júri poderá deliberar a não atribuição do Prémio por manifesta falta de qualidade das obras apresentadas a concurso.

13- O Prémio não poderá ser atribuído ex aequo, mas, em casos excepcionais, o Júri poderá conceder até duas menções honrosas, sem valor pecuniário.

14- Do resultado do concurso, o Júri lavrará a competente acta fundamentada, que será assinada por todos os seus membros.

15- O vencedor do Prémio Literário Carlos de Oliveira e as menções honrosas eventualmente atribuídas serão dados a conhecer durante a primeira quinzena de Janeiro de 2013, sendo a sua entrega feita em cerimónia pública a agendar atempadamente.

16- Da classificação, devidamente homologada pelo Júri, não poderá haver recurso.

17- Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por deliberação do Júri.

25 de fevereiro de 2012

Notícia - Confirmação de plágio no Prêmio Sagrada Esperança (Angola)

Fonte:


O júri do prêmio literário “Sagrada Esperança” decidiu retirar o prêmio atribuído à obra “Cadernos do guerreiro frustrado”, de António Seta.

A decisão foi tomada após comprovação de que a referida obra continha significativas transcrições da obra "As Rivalidades Políticas entre a FNLA e o MPLA", de Jean Martial Mba.

15.03.2012 - VI Concurso de Crônicas do Museu Histórico de Jataí

Informações:
a) Concurso de Crônicas
b) Voltado a residentes em Jataí
c) Tema: “Museus em um mundo em transformação”
d) Publicação das selecionadas no XIV Boletim do Museu Histórico

Prazo: 15 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-museus


Organização:
MUSEU HISTÓRICO DE JATAÍ
FRANCISCO HONÓRIO DE CAMPOS
Rua José Manoel Vilela, 286, Centro – Jataí – GO
Tel. (64) 3632-4049
E-mail: museuhistoricojatai@gmail.com


Regulamento:
1 – Do Concurso:
O Museu Histórico de Jataí institui o VI Concurso Literário, que este ano será proposto o gênero crônicas, com o tema “Museus em um mundo em transformação”. Concurso direcionado à comunidade em geral de Jataí e público escolar, que deverão enviar suas crônicas, de acordo com o tema proposto. Dentro dos propósitos gerais do museu de estreitar a relação comunidade/museu, este projeto tem por finalidade despertar o interesse pela produção literária e a memória histórica. O Museu adotou a proposta da 10ª Semana Nacional de Museus realizada pelo IBRAM, cujo tema é Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações.

2- Dos participantes:
Poderá se inscrever no concurso qualquer cidadão jataiense. Cada pessoa poderá participar com até 02 crônicas.

3- Das inscrições:
O Museu estará recebendo as inscrições no período de 01 de Março a 15 de Março de 2012.
3.1 Instruções e normas gerais para os textos:
No ato da inscrição, devem ser entregues três cópias do texto, impressas e em mídia digital. O texto deverá ser digitado em fonte New Times Roman, tamanho 12, folha A4;
01 cópia do texto deverá conter título em letras maiúsculas e em negrito, um espaço abaixo da linha do título deverá constar o nome completo do autor em letras minúsculas e entre aspas em negrito o “pseudônimo”.
02 cópias do texto deverão conter título em letras maiúsculas e em negrito, um espaço abaixo da linha do título deverá constar apenas o pseudônimo em negrito.
3.1.2 Como se inscrever:
A inscrição deve ser feita no Museu Histórico de Jataí.
A inscrição é totalmente GRATUITA, sem qualquer ônus para os participantes.
Os trabalhos deverão ser entregues na secretaria do Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos
Rua José Manoel Vilela, 286, Centro Tel. (64) 3632-4049
Horário: Das 09h00min às 17h00min horas de quarta a sexta-feira.

4. Dos critérios de avaliação:
A avaliação será feita por uma comissão julgadora instituída pelo Museu Histórico de Jataí, que se baseará nos seguintes critérios, em ordem de importância: criatividade, originalidade e respeito às normas gramaticais básicas.
4.1 Seleção:
O processo de seleção dos trabalhos será feito em uma única fase nos dias 21 a 24 de Março de 2012.

5. Do resultado:
O Museu Histórico de jataí comunicará o resultado do concurso aos vencedores, por e-mail ou telefone, até o dia 27 de Março de 2012.

