Para saber mais sobre como funciona este projeto, acesse https://bit.ly/faq-CL

Nota do Editor - Cuidado com os concursos caça-níqueis!

Republico esta nota porque há autores que ainda são iludidos por promessas enganosas de verdadeiros estelionatários editoriais:


Todo ano são lançados editais de concursos que, além de cobrar taxas de inscrição, cobram valores absurdos dos autores para ter um texto publicado em um livro sem qualquer cuidado com projeto gráfico, diagramação, revisão e, pasmem, na seleção dos textos.

Alguns concursos, inclusive, prometem prêmios em dinheiro para os primeiros colocados, mas sempre selecionam ilustres desconhecidos, com nomes exóticos, que não são encontrados nem mesmo pelo Google. Depois da divulgação do resultado, os autores são convidados a participar de uma publicação nos moldes já citados no parágrafo anterior.

Neste blog, conforme citamos em nossa Política Editorial, não publicamos editais de concursos que cobram taxas de inscrição, seleções para publicações pagas disfarçadas de premiação ou certames que têm um histórico de suspeitas (ou de falcatruas explícitas).

Cabe ressaltar que nem todo concurso que cobra taxa de inscrição é necessariamente uma armadilha. Há alguns exemplos de trabalhos sérios, tradicionais e muito respeitados; no entanto, não os publicamos para não abrir precedentes e para não incentivar este modelo de concurso - que tende a gerar anomalias.

Caso vocês tenham alguma dúvida em relação ao histórico ou à seriedade de um concurso, vale a pena procurar pelo concurso ou pelo organizador no fórum da comunidade Concursos Literários no Orkut - basta uma lida nos comentários para saber se vale a pena participar ou não.


Esperamos que aproveitem esta dica para não caírem nas armadilhas espalhadas por aí.


Boa sorte a todos!




Postagens mais visitadas deste blog

25.03.2024 - Prêmio Cataratas de Contos e Poesia | 2024 (#Brasil - @ - $)

27.03.2024 - Prorrogado - 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil - @ - $)

30.04.2024 - Prémio LeYa 2024 (@ - $)

31.03.2024 - Prémio Literário Natália Correia - 4ª Edição (#LivrosInéditos - @ - $)

30.04.2024 - 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira (#Brasil - @ - $)