Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Resultado - 12º Concurso Josué Guimarães



João Goulart de Souza Gomes é o vencedor do 12º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães

Anúncio foi feito após a solenidade de abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura

Josué Guimarães, que empresta seu nome ao Concurso de Contos realizado pelas Jornadas Literárias há 12 edições, completaria 90 anos em 2011. A atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda prestou sua homenagem, em nome de todos os participantes desta 14ª Jornada, por meio de poesia e música. Na sequência, o diretor do Instituto Estadual do Livro Ricardo Silvestrin anunciou os vencedores do 12º Concurso de Contos Josué Guimarães: João Goulart de Souza Gomes foi o grande vencedor. O escritor baiano foi premiado com R$ 5 mil e uma viagem de dez dias a Santiago de Compostela, na Espanha, onde poderá estudar durante este período na Universidade de Compostela.

Gilmar Penteado, que conquistou o segundo lugar, recebeu R$ 3 mil como premiação. Receberam menção honrosa Paulo Cesar Pimentel e Guilherme Gigliane. Os filhos de Josué Guimarães, Rodrigo e Adriana Machado Guimarães, entregaram os prêmios aos vencedores.

Homenagem
O Concurso de Contos Josué Guimarães coincide, nesta edição, com os 30 anos da Jornada Nacional de Passo Fundo e com o 90° aniversário do autor que dá nome ao prêmio. Josué Guimarães foi escritor e jornalista e incentivou a criação de um evento literário de grande porte na cidade de Passo Fundo, as Jornadas.

Escolha
A escolha foi feita pela Comissão Julgadora, indicada pelas instituições que promovem o prêmio: Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Passo Fundo, governo do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual do Livro. Os contos podem ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro e publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)