6. Da premiação e divulgação:
As crônicas classificadas serão divulgadas no XIV Boletim do Museu Histórico, edição anual a ser publicada em maio/2012 e serão apresentadas pelos autores no dia 30 de Março de 2012 no Museu Histórico de Jataí às 20h, dentro da comemoração do mês da poesia.

Observações Importantes:
Junto com o texto enviado, deve acompanhar uma breve ficha com os dados pessoais do autor. São elas:
Nome completo;
Idade;
Escolaridade;
Atividade que exerce;
E-mail e telefone pessoal ou de um responsável, no caso de menor.
Apoio: AAMuHJ – Associação de Amigos do Museus Histórico de Jataí

Prefeitura Municipal de Jataí
Secretaria Municipal de Cultura
Com a inscrição, fica determinado que todos os participantes concordam que os textos classificados poderão ser publicados pelo site da Secretaria Municipal de Cultura e na XIV edição do Boletim do Museu Histórico de Jataí.

09.03.2012 - Concurso de Poesias da Semana da Mulher

Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Voltado apenas a residentes em Rio Claro

Prazo: 09 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/noticia-semanadamulher

Organização:
Secretaria de Cultura de Rio Claro - SP
Telefone: (19) 3527-1428 / (19) 3522-8000

Resultado - Concurso de Poesia do Instituto Tatonetti

O concurso de poesia promovido pelo Instituto Dr. Rafael Tatonetti chegou ao fim. Cinco participantes escolhidos serão presenteados com uma consulta na especialidade de acupuntura e cinco sessões de tratamento (já incluso o kit de agulhas descartáveis).

Ganhadores:

- Guilherme Cesar Machado de Araujo
- Raquel Rodrigues Ortega
- Pedro Paulo de Araujo Junior
- André Telucazu Kondo
- Adelaide Almeida

O objetivo da ação foi homenagear os 402 anos da cidade de Itu e, por isso, todas as poesias tiveram como tema a data.

24 de fevereiro de 2012

Resultado - Prêmio Florbela Espanca

João Carlos Lopes Pereira, com a obra “Jazigo com vista para o mar”, ganhou o Prémio Literário Florbela Espanca 2011, vertente ficção, promovido pelo município de Vila Viçosa, revelou hoje a autarquia.


No valor de 2500 euros, o galardão, criado em 1981 pela autarquia de Vila Viçosa, tem uma periodicidade bienal - sendo alternadamente atribuído a poesia e ficção - e destina-se a premiar obras literárias inéditas de língua portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor.

Na edição de 2011, dedicada à ficção e que contou com 142 trabalhos inéditos a concurso, a autarquia indicou hoje que o júri decidiu atribuir, por unanimidade, o prémio a João Carlos Lopes Pereira, de Aldeia de Paio Pires.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos originais intitulados “O funeral do rei Chino, seguido de Fernandes Barbeiro; A Aposta; Diniz e Isabel e o Milagre das Rosas”, de Fernando Cabrita, de Olhão, e “Trinta Mil Vidas Humanas (Aristides de Sousa Mendes)”, de Teresa Maria Spencer de Mascarenhas, de Lisboa.

“Jazigo com vista para o mar”, a obra vencedora, será editada em primeira edição pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, numa tiragem de três mil exemplares.

A edição 2011 deste prémio literário, segundo o município, ultrapassou todas as expectativas com a apresentação a concurso de 142 trabalhos literários, um número que, de acordo com a Associação Portuguesa de Escritores, representa um recorde de participação nos concursos literários promovidos em todo o território português.

O município de Vila Viçosa tenciona com esta iniciativa promover, divulgar e apoiar actividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a “grande poetisa” calipolense Florbela Espanca.

Florbela Espanca, autora do Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor e Juvenília, considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos, nasceu em Vila Viçosa a 8 de Dezembro de 1894. A poetisa morreu em Matosinhos na noite de 7 para 8 de Dezembro de 1930, com 36 anos, tendo sido sepultada naquela localidade nortenha. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Vila Viçosa.


