Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Resultado - 8º Prêmio Barco a Vapor

PublishNews - 18/09/2012 - Iona Teixeira Stevens

Marcílio Godoi leva prêmio de literatura infantil e juvenil

Ocorreu ontem, 17/09, a premiação da Fundação SM, Barco a Vapor, para literatura infantil e juvenil. O prêmio existe há mais de 30 anos na Espanha e acontece em todos os países em que o grupo SM está presente. O vencedor foi Marcílio Godoi, com o livro A inacreditável história do diminuto sr. Minúsculo. Foram mais de 600 trabalhos inscritos, e é a primeira vez que um paulista ganha o prêmio.

O evento homenageou a autora Ana Maria Machado, que foi aplaudida de pé, e participou de uma conversa com Cadão Volpato, apresentador do Prêmio.

A escritora carioca contou que foi influenciada pelos contos de fadas, contados por sua avó, e que decidiu ser escritora em tempo integral em 1979, após a anistia. “Eu chefiava uma rádio, e vi que não precisava mais ficar desviando da censura” brinca a autora, membro da Academia Brasileira de Letras. Quando Cadão perguntou, afinal, de onde ela tirava suas ideias, ela respondeu com a clara simplicidade que lhe é característica: “Da cabeça. A questão não é como elas saem de lá, é como elas entram lá.”

A premiação celebrou ainda os irmãos Grimm e o bicentenário da publicação do Contos da infância e do lar, e contou com a participação inusitada do flautista (e piadista) de Hamelin. Participou também o vencedor do prêmio do ano passado, Thiago Irley, que recebeu de Cadão Volpato seu livro O coelho que não sabia gatês e é, como bem colocou Cadão, “uma figura”.


Fonte:


Edital:

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)