Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

16.07.2012 - 1º Concurso de Poesia de Xique-Xique

Informações:
a) Concurso de poesias
b) Exclusivo para residentes em Xique-Xique (BA), sem livros de poesia publicados

Premiação:
I) Certificados e publicação em periódico

Prazo: 16 de julho de 2012


Fonte:


Organização:
Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Xique-Xique

Informações e dúvidas:
NUPEX – (74) 3661-1710 Ramal 212
Prof. Ms. Ricardo Nonato (ricnonato2000@yahoo.com.br)


Regulamento:
Art. 01. Poderão participar deste concurso poetas, escritores, professores e estudantes e demais interessados que ainda não possuem publicados livros de poesia.
Art. 02. O participante poderá concorrer com até três poemas inéditos, com tema livre, inscrevendo-se diretamente na sala do NUPEX no Campus da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Xique-Xique, entregando o poema em 05 (cinco) vias impressas em papel A4, digitadas com espaço um e meio, fonte Arial, corpo 12 (doze), devidamente corrigido em um envelope em cujo verso deverá constar apenas um pseudônimo. Em outro envelope, devidamente lacrado deverá constar a ficha de inscrição preenchida.
Parágrafo único – Considera-se inédito o poema que não tenha sido divulgado em qualquer meio de comunicação, inclusive internet.
Art. 03. Todas as folhas deverão conter apenas o pseudônimo do autor no rodapé, sem assinatura ou qualquer tipo de identificação.
Art. 04. Cada autor, no ato da inscrição deverá indicar o nome da pessoa ou grupo que irá performatizar o poema no dia da premiação.
Art. 05. Apenas os dez (10) primeiros poemas selecionados terão direito a participar da apresentação pública para um júri que irá premiar as três melhores performances.
Parágrafo único: serão premiadas duas modalidades: a primeira (01) concernente aos três melhores textos (poemas), escolhidos por uma comissão julgadora antes do evento de entrega da premiação e uma segunda (02) modalidade referente as três melhores performances selecionadas dentre os dez melhores poemas indicados anteriormente pela banca julgadora.
Art. 06. Os trabalhos serão selecionados por uma Comissão indicada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia, campus XXIV, composta por escritores, poetas e docentes.
Art. 07. Os autores dos dez poemas classificados terão seus textos publicados em uma das edições do periódico Círculo Poético de Xique-Xique, na edição do mês de agosto de 2012, e receberem diploma de participação no evento.
Art. 08. Os poemas enviados não serão devolvidos.
Art. 09. As decisões da Comissão de Seleção serão irrecorríveis, tendo a mesma autonomia para julgar casos omissos.
Art. 10. Caberá à Comissão Julgadora verificar o cumprimento do que determina este Edital e, após conferência do atendimento dos requisitos acima descritos, homologar a participação dos candidatos e proceder ao julgamento/avaliação dos que estiverem em consonância com o presente Edital de Concurso.
Art. 11. A Comissão Julgadora analisará os trabalhos dos concorrentes regularmente habilitados para a modalidade um (01)e atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada uma das três categorias descritas a seguir:
Criatividade (estado de arte, ineditismo);
Originalidade;
Comunicação (Texto coeso e coerente, clareza e norma padrão da língua portuguesa).
Art. 12. Em caso de empate entre dois ou mais textos será declarado vencedor o que obtiver a maior nota no critério “Criatividade”; persistindo o empate será declarado vencedor o que obtiver a maior nota no critério “Comunicação”. Se, ainda assim o empate se mantiver, vencerá o que obtiver maior nota no critério “Originalidade”.
Art. 13. A banca julgadora, no dia da premiação, avaliará as performances dos 10 poemas selecionados pela comissão julgadora e atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada um dos itens descritos abaixo:
Força, expressão e sensibilidade da declamação (interpretação);
Oratória;
Utilização de recursos outros para enriquecer a performance (instrumentos musicais, etc.);
Art. 14. A Comissão Julgadora é soberana e o resultado do seu julgamento, uma vez publicado, não será passível de recurso.
Art. 15. Os candidatos vencedores comprometer-se-ão a firmar Termo de Cessão de Direitos Autorais, para uso pleno e exclusivo do texto pela UNEB, sem qualquer retribuição financeira.
Art. 16. Os termos e condições estabelecidos neste Edital deverão ser observados na íntegra pelo candidato, que se responsabilizará por toda e qualquer informação prestada no ato da inscrição e no decorrer do concurso.
CRONOGRAMA
Inscrições: 16.06.2012 a 16.07.2012
Divulgação do resultado: 20.07.2012 no portal da UNEB – DCHT XXIV e demais meios de comunicação disponíveis.
COLABORAÇÃO
Prefeitura Municipal de Xique-Xique
Secretaria de Educação e Cultura
Coordenação
Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva
Liz Maria Teles de Sá Almeida


Ficha de inscrição:

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)