Fonte:

Resultado - 8º Concurso Expresso das Letras

1º Lugar:
Primeiro Amor - Marina Martinez

2º Lugar:
Ressaca - Tatiana Alves Soares Caldas

3º Lugar:
Para Ti! - Veridiane da Rosa Gomes


Menções Honrosas:
Pão e Vinho - Ana Felicia Guedes Trindade
Confeitaria - Cris Dakinis
Sem Título - Denivaldo Piaia
Tempo,Vento e Amor – Francisca Messa
Policromia - Helena Rotta de Camargo
Presença - Iliane dos Santos Iglesias
Uma nova cor a um novo velho Amor - Julhana Pohlmann
Sentimento Sublime - Juliano Paz Dornelles
Eu - Karin Kreismann Carteri
Meu Arquivo Confidencial - Katia Chiappini
Ao Natural...- Letticia Cecy Correia
Palavras - Lúcia Barcelos
Quando o amor transforma - Marcelo Allgayer Canto
Essência - Rosalva Rocha
Sangrou - Rosangela Mariano
Aroma de Saudade - Sheila Felipe Farias
Amou de Doer - Sônia Machado
Angelical Espera - Teresinha de Lourdes da Costa
Meu Medo - Thábata Floriano Barbosa
In De Finitivo Amar - Virgínia Fulber
Ais - Zaira Maria Rodrigues


Mensagem dos organizadores:

Prezados (as)

Um pouco com atraso, mas estamos informando abaixo a relação das poesias vencedoras do Concurso Literário promovido pela Academia de Letras e Artes de Porto Alegre, sendo um dos mais tradicionais da capital. As poesias premiadas serão divulgadas no Jornal “Voz do Escritor” de março e farão parte de CD a ser ainda definido a sua gravação e edição através da busca de recursos.
As poesias premiadas receberão troféus e medalhas em cerimônia a ser realizada no inicio de março e aberta somente aos autores premiados e seus convidados.
Por fim, agradecemos a todos aqueles que participaram do concurso que atingiu o recorde de poesias inscritas (mais de 150, vindas de todo o país) e que vem sendo realizado há oito anos consecutivos, o que demonstra o nosso esforço e nossa dedicação em prol da literatura. Parabéns a todos que concorreram, pois ajudaram a FOMENTAR A LITERATURA E INCENTIVAR A POESIA, numa sociedade capitalista que precisa cada vez mais reaprender a ouvir os novos poetas e o que eles têm para dizer.

Forte abraço.

Benedito Saldanha
Escritor e Organizador do Concurso

17 de fevereiro de 2012

Notícia - Projetos literários concorrem ao Prêmio Anu 2012

CUFA realiza votação online para o Prêmio Anu 2012

Idealizado e realizado pela CUFA – Central Única das Favelas – O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa.

O prêmio já contou com duas eliminatórias, nas quais foram selecionados um projeto de cada estado e um projeto do Distrito Federal. A última fase será decidida pelo voto popular e resultará na seleção das três melhores ações do Brasil.


Projetos literários estão entre os finalistas

Entre os projetos que concorrem ao prêmio, dois estão estritamente relacionados à literatura e ao incentivo à leitura:

  • A Caminhada Arteliteratura, representante de Roraima, coordenada pelo jornalista Edgar Borges, levou escritores, artistas e centenas de livros para implantação de bibliotecas comunitárias em cinco comunidades indígenas de Roraima. As atividades também foram realizadas em Palmares (Pernambuco), Novo Lino (Alagoas) e nas comunidades ribeirinhas Carmo do Macacoari, São Tomé e Foz do Macacoari (Amapá). Todo esse trabalho beneficiou mais de 1.000 crianças, jovens e adultos e está registrado no blog do projeto.

Mais informações:
http://caminhadaarteliteratura.blogspot.com


  • O Projeto Ler para Crescer, representante do Amazonas, coordenado pelo Instituto Ler para Crescer, consiste na implantação de bibliotecas-brinquedotecas com articulação das comunidades da periferia da capital e do interior do Amazonas, criando espaços para o incentivo à leitura e promovendo saraus de poesias, gincanas, oficinas e passeatas de cidadania e com temas ambientais.

Mais informações:
http://lerparacresceramazonia.blogspot.com/



Como participar da votação:

  1. Basta acessar o site do Prêmio Anu e preencher o formulário de cadastramento: http://bit.ly/votacao-premio_anu_2012;
  2. Após finalizar o cadastro, uma senha será enviada por e-mail;
  3. Depois de efetuar o login, o 'eleitor' será direcionado a uma relação, em ordem alfabética, de todos os estados do Brasil - ao lado de seus respectivos representantes;
  4. Cada pessoa tem direito a três votos - um de cada vez e em projetos distintos.

