Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Prémio Goncourt para Jérôme Ferrari e Renaudot para Scholastique Mukasonga



Por Isabel Coutinho

Jérôme Ferrari é o vencedor do Prémio Goncourt , o mais importante prémio literário francês, com o romance Le Sermon sur la chute de Rome (Actes Sud) divulgou o jornal Le Monde online.

O escritor que nasceu em Paris, em 1968, é professor de filosofia no liceu francês de Abu Dabi. E escreveu um romance em que Matthieu abandona os estudos de filosofia, onde era brilhante, para abrir um bar na Córsega com um amigo de infância, Libero. A obra foi escolhida pelo júri à segunda volta.

Concorriam ao prémio o suíço Joël Dicker ( com La vérité sur l’affaire Harry Quebert), a francesa de ascendência vietnamita Linda Lê (Lame de fond) e Patrick Deville (com Peste et Choléra) que recebeu o prémio Femina no início da semana.

Ao “Le Monde”, Jérôme Ferrari disse que quando soube que era o vencedor do Goncourt sentiu “uma quebra de tensão” que pode ser “considerada como uma definição correcta de alegria”. O escritor ficou muito contente, ainda mais pela editora que desde há sete anos o apoia, por vezes, em condições que não são as mais favoráveis. O seu livro vendeu até agora cerca de 90 mil exemplares e com a atribuição do prémio poderá chegar aos 400 mil.

Conta também o Le Monde, que o escritor brincou com as dezenas de jornalistas que o rodeavam: “Sabem que Barack Obama foi reeleito hoje, não vos está a faltar um pouco de sentido da hierarquia?”.

À ruandesa Scholastique Mukasonga foi atribuído o Prémio Renaudot pelo livro Notre-Dame du Nil (Gallimard).

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)