Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Notícias - Prêmio SESC de Literatura apresenta Rafael Gallo e reafirma o talento de Luisa Geisler

O SESC apresentou ontem os vencedores da 9ª edição do Prêmio SESC de Literatura : Luisa Geisler (RS) e Rafael Gallo (SP). Os dois autografaram seus livros pela primeira vez nesta segunda-feira, 2 de julho, em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. No sábado, 7 de julho, os escritores estarão na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, para o lançamento de suas obras na Casa SESC.

A cerimônia na ABL foi aberta pela presidente da Academia, Ana Maria Machado, que destacou a importância do concurso literário para revelação de talentos, como Dalton Trevisan, que em 1968 ganhou o I Concurso Nacional de Contos do Estado do Paraná. “ A quantidade de autores revelada por concursos é surpreendente. Isso ajuda a consolidar e decobrir novos escritores, que são muito bem-vindos, e a ABL dá os parabéns ao SESC que está mantendo esta inciativa”, disse.

Mesa de abertura: Nivaldo Costa Pereira, representante do SESC, Ana Maria Machado, presidente da ABL e Guiomar de Grammont, editora da Record.

A gaúcha Luisa venceu esta edição do concurso com o romance Quiçá, selecionado pela comissão final da categoria, composta pelos escritores Cristóvão Tezza e Luiz Antônio de Assis Brasil. A obra é protagonizada pelo jovem Arthur e Clarissa, a solitária prima de 11 anos, boa aluna e boa filha. O primo passa a ser o único olhar a definir e entender Clarissa, ante a discreta desconfiança dos pais da menina, ausentes do seu dia a dia. Em 2010, Luisa foi uma das vencedoras do concurso, na categoria Conto, com o livro Contos de Mentira. Pela primeira vez a mesma pessoa foi premiada em ambas as categorias deste concorrido concurso, o que certamente reafirma o talento desta jovem escritora.

Na categoria Conto, a comissão final do Prêmio SESC, composta por Vera Bastazin e Marcelo Penteado Coelho selecionou a coletânea Réveillon e outros dias. Partindo do conto Réveillon, Rafael Gallo oferece ao leitor uma jornada através das mais diversas experiências humanas, nas quais as relações do homem com seus semelhantes e seu ambiente são percebidas sob um olhar crítico e desmistificador.

Os autores premiados Arthur Martins Cecim (2010), Luisa Geisler (2010/2011) e Rafael Gallo (2011) em debate mediado pelo escritor e jurado Cristovão Tezza.

Luisa Geisler                        Rafael Gallo


O Prêmio SESC de Literatura é aberto a escritores estreantes, nas categorias conto e romance. Os vencedores têm seus livros editados e distribuídos pela Editora Record, parceira da Instituição no concurso literário.


Fonte:
Assessoria de imprensa do SESC
* Rodrigo Domit representou este blog no evento e fez pequenas alterações no texto original

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)