Participe, dê os seus votos, ajude a escolher as melhores ações e, além disso, descubra e incentive projetos interessantes e relevantes que estão sendo realizados por todo o país.


Fonte:
http://www.premioanu.com.br/

16 de fevereiro de 2012

30.03.2012 - Concurso da Associação Nacional de Escritores

Informações:
a) Concurso de Contos
b) Inscrição por E-mail
c) Publicação em Antologia

Premiação:
I) Medalha comemorativa dos 50 anos da ANE e diplomas

Prazo: 30 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-ANE


Organização:
Associação Nacional dos Escritores
E-mail: ane.df@terra.com.br
Fone: (61) 3244-3576 / Fax: (61) 3242-3642

Notícia - Jorge Volpi vence o Prêmio Planeta-Casa de América

Escritor será premiado com US$ 200 mil pelo romance ‘La tejedora de sombras’

O escritor mexicano Jorge Volpi foi o vencedor do Prêmio Ibero-americano Planeta-Casa de América de 2012 com o romance La tejedora de sombras. O resultado foi divulgado ontem, em Madri, pelo júri que selecionou a melhor obra inédita escrita em espanhol entre dez finalistas. O livro de Volpi será publicado em março e o autor receberá US$ 200 mil (cerca de R$ 345 mil), valor apontado como o décimo maior entre prêmios literários do mundo todo. Na edição deste ano do prêmio, foram inscritos 454 trabalhos de 23 países das Américas, Europa e Oriente Médio. Em 2011, a obra vencedora foi Los días del arcoíris, do chileno Antonio Skármeta.


Fonte:

15 de fevereiro de 2012

30.03.2012 - 3º Concurso Literário Pindorama

Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
b) Voltado aos estudantes - a partir da 7ª série - da rede municipal de Capão da Canoa
c) Tema: Capão da Canoa – 30 Anos de Diversidade Cultural
d) Publicação dos selecionados em jornais locais

Prazo: 30 de Março de 2012


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-3_pindorama


Organização:
Departamento de Cultura de Capão da Canoa
(51) 3625-6534
E-mail: cultura@capaodacanoa.rs.gov.br


Regulamento:
1. A 6ª Feira do Livro de Capão da Canoa – “30 Anos de Diversidade Cultural” – promove o 3º Concurso Literário Pindorama – Edição 2012, que visa despertar talentos literários estudantis.
2. Estão habilitados a participar do concurso todos os alunos regularmente matriculados a partir da 7ª série / 8º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede escolar do Município de Capão da Canoa, incluindo, aí, os seus distritos.
Obs.: É vedada a participação de membros da Comissão Organizadora da Feira do Livro de Capão da Canoa e do COMUC, bem como de seus familiares.
3. Tal participação implica na concordância com todas as cláusulas deste regulamento.
4. Os textos deverão ser rigorosamente inéditos.
5. A temática será – Capão da Canoa – 30 Anos de Diversidade Cultural.
6. Cada aluno participante poderá inscrever-se através da entrega ao (à) seu (sua) professor(a) de Língua Portuguesa e/ou Literatura de um texto em cada uma das categorias – conto, crônica e poesia –, podendo concorrer em apenas uma delas ou em quantas categorias desejar. As crônicas e as poesias deverão ter, no máximo, uma página, e o conto, duas páginas, digitadas em espaço um, utilizando a letra Arial 12, em folha A4.
7. Acompanhando os textos — que deverão ser entregues aos (às) respectivos (as) professores (as) acima nominados (as) — deverá constar um envelope lacrado, identificando a categoria literária e o título do trabalho concorrente, em cujo interior deverá conter uma folha de identificação com os seguintes dados:
Nome completo do (a) aluno (a)
Telefone
RG e CPF
Série
Escola
8. O prazo para entrega dos trabalhos dos alunos concorrentes é até o dia 30 de março, na secretaria do Departamento de Cultura, na Casa de Cultura Erico Veríssimo, na Avenida Flávio Boianowski, nº 789 – Capão da Canoa/RS, e deverá ser feito pelo professor, direção ou supervisão da escola pelo qual o aluno concorre.
9. O julgamento dos textos será realizado por uma comissão de três pessoas, de diferentes áreas da literatura, indicada pela Comissão Organizadora da 6ª Feira do Livro de Capão da Canoa.
10. Os textos premiados (1º. lugar em cada categoria literária) serão publicados em jornais da imprensa local e no site da prefeitura, sem fins lucrativos, razão pela qual se exonera a Comissão Organizadora da Feira do Livro de Capão da Canoa do pagamento de direitos autorais ou de qualquer outra forma de remuneração aos autores.
11. Da premiação:
11.1. Será outorgado um prêmio ao primeiro lugar em cada categoria e certificados de Menção Honrosa aos segundo e terceiro lugares.
12. Poderá a Comissão Julgadora deixar de selecionar textos em qualquer categoria, bem como indicar menções honrosas, caso julgar que tais decisões sejam procedentes.
13. O resultado do concurso será divulgado no dia 08 de abril de 2012, no recinto da 6º Feira do Livro de Capão da Canoa.
14. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos concorrentes
15. As decisões da comissão julgadora são irrecorríveis.
16. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação do concurso e jurados.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Cultura, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, pelo fone (51) 3625-6534

