Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

30.06.2012 - Concurso Nacional de Verso e Arte

Informações:
a) Concurso de Poesias e Desenhos
b) Para Crianças e Jovens de 6 a 16 anos
c) Tema: A natureza e seus seres animais, vegetais e minerais;

Premiação:
I) Exposição, Medalhas e Certificados

Prazo: Os trabalhos serão recebidos até dia 30 de Junho de 2012


Fonte:
http://artmica.blogspot.com.br/p/concurso-nacional-de-verso-e-arte.html


Organização:
Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte
artmicaversoearte@gmail.com


Regulamento:

I - Elaboração dos trabalhos
1. Proposta: O participante deverá pesquisar sobre o tema e criar uma poesia sobre uma arte ou um artista da natureza e ilustrar a poesia com uma pintura ou um desenho, alusivo à poesia, também de sua autoria. Poesia e ilustração deverão ser do mesmo autor;

2.Tema: A natureza e seus seres animais, vegetais e minerais;

3. Papel para o Trabalho: Folha sulfite (de desenho, canson ou similar) na cor branca ou reciclada no tamanho A4;

4. Planejamento: Dividir imaginariamente a folha de papel A4 em duas partes. Na parte superior ficará a ilustração e na parte inferior a poesia. Veja modelo no blog do MICA http://artmica.blogspot.com/;

5. Ilustração: O desenho ou pintura alusivo à poesia poderá ser feito a grafite, lápis de cor, giz de cera ou com qualquer tipo de tinta e deverá ser realizado na parte superior da folha. O desenho deverá ser feito na mesma folha da poesia e não colado sobre esta;

6. Poesia: A poesia deverá ser escrita abaixo da ilustração Deverá ser digitada na folha A4 em tamanho bem legível (de preferência na fonte arial ou times new roman) ou escrita em letra de forma. Poderá ser soneto, haicai, trova, quadrinha, ou um poema curto de qualquer outro gênero, que não poderá ultrapassar uma folha, onde acima estará a ilustração. A poesia deverá ter um título, colocado acima da poesia. Abaixo da poesia deverá constar apenas o nome completo do autor. Os demais dados, como idade, cidade, escola, serão colocados pela comissão organizadora do concurso em etiqueta na base do papel-cartão;

7. Montagem do trabalho: Após estar pronto o trabalho, a poesia (o verso) e a ilustração (a arte), colar com cola bastão a folha A4 em uma base de papel-cartão ou similar com dimensões de 30 X 40 cm, em cor forte, para contrastar com o branco do sulfite. Poesia e Arte, ou seja, todo o trabalho, será composto por apenas uma folha;

8. Identificação: Será feita na parte de trás da base/moldura de papel-cartão de 30 X40 cm, contendo: título da poesia, nome completo do autor(sem abreviar), idade, nome do professor(sem abreviar), endereço com CEP e e.mail da escola ou instituição. No caso de ser enviado individualmente, os dados do mesmo.

9. Envio dos trabalhos: Será aceito apenas um trabalho por participante com idade entre 6 e 16 anos. Sendo que, cada escola ou instituição poderá enviar quantos trabalhos quiser. Trabalhos realizados e enviados individualmente também serão aceitos.

10. Listagem dos trabalhos: Fica a cargo da escola ou instituição a elaboração de uma lista (solicite o modelo) com todos os títulos, nomes completos dos participantes (sem abreviações) e suas respectivas idades, nomes dos professores (um por lista), nome completo da escola ou instituição, endereço (com CEP) e e.mail (indispensável). Esta lista deve ser anexada aos trabalhos, no envio.

11. Não serão aceitos: Trabalhos que retratarem artes por adestramento de animais de estimação, animais em circo ou em outro tipo de espetáculo ou competição e de elementos da natureza que tenham sofrido a intervenção humana.

II -Envio dos trabalhos
Enviar pelo Correio Postal para o seguinte endereço:

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
AC. Programa de Uso Público

Rua do Horto, 1799 – Bairro do Horto Florestal
CEP: 02377-000 São Paulo - SP


Data-limite de recebimento
(não de postagem) dos trabalhos:
30 de junho de 2012

III - Seleção dos trabalhos
1. A seleção, que qualificará os trabalhos para uma mostra e a escolha daqueles para os quais serão conferidas premiações será feita por júri formado por profissionais de reconhecido mérito, das áreas de Educação, Psicologia, Artes Plásticas e Cultura. A decisão se baseará nos seguintes critérios: adequação ao tema, materiais discriminados no regulamento, originalidade, técnica e criatividade.

2. Os trabalhos serão separados em 4 faixas etárias para as seleção e premiação.

3. A aceitação deste regulamento implica no reconhecimento da soberania da decisão da comissão julgadora, podendo a mesma, não conferir as seleção e premiação. Das decisões não caberão quaisquer tipos de recursos.

4. Os trabalhos, selecionados ou não, não serão devolvidos e poderão ser usados em outras mostras, independentemente da escolha da primeira seleção.

5. Os trabalhos selecionados serão expostos em mostra a ser realizada em agosto de 2012 no Museu da Pedra Grande.

6. Todos os autores dos trabalhos concordam, assim como seus responsáveis (pais ou tutores) e respectivas instituições/escolas, por força deste regulamento, em ceder sua imagem e de sua obra em divulgações relacionadas ao evento, sendo garantidos os direitos autorais, mas sem receber qualquer remuneração pelo uso dessas imagens.
IV -Premiação
1. Aos melhores trabalhos de cada faixa etária serão conferidas Medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares e Menções Honrosas para 4º e 5º lugares

2. Aos trabalhos selecionados para a Mostra e não premiados, serão conferidos Certificados de Participação.

3. Aos professores que orientaram os autores dos trabalhos premiados do 1º ao 5º lugares de cada faixa etária receberão Certificados de Mérito Cultural.

V -Disposições Finais
1. O descumprimento de qualquer item deste regulamento acarretará a imediata eliminação do trabalho concorrente.

2. A inscrição neste concurso implica na plena e total aceitação deste regulamento, cabendo ao participante e aos orientadores seguirem as regras em sua totalidade.

3. Dúvidas quanto à interpretação deste regulamento e resolução do mesmo serão dirimidas junto à Comissão Organizadora.

Postagens mais visitadas deste blog

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)