Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

15.06.2012 - Concurso Literário Caminhos do Fantástico 2012

Informações:
a) Seleção de Contos
b) Apenas 1 texto, inédito, por participante
c) 10% do preço de capa da antologia será dividido entre os autores

Premiação:
I) 1º lugar: edição e distribuição de um livro (1000 exemplares)

Prazo: 15 de Junho de 2012


Fonte:
http://terracotaeditora.com.br/?p=1063


Organização:
Editora Terracota
Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – CEP: 01538‐001 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Tel. 2645-0549
E‐mail: editora@terracotaeditora.com.br


Regulamento:
APRESENTAÇÃO
O CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO 2012 é promovido pela Terracota Editora em parceria com o FANTASTICON, e tem como objetivo selecionar contos inéditos, com característica da literatura fantástica, escritos em língua portuguesa, por brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Não é permitida a inscrição de menores de 18 anos, bem como de residentes no exterior.

INSCRIÇÕES
1 ‐ Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em prosa.
2 ‐ Os textos inscritos devem ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados, nem integralmente e nem em parte. Compreende‐se por publicação a edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que não possuam número de registro no ISBN.
3 ‐ O autor não precisa ser iniciante, podendo até ter contrato com outras editoras, contanto que tal contrato não seja de exclusividade.
4 ‐ Os originais deverão ser enviados em quatro vias encadernadas, com folha de rosto, na qual deverão constar apenas o CPF do autor, TÍTULO da obra e um PSEUDÔNIMO (obrigatório), acompanhados de envelope lacrado contendo a ficha de inscrição, certificado de autoria e comprovante de residência.
5 ‐ O texto deverá ser digitado em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.
6 – Os documentos que deverão acompanhar a obra poderão devem ser: ficha de inscrição e certificado de autoria, que podem ser baixado em http://www.terracotaeditora.com.br ou em http://fantasticon.com.br
7 ‐ O envelope deverá ser identificado externamente com PSEUDÔNIMO do autor e TÍTULO da obra.
8 ‐ Durante o processo de inscrição, o candidato deverá utilizar o CPF como forma de identificação. A confidencialidade do número de CPF é de responsabilidade do participante. A TERRACOTA não se responsabiliza pelo uso indevido do documento por terceiros.
9 – O livro não poderá ser publicado em nome de Pessoa Física diferente do CPF cadastrado.
10 – Se for verificado que a Pessoa Física se inscreveu com mais de uma obra, as duas obras serão desclassificadas automaticamente.
11 – Todo o contato, após o recebimento da obra, será realizado por e‐mail. Alguns e‐mails bloqueiam endereços desconhecidos e os encaminham para caixa de SPAM, para evitar o transtorno de perder uma comunicação importante, pede‐se que o candidato adicione o e‐mail editora@terracotaeditora.com.br , na sua lista de e‐mails confiáveis.
12 ‐ A obra enviada deverá ter entre 7.000 (sete mil) e 20.000 (vinte mil) caracteres, contando os espaços. Para tanto, será rigorosamente observada a formatação determinada no item 5.
15 ‐ As inscrições deverão ser feitas até 15 de junho de 2012. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.
16 ‐ As obras deverão ser enviadas para o ESPAÇO TERRACOTA – Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – CEP: 01538‐001 – Vila Mariana – São Paulo/SP. Não serão aceitas obras que o autor queira entregar no local.

JULGAMENTO
17 ‐ As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, editores, jornalistas e críticos literários, indicados pela TERRACOTA e pelos organizadores do FANTASTICON.
18 ‐ A Comissão Julgadora final selecionará entre 10 e 20 contos que constituirão uma coletânea a ser lançada em Setembro, durante o FANTASTICON 2012.
19 ‐ Os critérios para seleção das obras vencedoras são:
1) A qualidade literária, originalidade e criatividade da obra apresentada;
2) A composição de contos que se enquadrem na definição de conto e literatura fantástica, como pode ser visto nos itens 2 e 3 das DISPOSIÇÕES GERAIS;
3) Respeitar as regras de inscrição dispostas neste regulamento;
20 ‐ A decisão da Comissão será soberana e não suscetível de recurso.

PREMIAÇÃO
21 ‐ O resultado do CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO será divulgado em julho de 2012.
22 ‐ O vencedor terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela Terracota editora, com contrato inicial para uma tiragem de 1.000 (mil) exemplares.
23 ‐ Os autores vencedores terão direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização, a ser dividido entre eles.
24 ‐ A cerimônia de premiação será realizada no FANTASTICON 2012, previsto para setembro de 2012. Podendo ser alterado com prévio aviso ao autor premiado.
25 – Todos os gastos do vencedor, que quiser participar do lançamento, com locomoção e estadia são de sua inteira responsabilidade.

DISPOSIÇÕES GERAIS
26 ‐ As inscrições para o CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO são gratuitas.
27 ‐ Entende‐se por conto a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características estão: a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total. Entende‐se por prosa texto que não se vale de versos, ou métrica, em sua composição. Contudo, o autor pode‐se valer da mescla de gêneros para composição de sua obra, que será avaliada do mesmo jeito.
28 – Entende‐se por literatura fantástica textos que fogem ao realismo estrito, tomando como referência o Realismo do século do século XIX. A partir desse ponto de vista, toma‐se o Fantástico no seu sentido amplo, tendo por base: narrativas ficcionais que possuem elementos não explicados pela lógica da nossa realidade e por isso, em alguns casos, precisam de lógicas próprias para compreensão. Agrupam‐se três subgêneros: ficção científica, fantasia e horror.
29 ‐ É vetada a participação de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso, bem como seus cônjuges, companheiros, parentes em até segundo grau.
30 ‐ Será de responsabilidade do autor o compromisso de que o texto é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.
31 ‐ Não serão aceitas inscrições de obras póstumas.
32 ‐ A coautoria não será aceita.
33 ‐ Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.
34 ‐ Nenhuma obra enviada será devolvida. Autores não selecionados, não serão contatados pela editora. A não ser diante da necessidade de esclarecer alguma dúvida sobre a inscrição.
35 – A divulgação do resultado do prêmio será feito pelos sites da TERRACOTA e do FANTASTICON.
36 ‐ Ao se inscrever no CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO 2012, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital.

Postagens mais visitadas deste blog

22.04.2024 - 1ª Edição - Novo Prêmio SESC de Literatura (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.05.2024 - 33º Concurso de Contos Paulo Leminski (@ - $)

20.04.2024 - Prêmios Literários Cidade de Manaus | 2024 (#LivrosInéditos #Brasil - @ - $)