14 de fevereiro de 2012

Finalistas - V Prêmio Ibero-americano Planeta-Casa de América

Relação dos dez finalistas tem obras de sete países das Américas; valor da premiação, cujo anúncio acontece no próximo dia 14, em Madri, é de US$ 200 mil (aproximadamente R$ 345 mil)

O júri do V Prêmio Ibero-americano Planeta-Casa de América de Narrativa divulgou nesta quarta-feira (8) a lista das dez obras finalistas à premiação, selecionadas entre nada menos do que 454 trabalhos apresentados no concurso, procedentes de 23 países das Américas, Europa e Oriente Médio. O prêmio é concedido a uma obra inédita escrita em espanhol.
O júri desta quinta edição é formado pelos escritores Alberto Manguel (Argentina), Carmen Posadas (Uruguai) e Clara Sánchez (Espanha). A eles juntaram-se os representantes das entidades que concedem a premiação: Imma Turbau (Diretora-geral da Casa de América) e Carlos Revés (Diretor Editorial do Grupo Planeta), além de Ricardo Sabanes (Divisão Internacional do Grupo Planeta), que atuará como secretário sem voto.
O objetivo da Editoria Planeta e da Casa de América com a realização deste prêmio literário é promover a narrativa em língua espanhola em todos os países americanos, sejam eles latinos ou não. O anúncio do júri será feito no dia 14 de fevereiro, na Casa de América de Madri.

FINALISTAS
Os títulos, autores (ou seus pseudônimos) e países de procedência das obras finalistas são os seguintes:

Carina (el ángel rojo), de Mercedes Santos Esteras (Espanha)
Catalina de Miranda, de Xiomary Urbáez (Venezuela)
Christiana Morgan, de Renata Guillén (pseudônimo) (México)
El fantasma del Amazonas, de Weninger (pseudônimo) (Peru)
La hija de Plotino, de Draga Rosza (México)
La piedra de rapé, de Miguel de Villegas y Argote (pseudônimo) (Uruguai)
La secta de los asesinos, de Basilio Politis (Colômbia)
La trampa del diablo, de Juan Brian Doyle (Argentina)
Reflejos de absenta, de Alexis Saenz (Espanha)
Somos nada, de Soledad M. (pseudônimo) (Argentina)


Das Américas, vieram trabalhos de Argentina (91), Brasil (3), Chile (15), Colômbia (52), Costa Rica (2), Cuba (4), Equador (14), El Salvador (1), Estados Unidos (7), Guatemala (1), México (67), Panamá (1), Paraguai (1), Peru (19), República Dominicana (1), Uruguai (13) e Venezuela (28). O total de obras procedentes das Américas é de 320.
Já da Europa foram recebidas obras da Espanha (107), Alemanha (1), França (2), Itália (1) e Suíça (1). Por último, concorre uma obra enviada diretamente de Israel, e completam o total dos 454 trabalhos apresentados 21 que não especificam sua procedência.
Em sua primeira edição (Bogotá, Colômbia, 2007), a obra vencedora foi o romance do escritor argentino Plablo de Santis intitulado El enigma de Paris, e também foi finalista El susurro de la mujer ballena, do peruano Alonso Cueto.
Em 2008 (Buenos Aires, Argentina) ganhou o prêmio o romance La casa de Dostoievski, do autor chileno Jorge Edwards, e o outro finalista foi Justos por pecadores, do colombiano Fernando Quiroz. Em 2009 (Cidade do México, México) o prêmio ficou com o romance Ella, que todo lo tuvo, da autora colombiana Ángela Becerra, e o outro finalista foi El dinero del diablo, do autor mexicano Pedro Ángel Palou. Em 2011 (Santiago, Chile), saiu vencedora a obra Los días del arcoíris, de Antonio Skármeta.


