Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

30.08.2012 - 4º Concurso de Poesia 'Poetizar o Mundo'

Informações:
a) Concurso de poesias minimalistas
b) Inscrições por e-mail
c) Apenas 1 trabalho por participante

Premiação:
I) Troféu e diploma para o 1º lugar
II) Diplomas para os 2º e 3º lugares e as 3 menções honrosas.

Prazo: 30 de Agosto de 2012


Fonte:
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-31--52-20120423


Organização:
Escritora Isabel F. Furini
E-mail: poetizaromundo@gmail.com


Regulamento:

TEMA: Quadros do artista plástico Carlos Zemek.

MODALIDADE: Minimalista

IMPORTANTE: somente serão admitidos poemas inspirados ou relacionados com alguma das telas do artista plástico Carlos Zemek. No final da página apreciação crítica das obras por Claudia de Lara e Samways Neto.
As telas que devem servir como base para os poemas podem ser vistas no blog:
http://cazemek.blogspot.com.br/

Organizadora: escritora Isabel F. Furini, autora do livro de poemas "Os corvos de Van Gogh".

1) O Concurso de Poemas tem como objetivo estimular a produção literária e é destinado a todas as pessoas maiores de 18 anos que apresentem um poema minimalista inédito, escrito em português, e baseado em alguma das telas do artista plástico Carlos Zemek.

2) A inscrição é gratuita e poderá ser feita até 30 de agosto de 2012.

3) Cada concorrente poderá participar com apenas um poema minimalista (até 5 versos ou linhas) inédito (ou seja, ainda não impresso em papel, nem publicado na internet), que não tenha sido premiado em outro concurso, e relacionado com alguma das telas de Carlos Zemek.

4) Consideram-se inscritas as obras enviadas pelo e-mail: poetizaromundo@gmail.com
Em "assunto": 4º Concurso Poetizar o Mundo.

5) O poema deve ser digitado no corpo do e-mail, sem anexo, pois não abrimos arquivos. O poema deve estar escrito em língua portuguesa, digitado em espaço 2 (dois), com fonte Arial, tamanho 12 (doze).

6) Deverá constar no final: o título do poema, nome completo do autor, seu endereço, e-mail, telefone, e 4 ou 5 linhas de currículo.

7) A comissão julgadora será composta por três jurados: poeta, escritora e professora Dra. Tatiana Alves, autora de "Harpoesia" e "D'Além-Mar: Estudos de Literatura Portuguesa"; poeta e escritor Benilson Toniolo, membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, autor de "Sandálias Paternas"; e pelo escritor Dr. José Feldman, Doutor Honoris Causa em nível nacional e internacional da Academia de Letras do Brasil.

8) Premiação: o primeiro lugar receberá troféu e diploma. O segundo e terceiro lugares receberão diplomas. Serão escolhidas até três Menções Honrosas, que também receberão diplomas.

9) O resultado do concurso será divulgado em sites literários da Internet e nos blogues: www.cazemek.blogspot.com;
www.isabelfurini.blogspot.com,
http://poetizaromundo.blogspot.com.br/
http://singrandohorizontes.blogspot.com.br/

11) O resultado será divulgado até 21 de outubro/2012. Na ocasião também será homenageada a escritora Adélia Maria Woellner pelo seu trabalho em prol da literatura paranaense.

12º) Os dez primeiros colocados terão seus poemas divulgados nos blogues citados.

13º) Está proibida a participação da organizadora do concurso, dos jurados e do artista plástico cujas obras servirão de inspiração aos poetas.

14º) O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas.

SOBRE A OBRA DE CARLOS ZEMEK
"Fayga Ostrower em Universos da Arte, fala em três correntes estilísticas, que ela nomeia como "três atitudes básicas". Seriam o Naturalismo, o Idealismo e o Epressionismo. Nao sao excludentes, e, por vezes, até se interpenetram no estilo de uma época ou na obra de um artista. Dentro de uma vertente expressionista é como vejo a obra de Carlos Zemek. Sua poética é a pintura e sua temática são seus sonhos, estudos de astronomia e conhecimento de lendas, filosofia celta e culturas e religiões antigas Por isso nao o cosideramos surrealista ou dentro do genero da arte fantastica, pois sua obra é a representacao de uma compreensão de uma experiência real." Cláudia de Lara, artista plástica.
"Carlos Zemek faz em suas telas a experiência mística que inspira sua cosmovisão . É o olhar transposto ao profundo da vida espiritual não percebida no cotidiano da vida. Cumpre com dignidade a missão de artista, de revelar ao mundo o que sua sensibilidade lhe desvela. O retrato da realidade macro-cósmica presente nos detalhes micro-cósmicos. Zemek narra as cores diáfanas que movimentam o oculto. Insinua que a significação que parece estar fora, está, na verdade, dentro de quem contempla sua obra." Joel Samways Neto, escritor.

Postagens mais visitadas deste blog

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

08.03.2024 -20º Prêmio Barco a Vapor | 2024 (#Brasil - @ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)