Fonte:

13 de fevereiro de 2012

Finalistas - X Prêmio Literário Livraria Asabeça

Fonte:
http://bit.ly/finalistas-asabeca


Obras pré-selecionadas:

NOME
TÍTULO DO LIVRO
CIDADE / ESTADO REGIÃO

Adriano Lobão de Aragão
Entre Áridos Anseios Dispersos
Teresina / PI Nordeste

Diulinda Garcia de Medeiros Silva
Olhos em Chamas Natal / RN Nordeste

Francinete Braga Santos
Papel em Branco
São José de Ribamar / MA Nordeste

Ivan Marinho de Barros Filho
Sortilégio Possível
Recife / PE Nordeste

Luiz Renato Dantas de Almeida
À Imagem
Parnamirim / RN Nordeste

Maria Ester Pereira Fortes
Sargaço
João Pessoa / PB Nordeste

Weslley Moreira de Almeida
Trilhanças
Feira de Santana / BA Nordeste

Wladimir Saldanha dos Santos
As Culpas do Poema
Salvador / BA Nordeste

Celso Godoi Neto
Poesia Insatisfeita ou dos erros análogos
Porto União / SC Sul

Haroldo Augusto da Silva Teixeira Duarte
N de Navalha
Pelotas / RS Sul

Maria Denise Bortolini
Tantas Águas
Entre-Ijuís / RS Sul

Melanie Theresia Peter
Cartografia do Invisível
Corupá / SC Sul

Victor Soares Rodrigues Pereira
Pequenices
Porto Alegre / RS Sul

Virgínia Kleemann Cariboni
Memórias Infiltradas
Curitiba / PR Sul

Bethoven Soares Darcie
A Lágrima dos Esquecidos
Goiânia / GO Centro-Oeste

Bruno Fernandes Zenóbio de Lima
Lux Aeterna
Brasília / DF Centro-Oeste

Edelson Rodrigues Nascimento
Águas de Clausura
Brasília / DF Centro-Oeste

Eiliko Lutz Pfeiffer Flores
Transmissão aos Vivos
Brasília / DF Centro-Oeste

Elias Daher Junior
Não Fosse Isso
Brasília / DF Centro-Oeste

Geraldo Dias da Cruz
Os Horizontes Abertos
Goiânia / GO Centro-Oeste

Eritânia Castro M. de Sousa Brunoro
Da Janela
Rio Branco / AC Norte

Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral
Regresso ao Jardim
Vilhena / RO Norte

Aristides Theodoro
Não Faz Mal, é Setembro...
Mauá / SP Sudeste

Brayan de Carvalho Bastos
O Susto de Si
Nova Iguaçu / RJ Sudeste

Fábio Romano Lopes de Andrade
Autopse
Niterói / RJ Sudeste

Flávio Rubens Machado de Queiroz
A Manhã Azul
Cabo Frio / RJ Sudeste

Iracema Mendes Régis
A Palavra Exata
Mauá / SP Sudeste

Jacqueline Lopes Salgado Soares
Variações Sobre a Ponte
Belo Horizonte / MG Sudeste

Maraíza Labanca Correia
Refratário
Belo Horizonte / MG Sudeste

Marcelo Taffarel Valadão
Lobos Lunáticos e Cachorros Enrolados
São Paulo / SP Sudeste

Marco Cantergi
Pegadas
Americana / SP Sudeste

Natã Borges Ferreira
A Alma do Ator
São Paulo / SP Sudeste

Oscar Loiola de Alencar Neto
Sobre o Chão da Manhã
São Paulo / SP Sudeste

Rafael Guimarães Abras Oliveira
Vida Versus Verso
Belo Horizonte / MG Sudeste

Suerdes Rodrigues Viana
Recortes Poéticos
Januária / MG Sudeste

Tarcisio Caixeta de Araújo
Resiliência
Belo Horizonte / MG Sudeste

11 de fevereiro de 2012

31.05.2012 - Prémio Almeida Firmino (Portugal)

Informações:
a) Concursos de Livros Inéditos (Romances, Novelas ou Contos)
b) Voltado a autores portugueses ou residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos
c) Podem ser apresentados trabalhos coletivos

Premiação:
I) 1.750,00 €

Prazo: 31 de Maio de 2012


Fonte:
http://bit.ly/regulamento-almeida_firmino


Organização:
Câmara Municipal de São Roque do Pico
Alameda 10 de Novembro de 1542 - 9940-353 - São Roque do Pico
E-mail: cmsrp@mail.telepac.pt


Regulamento:
SECÇÃO I

CLÁUSULA 1.ª
INTRODUÇÃO
A Câmara Municipal de São Roque do Pico, através do Pelouro da Cultura, organiza bienalmente um Concurso Literário para a atribuição do Prémio “Almeida Firmino” para prestar uma homenagem ao autor e como forma de promover a criação literária e o gosto pela escrita. O concurso abrange obras de ficção inéditas, nomeadamente, romances, novelas ou contos.

SECÇÃO II
DISPOSIÇÕES GERAIS

CLÁUSULA 2.ª
OBJETIVOS
São objetivos deste concurso:
a) criar e/ou consolidar hábitos de escrita;
b) criar e/ou consolidar hábitos de leitura;
c) promover a escrita criativa/valorizar a expressão literária;
d) divulgar autores portugueses e aspetos relativos à cultura literária;
e) valorizar a Cultura.

CLÁUSULA 3.ª
ENTIDADE PROMOTORA
A entidade promotora é a Câmara Municipal de São Roque do Pico – Pelouro da Cultura.

CLÁUSULA 4.ª
OBJECTO
Este concurso destina-se a promover e a consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa, através de uma atividade que estimule um envolvimento efetivo da população.

CLÁUSULA 5.ª
DESTINATÁRIOS
1.º O concurso destina-se a pessoas que não tenham ainda nenhum livro publicado na área da Literatura.
2.º Poderão participar no Concurso Portugueses natos ou naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência no País esteja devidamente legalizada e com residência comprovada em Portugal há mais de 2 (dois) anos, aquando da abertura da candidatura do concurso.
3.º O participante assumirá o compromisso de conhecer e cumprir este Regulamento e acatar as decisões adotadas pelo Pelouro da Cultura, entidade responsável pelo planeamento, coordenação e direção do Concurso.

CLÁUSULA 6.ª
PRÉMIOS
1.º O valor do prémio é de 1 750,00 € (mil, setecentos e cinquenta euros).
2.º A divulgação do vencedor e a cerimónia de entrega do prémio decorrerão a 10 de novembro, na data da comemoração da Elevação da Freguesia de São Roque a Concelho.
3.º O nome do vencedor será publicado no site da Câmara Municipal de São Roque do Pico (www.municipalsrp.pt) nos cinco dias úteis a seguir à cerimónia de entrega do prémio.
4.º Apenas o premiado será notificado por ofício ou por telefone.

SECÇÃO III
DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS

CLÁUSULA 7.ª
ENTREGA DOS TRABALHOS
1.º Os trabalhos a concurso deverão ser entregues, em mão ou via correio, até às 16h30 do dia 31 de maio de 2012.
a) Em mão: na Secção Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Alameda 10 de novembro de 1542, freguesia e concelho de São Roque do Pico, durante o horário de expediente – de segunda a sexta-feira das 8h30 – 16h30.
b) Via correio: através de carta registada, com aviso de receção, dirigida ao Sr. Vereador do Pelouro da Cultura – Câmara Municipal de São Roque do Pico, Alameda 10 de novembro de 1542, 9940-353 São Roque do Pico.
2.º Os trabalhos deverão ser enviados ou entregues em envelope fechado, com indicação do concurso e inscrição do pseudónimo no espaço destinado ao remetente.
3.º Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite.

CLÁUSULA 8.ª
RECEÇÃO DOS TRABALHOS
1.º Os trabalhos entregues em mão na Secção Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de São Roque do Pico serão numerados por ordem de entrega.
2.º As propostas enviadas por correio, registadas com aviso de receção, serão encaminhadas internamente para o sector da Cultura, sendo-lhes atribuído o número de entrada correspondente.

CLÁUSULA 9.ª
SOBRE O TRABALHO
1.º Podem ser apresentados trabalhos coletivos.
2.º Cada candidato só pode apresentar um trabalho.
3.º As imposições técnicas são as seguintes:
a) Conto: O texto deverá constituir uma coletânea de contos, ter, no máximo, 60 páginas A4, numeradas, (incluindo ilustrações, se as houver), com espaçamento duplo entre linhas e com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;
b) Novela: O texto deverá ter, no máximo, 60 páginas A4, numeradas, com espaçamento duplo entre linhas e com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;
c) Romance: O texto deverá ter, no máximo, 80 páginas A4, numeradas, com espaçamento duplo entre linhas e com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;
4.º Os textos deverão ser impressos em triplicado, devidamente encadernados, e colocados em envelope onde deverá constar igualmente um CD, contendo o texto em formato Microsoft Word for Windows (.DOC). No interior deste envelope deverá ser colocado outro envelope menor, lacrado, contendo uma folha com as indicações pessoais (nome, morada, profissão, número de telefone/telemóvel e data de nascimento) do(s) candidato(s).
No exterior de ambos os envelopes, no remetente, assim como na capa do CD, deve constar apenas o pseudónimo com que se assinou o texto;
5.º Nas folhas do trabalho não pode constar qualquer indicação sobre o concorrente, sob pena de este vir a ser excluído.

CLÁUSULA 10.ª
PREPARAÇÃO PARA A APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS
1.º Os trabalhos a avaliar não podem conter indicações pessoais do concorrente.
2.º Cinco dias úteis após o término do prazo de entrega, proceder-se-á à abertura de todos os envelopes, sendo colocado o número atribuído no ato de entrega, constante do envelope, nos respetivos trabalhos.
3.º Os envelopes com a identificação do concorrente serão guardados em instalações de uso exclusivo ao secretariado do concurso.
4.º Uma vez apurado o vencedor, só será aberto o sobrescrito relativo ao autor premiado, sendo os restantes destruídos.

CLÁUSULA 11.ª
CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO
Os critérios de apreciação serão os seguintes:
a) criatividade/inovação;
b) qualidade literária;
c) organização;
d) coerência e coesão do texto;
e) obediência às características do género em questão.

CLÁUSULA 12.ª
JÚRI
1.º O Júri será constituído por três elementos convidados pela Autarquia, sendo um Professor da Universidade dos Açores e outro da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.
2.º Os membros do Júri não podem concorrer.
3.º As reuniões são secretas, deliberando com total independência e autonomia.
4.º Das decisões do Júri não haverá recurso.
5.º Caso os trabalhos não apresentem qualidade, o Júri reserva-se o direito de não atribuir prémio.
6.º Os membros do Júri não terão acesso aos dados pessoais, cabendo ao secretariado do concurso zelar pela manutenção do sigilo durante todo o processo de apreciação e avaliação dos trabalhos.

CLÁUSULA 13.ª
DIREITOS INTELECTUAIS/DIREITOS DE AUTOR
1.º Só poderão ser submetidos a concurso textos inéditos, pelo que qualquer indício de plágio (ou de anterior publicação, parcial ou integral, do texto) será punível com a desqualificação do trabalho.
2.º Os concorrentes não premiados, interessados em reaver os seus trabalhos, poderão proceder ao seu levantamento, mediante requisição, por escrito, e apresentação do BI, ou através do envio de envelope verde dos CTT, contendo fotocópia do BI e carta de pedido de devolução, com a respetiva identificação do trabalho. Este pedido deverá ser feito junto dos Serviços Administrativos e Financeiros da Câmara Municipal de São Roque do Pico, nos 30 dias posteriores à divulgação do prémio, após o que serão destruídos os trabalhos.

CLÁUSULA 14.ª
DIREITOS DE UTILIZAÇÃO
1.º Os autores autorizam a divulgação e utilização, de forma gratuita, dos trabalhos em toda e qualquer atividade promovida pela Câmara Municipal de São Roque do Pico.
2.º O facto de ser atribuído prémio não obriga a Câmara Municipal a publicar a obra.
3.º Caso a Autarquia entenda proceder à publicação da obra, as condições da 1.ª edição serão as estabelecidas pela mesma entidade.
4.º Posteriores edições ficarão sujeitas a acordo entre o (s) autor (s) e a Autarquia.

CLÁUSULA 15.ª
CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão solucionados pelo responsável do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de São Roque do Pico.